top of page
Buscar

BASTIDOR POLÍTICO

Trabalho social

Se o governo Suman tem altos índices de aprovação e as pesquisas apontam para uma possível vitória do atual prefeito no primeiro turno da eleição, muito se deve também à atuação da primeira-dama e ex-presidente do Fundo Social de Solidariedade, Edna Suman.

Ela assumiu o Fundo Social abandonado, deixado pelo governo da ex-prefeita Antonieta, implantou cursos de formação profissional e geração de renda, campanhas de arrecadação de alimentos para famílias carentes e eventos beneficentes com renda para famílias atendidas por entidades e instituições conveniadas ao FSS. As famílias carentes dos bairros, que não estão envolvidas em política, sabem da importância do trabalho da primeira-dama (e sua equipe) à frente do FSS para o restabelecimento do “espírito de solidariedade” na Cidade.


Outubro Rosa


O Instituto da Mulher do Guarujá, conhecido como “Casa Rosa”, é referência na prevenção contra o câncer de mama na Cidade. O local foi coordenado pela Dra. Adriana Machado, até que ela se licenciou para assumir a condição de vice, na chapa do atual prefeito. Durante todo o mês de outubro, a Dra. Adriana se emocionou com o carinho recebido das pacientes e amigos.




Presidente

Até o fechamento da coluna, estava confirmada a vinda, pela 7º vez, do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para descansar o feriado de Finados no Forte dos Andradas, no Guarujá. A exemplo das visitas anteriores, a presença do presidente deve chamar a atenção de simpatizantes e da população em geral, levando o nome de Guarujá para todo o Brasil e mesmo internacionalmente.



Fora do páreo

Nesta semana, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) indeferiu a candidatura de Giovani Vassopoli (Rede) à Prefeitura de Guarujá. Legalmente, isso ocorreu após a candidata a vice-prefeita, Marcela Maria Bezerra, desistir de concorrer e a Rede não indicar outro nome.


Fora do páreo 2

O JC conversou com Vassopoli. Ele informou sobre a desistência da vice, que renunciou para ajudar a esposa dele (Giovani), que está doente. Vassopoli agradeceu o apoio da vice que, segundo ele, o aconselhou e também priorizou a família do ex-candidato e a saúde da esposa. Foi consenso.

Sabesp Bertioga Os bairros Jardim Rio da Praia, Jardim das Canções e Mangue Seco ou Rio da Granja, em Bertioga, vêm recebendo obras da Sabesp que ampliarão a coleta dos esgotos da Cidade. Serão aplicados em torno de R$ 11,8 milhões para, ao término dos trabalhos, alcançar cerca de 60% de cobertura das redes coletoras operadas pela Companhia. Ao todo, são quase 20 km de novas redes coletoras; 3,3 km de linhas de recalque (tubulações pressurizadas), 4 estações elevatórias de esgotos e 1.931 novas ligações domiciliares.

Vialaser Santos

Em ritmo de expansão, a Vialaser Depilação chegou a Santos ontem, sexta-feira, 30 de outubro. A nova clínica está localizada no Shopping Parque Balneário e funcionará de segunda a domingo, das 12h às 20h. A rede possui 90 clínicas no Brasil e quatro no Paraguai. Sejam bem-vindos à Baixada Santista.

Repercussão

Com a divulgação das pesquisas do Jornal A Tribuna (IPAT) e da Santa Cecília TV/Badra, dando larga vantagem ao prefeito Válter Suman, com a possibilidade de ser reeleito no primeiro turno, o tom das campanhas dos adversários políticos ficou mais forte, ácida e agressiva.


Repercussão 2

Há quinze dias das eleições, resta saber se a população acreditará em publicações de última hora ou nas obras e trabalho apresentado pela atual gestão, que herdou Guarujá como uma terra arrasada, da ex-prefeita Antonieta. A decisão é do eleitor. Aguardemos.


Regularização

A Secretaria de Estado da Habitação e a Prefeitura de Bertioga entregam mais 221 títulos de propriedade para famílias do Jardim Ana Paula I. Os imóveis foram regularizados pelo Programa Cidade Legal.


É ou não é?

Nesta semana, o juiz eleitoral Cláudio Teixeira Villar indeferiu o pedido de registro de candidatura do ex-prefeito de Bertioga Mauro Orlandini para concorrer ao cargo de prefeito. O ex-prefeito pode recorrer da decisão ao TRE, mas Orlandini deixou de entregar várias certidões de processos de 1º grau.


Feriadão

Os municípios da Baixada Santista vão intensificar a fiscalização com relação as medidas de prevenção a Covid-19 durante o feriado prolongado de Finados, segunda-feira (2). O objetivo é evitar aglomerações e garantir que sejam cumpridas todas as recomendações sanitárias.

Feriadão 2

A Prefeitura de Guarujá informa que terá reforço nos efetivos de fiscalização e na GCM para o feriado. As equipes ficarão responsáveis pela orientação a frequentadores e comerciantes, visando garantir o cumprimento de todos os decretos municipais vigentes.


Feriadão 3

Além das já conhecidas proibições de som na faixa de areia e a presença de animais, também serão observadas as normativas criadas visando o controle da disseminação da pandemia do novo coronavírus.


Herança maldita

Na quinta (29), a Prefeitura de Guarujá cumpriu uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, e realizou o pagamento de R$ 9,5 milhões em precatórios (dívidas que um ex-administrador deixa de pagar e que ficam de herança para seus sucessores).


Herança maldita 2

Existem precatórios que foram gerados há décadas, mas uma hora a conta chega. Revoltado, em suas redes sociais, o prefeito Válter Suman escreveu: “Decisões equivocadas tomadas no passado causando impactos significativos e negativos na vida das pessoas nos dias atuais, lamentavelmente”. Na visão do prefeito, a palavra chave para um gestor é “responsabilidade”.

bottom of page