Buscar

BASTIDOR POLÍTICO


São Vicente

A eleição em São Vicente neste domingo deve ser apertada. Pesquisa da GovNet (registro SP – 09974/2020) contratada pelo Jornal DL -aponta Kayo Amado (Podemos) com 53% e Solange Freitas (PSDB) com 47% dos votos válidos.


Praia Grande

Desde quando foi eleito prefeito de Praia Grande em 1992, Alberto Mourão (PSDB) tem sua liderança ameaçada no município pela primeira vez. Nessas quase três décadas, Mourão mandou e desmandou em Praia Grande. Entretanto, neste domingo, sua afilhada política Rachel Chini (PSDB) pode ser derrotada para o afilhado político do senador Major Olímpio (PSL), Danilo Morgado (PSL). Pesquisa da GovNet para o Jornal DL (registro SP-05602/2020) coloca Morgado com 54,4% e Chini com 45,6% dos votos válidos. Aguardemos.


Bruno x Boulos

Até o fechamento da edição, as pesquisas para o segundo turno de São Paulo, apontavam para a vitória de Bruno Covas (PSDB), sobre Guilherme Boulos (PSOL). Entretanto, Boulos estava em curva ascendente.


Meritocracia

A iniciativa privada adota a meritocracia como forma de beneficiar e reconhecer os melhores profissionais. Transferindo para a política, corre nos bastidores, que o governo reeleito do Guarujá deve adotar instituto semelhante para a manutenção ou troca de cargos (e chefias) para o segundo mandato.


Meritocracia 2

Isso quer dizer que, partidos que atualmente possuem muitos cargos indicados e tiveram número de votos vexatórios na eleição, beirando ao ridículo, devem perder espaço para os que foram eficazes, obtiveram expressiva votação (com bons quadros técnicos e políticos), ajudando na reeleição. Faz sentido. A cidade agradece.


Muita repercussão

Repercutiu, e muito, nota publicada na edição passada aqui em Bastidor Político sobre a importância da atuação de Fabrício Henrique, Claudinho Rodrigues e Capitão Venâncio na vitoriosa reeleição do prefeito Suman. Prova disso é que os três já estão devidamente renomeados nos seus cargos de secretários. O jornalista Tadeu Ferreira Jr. também reassumiu a diretoria de imprensa.


Mais repercussão

Sobre secretários e diretores uma fonte da PMG nos informou que: “No dia da eleição, só queriam ajudar na fiscalização em escolas do Centro e, durante a campanha alguns não ajudaram fora do horário de serviço, nem nos finais de semana”. Façam suas apostas.


PTB na Baixada

O PTB, nas nove cidades da Baixada Santista, elegeu quatro vereadores. Um em Praia Grande e três no Guarujá. Daí o tamanho da vitória do partido presidido por Edna Suman na região. Edna recebeu parabéns até da alta cúpula do PTB de Brasília.


Em Guarujá não

Na Baixada, o PSDB foi o partido que mais elegeu vereadores nas Câmaras Municipais (32 cadeiras). Em Guarujá, no entanto, todos os candidatos Tucanos juntos somaram apenas 2.139 votos (dados do TSE) e seguirá sem vereador.


Ponte-túnel

Em campanha, o governador João Dória (PSDB), prometeu uma ligação entre as cidades que resolveria o problema dos motoristas e moradores de Santos e Guarujá relativo às filas das balsas. O que, até o momento, não é o caso dos projetos discutidos atualmente entre o governo do estado e Brasília pois, se construídos, ambos passarão na altura da Ilha de Barnabé. Portanto, bem longe dos motoristas que votam, e perto do Porto. Leia mais na página 6.


Olha o ovo!

Continuam as reclamações de moradores da Barra Funda – Pitangueiras, sobre o volume alto dos carros de som das empresas de gás e vendedores de ovos, pamonha, entre outros. Leitores começam a cobrar providências por escrito por parte da APBF – Associação de Moradores Proprietários da Barra Funda. Oremos.


Candidatos

Nos bastidores da política em Guarujá, a corrida pela cadeira da presidência da Câmara já começou. Pelo que se comenta, existem quase dez nomes interessados no cargo. Entre reeleitos e eleitos estariam: Edilson Dias, Sirana, Naldo Perequê, Nego Walter, Raphael Vitiello, Toninho Salgado, Peitola...


Sem interferência

Informações vindas da PMG dão conta que, a exemplo de eleições passadas, o prefeito Válter Suman (PSB) não interferirá no pleito. Segundo nossa fonte, “essa eleição é do Poder Legislativo”.


Queimou na largada

Não são poucos os vereadores eleitos ou reeleitos a “queimarem na largada” na corrida política. As prestações de contas ainda nem foram aprovadas e já falam abertamente sobre suas candidaturas à presidência da Câmara e deputado. Muita calma nessa hora, dizem observadores políticos.


O que aconteceu?

Quando o ex-vereador Gilberto Benzi (PSL) desistiu da candidatura a prefeito e foi ser vice de Miguel Calmon (PRTB), que nunca havia concorrido a cargo público, ninguém entendeu nada. Agora, que Suman ganhou a eleição com mais de 75% dos votos, todos continuam sem entender o que aconteceu com Benzi. Quanto a Calmon, logo após a derrota, já estava trabalhando em São Paulo.


Edna 3 x 0 Benzi

Quem acompanha a política guarujaense mais de perto sabe que não pode convidar para um mesmo local, a presidente do PTB Edna Suman, e o ex-candidato a vice de Calmon, Gilberto Benzi, presidente do PSL. O problema é antigo. Na eleição atual, Edna e Benzi fizeram projetos partidários semelhantes: não filiaram vereadores com mandato. Mas o resultado foi completamente diferente. O PTB de Edna elegeu três vereadores, enquanto o PSL de Benzi, nenhum.


Orçamento 2021

O Legislativo guarujaense aprovou em segundo turno a proposta que dispõe sobre a peça orçamentária do ano que vem; previsão total é de R$ 1,9 bi. O texto teve 156 emendas acrescidas pelos vereadores. Elas somam R$ 12,384 milhões.


Orçamento 2021 (2)

Por lei, metade desse valor deve ser destinado à saúde. Entre as indicações, constam: o custeio de cirurgias pediátricas e ortopédicas; custeio de exames de médio e alto custo; aquisição de próteses e órteses; fomento a entidades, como APAE, CRPI e Associação Santamarense; e o fomento a projetos desenvolvidos em parceria com o terceiro setor. A outra metade pode ser utilizada em obras, serviços, projetos culturais, entre outros.


O trabalho continua

A primeira-dama Edna Suman reassumiu o Fundo Social e já esteve nesta semana no Terminal Ferry Boat, participando com a equipe da ação solidária que distribuiu laços azuis, numa alusão à Campanha Novembro Azul (movimento que visa a conscientização sobre o câncer de próstata, o câncer que mais afeta a população masculina do nosso país, depois do câncer de pele não melanoma).


#SãoVicente #PesquisadaGovNet #JornalDL #KayoAmado #Podemos #SolangeFreitas #PSDB #PraiaGrande #AlbertoMourão #PraiaGrande #RachelChini #MajorOlímpio #PSL #DaniloMorgado #BrunoCovas #Boulos #PSOL

#Guarujá #PrefeituradeGuarujá #VálterSuman

#PTBBaixada #BaixadaSantista #EdnaSuman #Tucanos #TSE #JoãoDória #Santos #IlhadeBarnabé #Barra Funda #Pitangueiras #APBF #AssociaçãodeMoradoresProprietáriosdaBarraFunda #CâmaradeGuarujá

#GilbertoBenzi #PSL #MiguelCalmon #PRTB #APAE #CRPI #AssociaçãoSantamarense

#TerminalFerryBoatPlaza #CampanhaNovembroAzul