Buscar

BASTIDOR POLÍTICO

Racha no PSL

Em tempos normais a política nunca é um mar tranquilo para se navegar, em época de eleição então, nem se fale. No PSL, que tinha como candidato a prefeito o ex-vereador Gilberto Benzi, o grupo estava unido, coeso no partido. Entretanto, na convenção, o PSL decidiu indicar o nome de Benzi para ser vice do candidato Miguel Calmon (PRTB).


Racha no PSL 2

Na política local, essa foi a grande surpresa das convenções, inclusive destacada aqui no JC. Entretanto, o que parecia ter sido uma “jogada de mestre” se apresenta agora como um problema real. Decepcionado com a condução do partido, o secretário geral do PSL de Guarujá, Jesus Alves dos Reis, disse pessoalmente ao candidato a vice Benzi e ao próprio Calmon que ele (Jesus) e seu grupo estão fora da campanha.


Racha no PSL 3

“O projeto era de caminhar com Benzi e o PSL com candidatura própria. Não aceito traição” disse Jesus ao JC, completando que já tem proposta de incorporar ele e seu grupo em outras duas candidaturas na Cidade. “Tenho palavra. Agora, vamos analisar os projetos dos dois candidatos que nos procuraram para ver o que é melhor para a cidade, de forma aberta e transparente”. Segundo Jesus, o rompimento final aconteceu na quarta-feira, em reunião no seu escritório (na Enseada) com o próprio candidato Calmon (PRTB). Em contato com o JC, Benzi se disse insatisfeito com a forma da divulgação da notícia do “racha”, entretanto, perguntado como foi, não quis dar a sua versão sobre os fatos. O JC continua à disposição.


Ligação seca


A deputada federal Rosana Valle (PSB) propôs, ao Ministério da Infraestrutura, a inclusão da construção da ligação seca entre Santos e Guarujá no edital de privatização da gestão do Porto de Santos. Ao JC a deputada disse: "Temos que aproveitar o interesse da iniciativa privada na administração do maior porto da América do Sul para conseguir o investimento necessário para viabilizar a tão sonhada ligação Santos-Guarujá ", afirmou a parlamentar, que preside, na Câmara Federal, a Frente Parlamentar para o futuro do Porto de Santos. Leia mais sobre Porto na página 3.

.

Clima eleitoral

Com ou sem pandemia não tem jeito. Em ano eleitoral surgem denúncias, especulações, fake news... No litoral não é diferente de todo o Brasil. Quem está no poder e é candidato à reeleição vira vidraça. E quem quer entrar (oposição) faz a parte dela: critica, bate, denuncia...


Efeito pesquisa

Em Guarujá, após a divulgação da pesquisa do IPAT, que colocou o prefeito Válter Suman na frente, com larga margem de diferença, os ataques contra a administração aumentaram. Analistas políticos consideram isso natural. A oposição faz o papel dela para tentar reverter os números e a aprovação da atual administração.


Efeito pesquisa 2

Não existe eleição fácil, entretanto, é inegável que a atual administração enfrentou duas calamidades: A tragédia dos morros e a pandemia da Covid-19. E a Cidade não parou. Bairros e orla receberam, além de serviços de manutenção, novas obras. Registre-se que Guarujá veio de uma administração desastrosa de oito anos da ex-prefeita Antonieta.


São Vicente

Em São Vicente, segundo pesquisa IPAT, a disputa para a prefeitura tem como primeira colocada a jornalista Solange Freitas (PSDB) com 20,2%, o atual prefeito Pedro Gouvêa (MDB) está em segundo com 17,1% e, em terceiro, está Kayo Amado (Pode) com 15,1%.


São Vicente 2

No quesito rejeição o prefeito Pedro, entre os candidatos que concorrem à prefeitura, é o campeão isolado com 23,8%. Analistas políticos vicentinos dizem que esse alto índice de repúdio dos eleitores a Pedro Gouvêa seria resultado de uma administração desastrada e mesmo da confusão que ele teria feito do público com o privado.


Praia Grande

Pesquisa Santa Cecília/Badra, que traz as intenções de voto para prefeitos revelou que, em Praia Grande, a candidata Raquel Chini (PSDB) é a favorita para o cargo de prefeita. Raquel é a candidata do atual prefeito, Alberto Mourão (PSDB), e obteve 17,3% das intenções de voto, seguida do candidato Alexandre Comin (PTB), com 16,5% e Alexandre Cunha (Republicanos), com 15,5%.


Praia Grande 2

Na pesquisa sobre rejeição, no qual o entrevistado responde em quem não votaria de jeito nenhum, o candidato Alexandre Cunha aparece em primeiro lugar com 11,2%, seguido de Janaína Ballaris, com 10,7%, e de Raquel Chini, com 10,3%.


Médicos INSS

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) derrubou a decisão judicial de primeira instância, que havia dispensado os peritos médicos do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) de retornarem ao trabalho presencial.


Médicos INSS 2

Com a mudança, fica restabelecida a obrigação de que peritos médicos convocados pelo governo – ou seja, lotados em agências do INSS que já foram vistoriadas e aprovadas – retornem aos postos de trabalho. Também fica retomado o corte de ponto dos profissionais que não comparecerem.


Médicos INSS 3

A nova decisão é do vice-presidente do TRF-1, desembargador Francisco de Assis Betti. O magistrado atendeu a um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e considerou que a sentença anterior, da Justiça Federal no DF, passou por cima de uma competência do governo federal.


Código de Trânsito

A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana a maior parte das emendas do Senado ao Projeto de Lei (PL) 3.267/2019, do Poder Executivo, que altera o Código de Trânsito Brasileiro. O texto seguirá para sanção do presidente da República. Entre as principais medidas, a proposta aumenta a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para dez anos e vincula a suspensão do direito de dirigir por pontos à gravidade da infração.


Código de Trânsito 2

A Câmara aprovou 8 das 12 emendas do Senado ao texto do relator, como a que proíbe converter pena de reclusão por penas alternativas no caso de morte ou lesão corporal provocada por motorista bêbado ou sob efeito de drogas. De acordo com o texto, a CNH terá validade de dez anos para condutores com até 50 anos de idade. Já a renovação exigida para aqueles com 65 anos ou mais, passa a valer apenas para os motoristas com 70 anos de idade ou mais. Com a nova regra, o condutor de motocicleta será suspenso com 20 pontos se tiver cometido duas ou mais infrações gravíssimas; com 30 pontos se tiver uma infração gravíssima; e com 40 pontos se não tiver cometido infração gravíssima nos 12 meses anteriores.


Código de Trânsito 3

Para o condutor que exerce atividade remunerada, a suspensão será com 40 pontos, independentemente da natureza das infrações. Isso valerá para motoristas de ônibus ou caminhões, mas também para taxistas, motoristas de aplicativo ou mototaxistas.

Não é candidato


Com três mandatos no currículo, o ex-presidente da Câmara de Santos, Sadao Nakai (PSDB) não será candidato à reeleição. Apesar de afirmar publicamente que a “decisão foi pessoal”, nos bastidores, não é segredo a insatisfação do parlamentar com o seu partido.

Não é candidato 2

O vereador é do mesmo partido do prefeito santista Paulo Barbosa (PSDB) e ocupou a secretaria de esportes. Entretanto, Nakai chegou a votar contra projetos do chefe do executivo. Sadao, nos meios políticos é avaliado com grandes chances de reeleição, se fosse candidato.

Museu virtual

Museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo participam, até 27 de setembro, da 14ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Dentro do tema “Mundo Digital: Museus em Transformação”, 14 instituições da Secretaria de Cultura integram a ação com atividades no ambiente virtual.


Museu virtual 2

Terão programações especiais em seus sites: Casa das Rosas, Memorial da Resistência, Museu AfroBrasil, Museu Casa Guilherme de Almeida, Museu Catavento , Museu Casa de Portinari, Museu da Casa Brasileira, Museu da Imagem e do Som, Museu da Imigração, Museu de Arte Sacra, Museu do Café, Museu Felícia Leirner e Auditório Cláudio Montoro, Museu do Futebol e Museu Índia Vanuire.

#PSL #PSLGuarujá #GilbertoBenzi #MiguelCalmon #PRTB #ROSANAVALE #PSB #MinistériodaInfraestrutura #ligaçãoseca #Santos #Guarujá #PortodeSantos #CâmaraFederal #FrenteParlamentar #IPAT #VálterSuman #SãoVicente #SolangeFreitas #PSDB #PedroGouvêa #MDB #KayoAmado #Pode

#SantaCecíliaBadra #PraiaGrande #RaquelChini #AlbertoMourão #AlexandreComin #PTB #AlexandreCunha #Republicanos

#TribunalRegionalFederal #TRF1 #peritosmédicos #InstitutoNacionaldeSeguridadeSocial #INSS

#CódigodeTrânsito

#CâmaradosDeputados #Senado #CarteiraNacionaldeHabilitação #CNH #SadaoNakai #PauloBarbosa

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato Comercial