Buscar

BASTIDOR POLÍTICO




Ganhou fácil

O candidato à reeleição para a presidência do SEECLAG (Sindicato dos Zeladores e Auxiliares) de Guarujá e Bertioga, Everaldo Alves da Silva, venceu a eleição e ficará à frente do sindicato por mais cinco anos. Ele, o vice Chicão e diretoria renovada.

Ganhou fácil 2

Foram 434 votos para a Chapa 1 e apenas 160 para a Chapa 2 o que demonstra o prestígio da diretoria formada por Everaldo e dá respaldo para representar a categoria nos próximos cinco anos. Na última edição, Everaldo foi capa do Jornal da Cidade em entrevista exclusiva.

Vice de Suman

Questionado pelo JC sobre a questão do nome do vice para sua chapa de reeleição, o prefeito disse não saber fazer jogadas (políticas): “Apenas uso o bom senso, o “feeling”, observo atitudes principalmente se alguém tem perfil agregador, se carrega no peito a lealdade, o comprometimento e principalmente a gratidão. Esse perfil merece minha atenção e consideração”. Está ai a receita, que se apresentem os candidatos.

Secretário?

Se não for o vice de Suman na chapa de reeleição, o atual vice prefeito Renato Pietropaolo deve ocupar uma secretaria, no novo governo. É o que se fala nos bastidores da PMG e Câmara.

Megaexplosão

A megaexplosão que sacudiu Beirute (Líbano) nesta semana levantou questionamentos sobre a segurança quanto ao armazenamento de produtos perigosos no Porto de Santos. Ocorrido na região portuária, o impacto foi tão forte que causou destruição a quilômetros de distância.


Megaexplosão 2

Sede do maior porto da América Latina, onde transitam produtos de risco, Santos dispõe de protocolos para assegurar o bem-estar e a segurança da população. Terminais portuários estão sob a responsabilidade do Ibama e da Cetesb, órgãos que emitem licenciamentos, e que fazem o controle e fiscalização das atividades em geral.


Megaexplosão 3

A Prefeitura, por sua vez, exige das empresas portuárias um cadastro mobiliário no momento da expedição do alvará de licença e funcionamento.


Na internet

Até segunda ordem, as aulas presenciais na rede municipal de ensino de Guarujá não serão retomadas. A decisão foi tomada pela Prefeitura nesta semana, depois de discussões com as secretarias municipais de Educação e Esporte.


Na Internet 2

O Município não seguirá a linha já anunciada pelo Governo do Estado, que prevê a retomada das aulas presenciais na rede pública a partir do dia 8 de setembro, com pelo menos 35% dos alunos.


Na Internet 3

A preocupação da Prefeitura com estudantes, professores, pais e servidores da Educação é o que motivou a decisão. “O cuidado com a saúde vem em primeiro lugar. Estamos numa pandemia e essa é a decisão mais sensata neste momento”, definiu o prefeito Válter Suman, que é médico.


Na Internet 4

A maior parte dos pais de alunos concorda com a decisão do prefeito que, segundo ele, foi tomada principalmente devido à indefinição do cenário mundial, do ponto de vista da saúde pública, na medida em que ainda não há uma vacina contra a Covid-19.

Praia Grande

O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) formalizou uma ação com indenização de R$ 500 mil, contra a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), gestora do Hospital Irmã Dulce, local onde um falso médico, preso em 31 de junho na Praia Grande, atuou por ao menos um ano.

Pesquisa

A Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Marketing realizou em julho sua terceira edição da pesquisa Coronavírus e seu Impacto no Brasil. Esse levantamento foi realizado por meio de questionários online, e obteve 1.090 respostas, de todas as regiões do Brasil.


Pesquisa 2

Apenas 19% dos entrevistados da pesquisa planejam com alguma convicção uma viagem de lazer ainda este ano. O restante ou ainda não pensa em datas ou só vislumbra essa possibilidade para 2021 - 41% dos entrevistados estão convictos de pegar a estrada ano que vem. O Nordeste é o destino mais lembrado.


Leitos e UTIs

Nesta semana, a rede municipal de saúde de Guarujá ganhou o reforço de 26 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de suporte avançado, todos específicos aos pacientes infectados pelo novo coronavírus. Leia matéria completa na página 3.


Cubatão

O Tribunal de Justiça (TJ-SP) julga ação contra regulamentação do transporte alternativo de Cubatão. Se for proferida sentença contrária à atual regulamentação, a Prefeitura pode encaminhar à Câmara uma nova proposta legislativa.

Justiça

Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) demonstram que o Brasil é um dos países com o maior sistema judiciário do mundo, com 92 tribunais. Não só isso, mas também um enorme número de processos em tramitação, cerca de 80 milhões. Neste cenário, é fundamental que a administração seja eficiente e um dos melhores caminhos para isso é o uso pleno da tecnologia.

Santos - Sindest é contra volta às aulas

Famílias dos alunos da rede municipal e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem participar da pesquisa de opinião sobre a possível retomada gradual das aulas presenciais até o dia 10 de agosto. O questionário está disponível no Santos Portal.

Para o presidente do sindicato dos servidores estatutários municipais de Santos, Fábio Marcelo Pimentel, o retorno dos alunos da rede pública às aulas, enquanto perdurar a pandemia seria “um absurdo, uma irresponsabilidade sem tamanho da prefeitura”. Fábio afirma ainda que o prefeito Alexandre Barbosa (PSDB) “sofre pressão da rede particular” pela reabertura.

Regularização Guarujá caminha para continuar sendo a cidade que mais regulariza imóveis no Estado de São Paulo – de acordo com levantamento da Associação dos Registradores Imobiliários. Isso porque está em curso o levantamento topográfico, execução de projetos de parcelamento, cadastramento e qualificação das moradias de 26 comunidades do Município. O objetivo é tornar mais 15.870 famílias legalmente donas de suas casas.

Regularização 2

Esse trabalho foi iniciado em novembro de 2019. Essas 15.870 famílias se somarão às mais de 1.900 que tiveram títulos já viabilizados em Morrinhos III e outras 1.200 que estão em vias de ser entregues para os moradores de Santa Cruz dos Navegantes.

Regularização 3

Serão atendidos os núcleos da Barreira do João Guarda, Cantagalo, Mangue Seco, Vila Bandeirantes, Maré Mansa, Vila Funchal, Vila Nova, Nova República I, Nova República II, Vila do Padre, Deus me Deu/Vila Áurea, Pedreira Matarazzo e Vila Rã/Sossego/Areião.


Habitação A Prefeitura de Guarujá segue com projetos habitacionais em andamento que, quando somados, resultam na maior produção de moradias de Guarujá em 19 anos. Com a entrega das primeiras 180 unidades do Parque da Montanha, no final de julho, os 400 apartamentos da primeira fase do Projeto Enseada – em 2018 – e a finalização da construção de mais 394 moradias do próprio Parque da Montanha, a expectativa é que até o final de 2020 a Cidade chegue à marca de 974 unidades habitacionais produzidas, superando as 937 realizadas entre 1997 e 2016.

Saúde Guarujá

Repercutiu muito no site do JC, na Prefeitura, Câmara, meios políticos e nas redes sociais matéria publicada na última edição, que destacou o trabalho da diretora de Saúde de Guarujá Patrícia Cordeiro. Ela é formada em gestão pública e pós graduada em urgência e emergência em saúde pública, pelo renomado Hospital Sírio libanês. Patrícia, portanto, entende do traçado. Ela trabalha pela desburocratização e humanização no atendimento aos pacientes. É indicação pessoal do prefeito Válter Suman.


#SEECLAG #SindicatodosZeladoreseAuxiliares #VálterSuman #Eleição2020 #RenatodoGama #Beirute #Líbano #PortodeSantos #Ibama #Cetesb #PrefeituradeGuarujá #EducaçãoGuarujá #professoresGuarujá #GovernodoEstadoSP #PraiaGrande #MinistérioPúblicodeSãoPaulo #HospitalIrmãDulce #Coronavírus #TribunaldeJustiçaSP #ConselhoNacionaldeJustiça #PauloAlexandreBarbosa #PrefeituradeSantos #SaúdeGuarujá

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato Comercial