Buscar

BASTIDOR POLÍTICO

Guarujá tem Dia ‘D’ de vacinação


A Cidade mais uma vez antecipou a imunização, dessa vez chegou o momento de vacinar idosos de 70 anos


Guarujá mais uma vez sai na frente no processo de imunização contra a covid-19. Hoje (dia 20), o Município promoverá o Dia ‘D’ de vacinação contra a doença e antecipará a aplicação das doses no público com idade igual ou superior a 70 anos. A ação ocorre no Ginásio Guaibê (Avenida Santos Dumont, 420 – Santo Antônio), das 9 às 15 horas, com sistema drive-thru e sala de vacinas para quem preferir ir a pé.

A antecipação ocorrerá graças à gestão eficiente das doses recebidas pela Cidade desde o começo da campanha, por ter superado a meta vacinal de todas as faixas etárias a partir do 75 anos, com cobertura superior a 100%, além do recebimento de 5.090 novas doses da CoronaVac, do Instituto Butantan. Para se ter uma ideia, somente entre 70 e 72 anos, são esperados cerca de 3 mil idosos.

Para garantir a dose, basta o munícipe comparecer munido de um documento com foto e comprovante de residência, se for primeira dose. Caso seja a segunda, também é preciso apresentar o cartão de vacinação.


Novo posto

A partir de segunda-feira (22), a Cidade mudará de local um dos postos de vacinação: todo atendimento de imunização contra a covid-19 que era realizado na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Jardim dos Pássaros passará a ser feito no Ginásio Guaibê.


Novo posto 2

A estrutura montada para o ‘Dia D’ será mantida e seguirá como posto fixo, com funcionamento das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, para quem preferir ser vacinado dentro do espaço e das 9 às 15 horas, também nos dias úteis, para quem for de carro.


Vicente de Carvalho

Outra mudança é na estrutura de funcionamento do posto volante montado na Coordenadoria da Guarda Civil Municipal (GCM) em Vicente de Carvalho (Rua Cunhambebe, 500 – Jardim Cunhambebe). Não será mais adotado o sistema drive-thru no local e a vacinação ocorrerá apenas a pé com novo horário: das 8 às 14 horas, de segunda a sexta-feira.


Praia Grande

Alberto Mourão, ex-prefeito de Praia Grande, e a esposa dele, Maria Del Carmen Mourão, testaram positivo para a Covid-19. Maria Del Carmen é a atual presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, está internada para recuperação da doença.


Bertioga

Depois de esgotar os leitos no Município, a Prefeitura de Bertioga teve que ser mais rígida nas ações. A cidade chegou a oitava posição do ranking das cidades que possuem o maior índice de isolamento do Estado, com a taxa em 52%. Os dados foram registrados pelo Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo (Simi).


Bertioga 2

Apesar do bom desempenho em isolamento, Bertioga ainda não reverteu os números da taxa de ocupação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que chegou ao limite, com 100% dos leitos ocupados. Estima-se que o índice apontado pelo Simi possa ser um item importante para mudar essa realidade.


Habitação

A partir da próxima quarta-feira (24), a Prefeitura de Guarujá dará continuidade à entrega dos apartamentos do Conjunto Parque da Montanha. As unidades atenderão 18 famílias, até o final do mês, serão mais 16 unidades entregues. Já as duas restantes, que serão ocupadas para uso misto, ou seja, residência e comércio de subsistência, receberão suas chaves no decorrer de abril.


Sociedade Civil

O Conselho Municipal dos Direitos e Tradições dos Migrantes Nordestinos de Guarujá está com inscrições abertas para representantes da sociedade civil. Os interessados têm o prazo até quinta-feira (25) para fazer a inscrição e apresentar a documentação comprovatória. A indicação dos membros representantes da sociedade civil se dará por eleição.


Amigo da Criança

A Prefeitura de Guarujá aderiu a 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC). A iniciativa busca desenvolver políticas públicas e planos de ação voltados à defesa e efetivação dos direitos, fortalecendo os mecanismos preconizados pela Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.


Pedindo Apoio

Os prefeitos das nove cidades da Baixada Santista expressaram preocupação quanto à antecipação de feriados na cidade de São Paulo, e os reflexos desta ação para o litoral paulista. Para evitar a ida de turistas à região, os municípios reiteraram o pedido de apoio ao governo estadual para a realização de barreiras orientativas nas estradas, reforço no policiamento e manutenção do cancelamento da Operação Descida.


Resposta

Em nota, o Governo do Estado reafirmou a disponibilidade para o diálogo permanente e apoio aos prefeitos dos 645 municípios. De acordo com o governo, o Plano São Paulo prevê integral autonomia para que prefeitos adotem medidas mais restritivas do que as normas estabelecidas pelo estado.


Major Olímpio morre por complicações da Covid-19


O senador Major Olímpio (PSL-SP), 58, morreu no dia 18, no hospital São Camilo, em São Paulo. Ele estava internado desde o início de março devido a complicações do novo coronavírus.

"Com muita dor no coração, comunicamos a morte cerebral do grande pai, irmão e amigo, Senador Major Olímpio. Por lei a família terá que aguardar 12 horas para confirmação do óbito e está verificando quais órgãos serão doados. Obrigado por tudo que fez por nós, pelo nosso Brasil", escreveu o perfil nas redes sociais.

O senador foi capa da nossa edição nº 110, em entrevista exclusiva ao Jornal da Cidade, Major Olímpio falou sobre a possibilidade de ter o nome indicado pelo PSL, para concorrer ao governo do Estado em 2022. A equipe do jornal lamenta a morte do senador.



#DiaDdevacinação #Guarujá #PrefeituradeGuarujá #ValterSuman #SaúdeGuarujá #SãoVicente #PrefeituradeSãoVicente #CoronaVac #InstitutoButantan #PraiaGrande #PrefeituradePraiaGrande #Bertioga #PrefeituradeBertioga #SistemadeMonitoramentoInteligentedeSão Paulo #Simi #ParquedaMontanha #TradiçõesNordestinos #AmigodaCriança #ProgramaPrefeitoAmigodaCriança #PPAC #ECA #BaixadaSantista #GovernodoEstadoSP #MajorOlimpio #PSL #PSLSP