Buscar

BASTIDOR POLÍTICO


Com saída de Sérgio Moro, Bolsonaro cria um candidato à presidência do Brasil



O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, anunciou sua demissão ontem, sexta-feira (24). O ex-juiz federal deixa a pasta após um ano e quatro meses no primeiro escalão do governo do presidente Jair Bolsonaro.

O pedido de demissão foi motivado pela decisão de Bolsonaro trocar o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, (sem motivação) indicado para o posto pelo agora ex-ministro.

Na saída, Moro foi duro com Bolsonaro ao dizer que o presidente não havia cumprido com a “carta branca” que prometera. Segundo o ex-ministro, esse tipo de interferência no trabalho da PF “nem o PT (Dilma) fez”. Moro era um dos pilares da moral do governo Bolsonaro. Ao provocar a saída de Moro, o presidente criou um candidato à presidência do Brasil. Nas palavras do próprio Moro “estou à disposição do Brasil”. A saída de Moro coincide com a aproximação de Bolsonaro com o Centrão, em busca de apoio no Congresso.

Um resumo do que Moro disse: 1 - foi surpreendido pela publicação no "Diário Oficial" da demissão do diretor-geral da Polícia Federal; 2 - que o presidente Jair Bolsonaro não apresentou um motivo específico para demitir Mauricio Valeixo; 3 - que a demissão de Valeixo não foi feita "a pedido", conforme publicou o "Diário Oficial" e nem ele, Moro, assinou a demissão, embora o nome do então ministro apareça na publicação; 4 - que Bolsonaro admitiu que a mudança é uma interferência política porque pretende ter na PF alguém que lhe dê informações sobre investigações e inquéritos em andamento no Supremo Tribunal Federal. Para Moro, isso não é atribuição da PF; 5 - que ao assumir o posto de ministro, depois de deixar 22 anos de magistratura, Bolsonaro havia prometido "carta-branca" para escolher e nomear auxiliares numa coletiva do presidente Bolsonaro estava marcada para as 17 horas de ontem.


“Destaque Policial”



A Polícia Civil de Guarujá recebeu do DEINTER 6 (Dr. Manoel Gatto), o prêmio “Destaque Policial” de março de 2020, na área da Seccional de Santos, pela atuação frente à tragédia do desmoronamento dos morros em Guarujá. O atendimento rápido e abrangente, o pronto início da investigação e o envolvimento social (mutirão para emissão de RGs) foram os principais aspectos que fizeram a Polícia Civil de Guarujá receber a homenagem, na pessoa do delegado titular, Dr. Marco Antônio Couto Perez.


E a Unaerp?

A Unaerp-Guarujá, que continua sem pagar aluguel, nem IPTU e com um contrato com a prefeitura sem licitação nem transparência não informou ao JC até o momento em que ajudou a Cidade no combate ao coronavírus.


E a Unaerp? 2

Na verdade, se no prédio da Unaerp tivesse funcionando um hospital público, como defende boa parte da população, a Prefeitura nem teria necessidade de fazer, às pressas, um hospital de campanha em Vicente de Carvalho. Ações ou omissões do poder público causam prejuízos milionários ao município, com a utilização do prédio pela universidade, de forma moralmente irregular. Até quando?

Presidente

O secretário de Cultura Marcelo Nicolau é o presidente do Solidariedade de Guarujá. O partido, a exemplo do PTB, não possui pré-candidatos com mandato de vereador. Entre os nomes estão: Tico Amara, Erineu, Dani Enfermeira, Latino Locutor e até o Homem Aranha.


Eleições 2020

A realização, ou não, das eleições para prefeitos e vereadores no Brasil depende diretamente da evolução dos casos do novo coronavírus. Com dimensões continentais, caso haja uma padronização nacional da decisão, haverá reclamações. Afinal, não há “padronização” nos números de Covid-19 nos estados e municípios.


Irresponsabilidade

Já passou da hora de ter fim essa briga política entre o presidente Bolsonaro e o governador Dória, quanto a medidas que devem ser adotadas no combate ao coronavírus. Enquanto eles discutem, a população, eleitora de ambos, morre de Covid-19.


Uso de máscaras

Qualquer ser humano dotado de um mínimo de inteligência, sabe que usar máscaras em uma pandemia ajuda na prevenção e propagação do vírus. A Organização Mundial da Saúde e o governo do estado, em princípio, não orientaram a população nesse sentido. Agora, mudaram de ideia. Lamentável.


Troca de protocolo

Na Cidade de São Paulo, a secretaria de Saúde alterou o protocolo. Pacientes com sintomas leves, que antes eram mandados de volta para casa, agora estão sendo internados. Seria para usar e justificar os hospitais de campanha?


Absurdo

Desde o início da pandemia, o prefeito Válter Suman, várias outras autoridades e a própria população em geral defendem o uso do fundo eleitoral e partidário para o combate ao coronavírus. Deputados e senadores continuam insensíveis ao tema.


Inexplicável

É grande e inexplicável a dificuldade de comunicação da imprensa da Prefeitura de Guarujá. Pelo menos com o Jornal da Cidade. A diretoria, comandada por Tadeu Ferreira, não consegue enviar e-mails (pede alternativa de email), organizar mailing, utiliza e-mails não oficiais que vão para lixeira ou não chegam (Gmail, Yahoo...) e o pior: não consegue evitar o vazamento do Diário Oficial para determinados segmentos.


Inexplicável 2

Foi assim quando o prefeito resolveu flexibilizar a abertura do comércio. Estranhamente, o JC não recebeu o release, sendo que o arquivo do decreto rodou pelos celulares bem antes da sua postagem no site e edição impressa, ainda na parte da tarde. Não se sabe por qual motivo, Tadeu não gosta que seja divulgado que ele era assessor de imprensa do ex-deputado Marcelo Squassoni. E que, ao término do mandato, Squassoni o indicou para secretário de Turismo de Guarujá e, depois, para a diretoria de imprensa, conforme divulgado à época aqui em Bastidor Político. De outras Prefeituras do litoral, o JC recebe material normalmente e sem nenhum tipo de problema. Em tudo isso, só existe um prejudicado: o prefeito Válter Suman (e seu governo) que deixa de ter espaço gratuito para temas importantes, especialmente, a tão desejada flexibilização na abertura do comércio.


Portal de Bertioga

O prefeito de Bertioga, Caio Matheus (PSDB) assinou a ordem de serviço para a construção do portal na entrada da cidade nesta segunda-feira, 20. A licitação do projeto corre desde dezembro de 2019 e a empresa ganhadora é a Consitec Engenharia e Tecnologia, que deverá iniciar a obra na próxima semana.


Portal de Bertioga 2

Os recursos para a execução do projeto são provenientes do Fundo Metropolitano da Baixada Santista, por meio de aprovação do projeto pela Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem). "Tanto esse recurso como o da Praça dos Emancipadores não é recurso municipal. Recurso municipal a gente investe em saúde, educação e infraestrutura viária", declarou o prefeito.


Furtos no Centro



Ao reabrir sua loja de revenda de carros (Cabeça Veículos – da Avenida Puglise), o empresário Hélio Guedes notou que o relógio de energia e fiação do seu comércio haviam sido furtados. Ele registrou B. O. Nossa reportagem apurou não ser a primeira vez que o relógio da empresa é furtado. Outros comerciantes também reclamaram de ocorrências semelhantes nos seus comércios (academias, estacionamentos...), inclusive aparelhos de ar condicionado.

Prefeito flexibiliza comércio e pede respeito às normas contra a Covid-19



As medidas de isolamento e afastamento social realizadas pela Prefeitura de Guarujá surtiram efeitos positivos no combate ao novo coronavírus. Prova disso foi o relaxamento ou flexibilização no número de comércios com permissão de abertura que foi aumentado em decreto assinado pelo prefeito Válter Suman. Com números controlados e a inauguração do hospital de campanha na Base Aérea, em Vicente de Carvalho (que teve a participação direta do Ministério Público na liberação de verbas), a Cidade está, no presente momento da pandemia, com um bom nível de segurança. Entretanto, o próprio prefeito Suman alerta para a importância da manutenção de medidas preventivas contra a Covid-19 no município.


#JairBolsonaro #SergioMoro #GovernoFederal #GovernodeSP #JoãoDoria #PrefeituradeSantos #PrefeituradeGuarujá #PrefeituradeBertioga #ComunicaçãoPMG #SegurançaGuarujá #PolíciaCivildeGuarujá #Deinter6 #UnaerpGuarujá #Unaerp #SolidariedadeGuarujá #VálterSuman #PTBGuarujá #CabeçaVeículos




Posts recentes

Ver tudo

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato Comercial