top of page
Buscar

BASTIDOR POLÍTICO


PTB Guarujá elege três vereadores

Que o PSB, partido do prefeito Válter Suman, iria eleger a maior bancada na Câmara, quatro vereadores, ninguém duvidava nos meios políticos. Entretanto, a grande surpresa foi o PTB, presidido por Edna Suman, fazer três cadeiras e ser o segundo partido mais votado da eleição.

A fórmula adotada por Edna para o expressivo resultado nas urnas foi simples: manter a palavra dada aos candidatos. Na montagem do partido, ela garantiu que no PTB não haveria vereadores com mandato, oferecendo oportunidade para todos concorrerem com igualdade de condições.

Motivados, os candidatos conseguiram para o PTB mais de 20 mil votos. Resultado, fizeram dois vereadores direto e mais um na sobra. Edna incentivou os pré-candidatos, realizando reuniões internas, participando de reuniões com eles nos bairros e foi, sem dúvida, um apoio a mais para os postulantes. Informações vindas de São Paulo dão conta que o PTB estadual, do deputado Campos Machado, não se arrependeu de ter colocado o partido nas mãos da primeira-dama.




Mandato aprovado

Reeleito vereador, o presidente da Câmara Edilson Dias se disse satisfeito com os resultados das urnas: “A população reconheceu o nosso trabalho, tivemos 3.241 votos. O eleitor aprovou a redução no valor dos contratos, redução de despesas, e o envio do valor economizado pela Câmara para a Saúde da PMG e instituições sérias como CRPI, APAE e APAAG”. Ao JC, Edilson destacou o apoio que teve dos vereadores atuais na administração da Câmara.


Mais votados

Os três vereadores mais votados no Guarujá foram: 1) Santiago Angelo (PP); 2) Naldo Perequê (PSB); e Aparecido Davi (Republicanos). Os três com mais de quatro mil votos. A nova composição dos partidos na Câmara de Guarujá ficou assim: PSB – (4); PTB (3); PP (2); PSD (2); MDB (1); PT (1); DEM (1); Republicanos (1); Podemos (1) e PRTB (1).


Novos vereadores

Os vereadores eleitos que nunca ocuparam cadeira na Câmara são: Santiago Ângelo (PP); Aparecido Davi (Republicanos); Waguinho Fé em Deus (DEM); Márcio do Pet Shop (PTB); e Prof. Anderson Figueira (PODE). Confira lista completa dos eleitos na página 8.


Mais votada

Apesar de ter obtido 2.153 votos, a jornalista Thaís Margarido (PSB) ficou de suplente de vereadora. Thaís foi a mulher candidata a vereadora mais votada de Guarujá.


Incontestável

A vitória do prefeito Válter Suman (PSB) já no primeiro turno das eleições com 112.672 votos (75,68% dos votos) em Guarujá deu uma ideia do cacife político do prefeito. Além da expressiva votação na majoritária, seu partido, o PSB, foi o que mais elegeu vereadores (4).


Estratégia errada

A oposição, apesar de estar claro para a população que Guarujá e Itapema melhoraram muito na gestão atual, insistiu na crítica pesada, por vezes, exagerada contra o prefeito e à sua administração, o que acabou dando mais combustível (votos) para Suman vencer com tamanha margem de votos.


Peças importantes

Nos bastidores políticos se fala que Fabricio Henrique, Cláudio Rodrigues e Capitão Venâncio, apesar de não aparecerem na campanha, tiveram importante atuação para a vitória do prefeito Válter Suman. Os três pediram exoneração dos seus cargos para entrarem na “guerra”.


11º mais votado

Apesar de ter sido o 11º mais votado, com 2.846 votos o vereador Nequinho (PP) não conseguiu reeleição. Mas agradeceu aos eleitores a expressiva votação não só em Santa Cruz dos Navegantes, mas também em outros bairros de Guarujá e Itapema.


Posse no Seeclag

O presidente reeleito Everaldo Alves da Silva tomou posse para seu novo mandato (5 anos) à frente do Seeclag – Sindicato dos Zeladores e Auxiliares de Guarujá e Bertioga. Na foto, o presidente está com o diretor do Seeclag Anoélio Sales – que também foi nomeado delegado suplente da Fecoesp.


São Vicente

Gente próxima ao ex-governador Márcio França diz que ele sempre torceu o nariz para as pretensões do cunhado Pedro Gouvêa (MDB) ser candidato a prefeito de São Vicente. O ex-governador cedeu e Gouvêa virou prefeito em 2016. Agora, na reeleição, após a má gestão e escândalos, o prefeito Pedro Gouvêa não passou nem para o segundo turno. Lá, disputarão a cadeira, Solange Freitas (PSDB) – que sofreu atentado – e Kayo Amado (PODE).


Em Santos

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre (PSDB), elegeu o sucessor Rogério Santos, que obteve 50,58% dos votos válidos. Santos, portanto, continuará a ser gerida pelo PSDB, partido do governador João Dória. Ainda em Santos, os vereadores mais votados foram, Telma de Souza (PT); Audrey Kleys (PP); Fabrício Cardoso (PODE) e Débora Camilo (PSOL), todos entre 4 e 8 mil votos.


Praia Grande

Os candidatos Raquel Chini (PSDB) apoiada pelo prefeito Alberto Mourão, e Danilo Morgado (PSL) apoiado pelo senador Major Olímpio, disputam o segundo turno em Praia Grande. É a primeira vez, em décadas, que a hegemonia do prefeito Mourão é colocada em risco no município.


E a Unaerp?

Com a reeleição do prefeito Válter Suman, deve voltar à discussão dos políticos, na Câmara, redes sociais e população sobre o uso do prédio e terreno públicos pela Unaerp, sem pagar aluguel e IPTU. A Unoeste, que chegou na cidade há dois anos, já está construindo sua sede própria. E a Unaerp, por que tem o privilégio de usar um local que pode ser um hospital público para a população? O JC continuará cobrando uma posição sobre esse polêmico privilégio, que causa milhões de prejuízos ao município.


Hospital Guarujá

O Hospital Guarujá abriu sua Unidade Avançada de Pronto Atendimento, no prédio da Medical Care, Av. Artur Costa Filho, 215 - Vila Maia – no Guarujá (atende convênios e particular). A sede do HG fica em Vicente de Carvalho. Os diretores Eldis Carossi e Dr. Mauro Bignardi estão à frente do HG.


Contaminação

Com o novo aumento nos casos suspeitos e confirmados de coronavírus na Baixada Santista, volta um dos principais receios da população em geral: o medo de ser contaminado ao utilizar o transporte público (ônibus, barcas...).


CowParade

A loja da Save Marine Guarujá expõe peça do artista plástico Mário Luz “Alegria alegria” (vaca de número 36). Só existem sessenta peças em todo o pais. Ela foi adquirida na CowParade Salvador 2019. Parte do valor arrecadado com todas as obras foi doada para instituições de benemerência.


Covid em Santos

A Santa Casa de Santos informou que, devido ao aumento nos casos de Covid-19 e, visando aumentar o número de oferta de leitos, remanejou os agendamentos dos procedimentos cirúrgicos, exames e consultas ambulatoriais (excetuando-se os casos oncológicos). Vale lembrar que as visitas aos pacientes internados continuam suspensas.

Cateterismo

O médico cardiologista Dr. Lucas Suman está festejando a inauguração do Serviço de Hemodinâmica do Hospital Santo Amaro. Para ele, realizar o primeiro cateterismo cardíaco no HSA foi gratificante. Ao JC, Lucas informou que “O equipamento ajudará a salvar vidas, reduzir complicações por infarto, internações prolongadas... Nossa meta é reduzir a zero a fila de espera SUS por esse tipo de exame em Guarujá”.

Acompanhando

Dr. Lucas Suman acompanhou e participou de perto da campanha que reelegeu seu pai, Válter Suman, prefeito de Guarujá. Esteve em reuniões e encontros políticos, sempre acompanhado do prefeito.






bottom of page