Buscar

BASTIDOR POLÍTICO

Município de Santos pode firmar parceria com o Estado de Israel


Santos deu o primeiro passo para estabelecer parcerias com o Estado de Israel nas áreas de Empreendedorismo, Educação, Tecnologia e Inovação nesta semana. A possibilidade de se formar alguma cooperação foi manifestada pelo cônsul geral em São Paulo, Alon Lavi, ao prefeito Rogério Santos, em visita ao Palácio José Bonifácio. “Podemos firmar acordos em várias áreas com a Cidade”, afirmou o diplomata.

Acompanhado de uma comitiva do Consulado Geral, o diplomata visitou o Salão Nobre Prefeito Esmeraldo Tarquínio e o Centro de Controle Operacional (CCO), onde se concentra o monitoramento da Cidade em tempo real. Ele disse ter ficado impressionado com a área tecnológica disponível nos serviços do Município. “A Cidade também tem uma cultura e uma história maravilhosas”.

Para o prefeito, "o encontro poderá possibilitar trocas em vários setores e viabilização de projetos nas áreas social e de empreendedorismo voltado para novas tecnologias”.

.................................................................


Banco de óculos

Para aqueles que precisam de óculos e não têm condições para comprar, a presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá, Edna Suman, informa que retomou essa semana o projeto Banco de Óculos.


Banco de óculos 2 A iniciativa, que tem parceria com o Lions Club Guarujá – Sul, proporciona a doação de óculos de grau gratuitos para pessoas de baixa renda. Os interessados devem agendar atendimento pelo telefone: (13) 3386-8820. As vagas são limitadas.



Obra Sabesp

Um veículo ficou preso após cair em uma cratera formada em obra da Sabesp dentro do Túnel da Vila Zilda, no último dia 04. Leia a matéria completa, com a resposta da concessionária, na página 4.


Sem novidades

A Câmara Municipal de Guarujá realizou sua primeira sessão do ano, sem muitas novidades, na terça-feira (2). Vereadores novos, com pouco conhecimento sobre o regimento interno, permaneceram calados, tímidos, ainda acanhados. Os veteranos ficaram à vontade.


Sem novidades 2

A novidade mesmo em Guarujá aconteceu quando da eleição e vitória do novo presidente José Nilton Doidão, que volta a presidir a casa. Ele já foi presidente da Câmara entre 2005 e 2006.


Vereadores Santos A Câmara Municipal de Santos também iniciou o ano legislativo na tarde terça-feira (2). A sessão ordinária foi marcada por discursos que reforçaram a importância da união entre os poderes Executivo e Legislativo para superar os desafios impostos em 2021. As sessões ordinárias em Santos, acontecem às terças e quintas, a partir das 18h.


Deu o que falar...

Nota publicada na semana passada, sobre possível “nepotismo privado cruzado” por parte do secretário de uma prefeitura do Litoral. Nos bastidores da Câmara de Guarujá, Santos, São Vicente e Praia Grande, muito se falou sobre o tema que, se for a público, será um escândalo.

Uniformes ok

Pelo quarto ano consecutivo, a Prefeitura de Guarujá realiza a entrega dos uniformes e material escolar. O ato da entrega ocorreu nesta semana, de maneira simbólica, na Escola Municipal Antunes Correa, em Vicente de Carvalho, onde reuniu pais, alunos e profissionais da educação, além do prefeito Válter Suman e do secretário de Educação Marcelo Nicolau. Cerca de 34 mil estudantes serão beneficiados. Leia mais na página 3.



Conselho Santos

O Conselho Municipal de Transparência Institucional, Fiscalização Administrativa e Controle Social de Santos (CMT) realizou na sexta (5), reunião do mês de fevereiro na Associação Comercial de Santos. Aberta ao público, a reunião teve como pauta a apresentação do Sistema de Informação de Compras.

Conselho Santos 2

O conselho tem a finalidade de zelar pelo acesso dos cidadãos a dados e informações de interesse coletivo, propor mecanismos que aprimorem os processos de controle social das políticas públicas, além de ações de combate à corrupção na administração pública.

Problema antigo

Um problema que aflige a população há décadas começa a ser solucionado pela Prefeitura de Guarujá. Equipes da Secretaria de Operações Urbanas (Seurb) iniciaram a limpeza de um trecho de 300 metros da Avenida dos Caiçaras, nas proximidades do Estádio Municipal Antônio Fernandes, no Jardim Helena Maria. O próximo passo, segundo o secretário Alex Monteiro, será a construção de uma calçada, garantindo mais segurança aos pedestres que, por conta desse problema, são obrigados a caminhar no meio da via.

Procon e Seduc

Com o objetivo de formar agentes multiplicadores de informação sobre as relações de consumo, o Procon Guarujá quer implantar na rede municipal de ensino o Projeto Saber Consumir, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc). A iniciativa foi apresentada pelo diretor do Procon Guarujá, Alexandre Cardoso, ao titular da Seduc, Marcelo Nicolau, que analisa detalhes do projeto e material a ser utilizado.

Ao trabalho Srs.

As Prefeituras de Guarujá e Santos decidiram cancelar o ponto facultativo do Carnaval, seguindo as recomendações do Governo do Estado, como forma de evitar aglomerações e seguir na luta contra o contágio da Covid-19. Dessa forma, não haverá adoção do ponto facultativo nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, correspondentes aos dias de Carnaval e da quarta-feira de Cinzas. Decisões acertadas em tempos de pandemia.


Saúde Bertioga

As obras do novo Centro de Especialidades Médicas (CEME), no Rio da Praia, em Bertioga, estão em fase de conclusão. O novo CEME contará com 13 consultórios clínicos para atendimento das cerca de trinta especialidades médicas.


Praia Grande

A Prefeitura de Praia Grande prorrogou por mais dois meses o Programa de Benefícios Temporários (PBT) que oferece um auxílio financeiro para os transportadores escolares que atuam na cidade e que estão sem conseguir trabalhar desde o início da pandemia. O auxílio será no valor de R$ 1.500 mensais, em duas parcelas.

Cubatão

Desempregados e sindicalistas fizeram um protesto pacífico, em frente a Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), da Petrobrás, em Cubatão (SP). Os trabalhadores reclamam da falta de vagas no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e dizem que as empresas não estão cumprindo o acordo que exige a contratação de pessoas da Baixada Santista.


Não representa

Quando o governador João Doria (PSDB) impôs a fase vermelha no Plano SP para todo o Estado, inclusive Guarujá e Baixada, a ACEG – Associação Comercial e Empresarial de Guarujá – não foi capaz de mover uma palha em defesa dos comerciantes. Atualmente, a ACEG é presidida por Jairo Nobre, que possui concessão da PMG de um Quiosque Restaurante em Pitangueiras, o Thaiti. Até quando?


Sem discriminação

O deputado estadual Tenente Coimbra (PSL/SP) protocolou indicação ao governador João Doria para que todos os profissionais que atuam na área da saúde tenham prioridade na vacinação, independentemente do setor de atuação. O documento foi apresentado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O Plano Estadual de Imunização exclui do grupo prioritário os servidores e colaboradores terceirizados que trabalham nos setores administrativos e na prestação de serviços, como limpeza e manutenção.


#PrefeituradeSantos #Santos #RogerioSantos

#AlonLavi #ConsuladoGeraldeIsrael #FundoSocialdeSolidariedade #FSSGuarujá #EdnaSuman #BancodeÓculos #LionsClubGuarujáSul #Sabesp #CâmaraMunicipaldeGuarujá

#CâmaraMunicipaldeSantos #Santos #SãoVicente #PraiaGrande #ValterSuman #PrefeituradeGuarujá #MarceloNicolau #Procon #Bertioga #Cubatão

#RefinariaPresidenteBernardes #Petrobrás #BaixadaSantista #ACEG #TenenteCoimbra #PSL #Alesp