Buscar

BASTIDOR POLÍTICO

Muita repercussão

A manchete e matéria do Jornal da Cidade Litoral da última edição “Divulgação dos salários de funcionários públicos de Guarujá” deu muita repercussão, especialmente junto à população, classe política e até mesmo em funcionários públicos que ganham pouco. A matéria, baseada em dados reais segundo os próprios funcionários consultados por nossa reportagem, mostrou salários brutos de até 52 mil reais.


Muita repercussão 2

Durante a semana, a redação do Jornal da Cidade recebeu mais denúncias sobre supersalários de funcionários públicos de Guarujá. Agora, se fala em salário bruto de até 130 mil reais.


Muita repercussão 3

Nossa fonte é um funcionário público que abriu o bico. “Isso não é justo, a grande maioria dos funcionários da PMG ganha menos de R$ 5 mil/mês. Só a elite chega a esses números revoltantes para nós e para a população”. Estamos apurando esses novos números denunciados.


Muita repercussão 4

Há décadas se fala sobre a possibilidade de existência de marajás na Prefeitura. Agora, com a pandemia do coronavírus, crise na saúde, desemprego, falências e economia em baixa, a verdade poderá vir à tona.


Muita repercussão 5

Registre-se que o Jornal da Cidade não visou, nem visará, expor a ninguém. Ao contrário, a pretensão do JC é tentar fazer com que essa “elite do funcionalismo público” dê sua parcela de colaboração nesse momento de pandemia. Poderia ser em cestas básicas, doação de parte dos salários para o CRPI, APAE e APAAG, que estão precisando de apoio. Seria uma ação altruísta que, com certeza, repercutiria bem para o funcionalismo público como um todo. Afinal, o desemprego e a fome estão batendo à porta dos menos favorecidos.



O campeão do reality culinário “Mestre do Sabor 2020”, foi o chef caiçara Dário Costa. Após a decisão no dia 23, uma polêmica se instalou nas redes sociais. A Prefeitura de Santos e o prefeito Paulo Alexandre parabenizaram o “santista” pela conquista. Moradores de Guarujá “invadiram” os posts para explicar que apesar de ter apenas nascido em Santos, Dário é morador de Guarujá e empresário em Santos.

Caiçara do mundo

Surfista, pescador e especialista em frutos do mar, Dário é dono do restaurante Madê, em Santos, e se formou em Gastronomia na São Judas - Unimonte, em 2012. Tem 32 anos, nasceu em Santos e mora em Guarujá. Conheceu o mundo da gastronomia na Nova Zelândia, quando começou na limpeza de um restaurante e subiu até virar cozinheiro. Também trabalhou na Itália e em navios na Indonésia. O vencedor diz que usará o prêmio de R$ 250 mil para pagar suas contas e que vai cumprir a promessa de levar sua equipe para um passeio de barco em Guarujá.

Protocolo Covid-19

Desde o começo da pandemia do novo coronavírus até o momento, a Prefeitura de Guarujá fez 23 mil testes – entre sorológicos e RT/PCR. E para a realização deles, o Município adota um protocolo que consiste em testar apenas pacientes que tenham sintomas de Síndrome Gripal (SG), de acordo com prévia avaliação médica. O RT/PCR é considerado o padrão-ouro para detecção da covid-19. A amostra é colhida utilizando um cotonete (swab) nas narinas e garganta do paciente. O munícipe pode ser submetido à testagem de acordo com a recomendação médica, em especial quando procura uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Protocolo Covid-19 2

Após o período de sintomatologia mais aguda – cerca de 10 a 14 dias -, o exame mais indicado é a sorologia (teste rápido). Os testes rápidos também podem ser feitos em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USAFAs). A Divisão de Vigilância Epidemiológica é responsável por receber as notificações, tabulá-las e enviá-las ao Ministério da Saúde e, consequentemente, ao boletim epidemiológico diário.

Câmara de Praia Grande

A Câmara de Vereadores de Praia Grande aprovou um projeto de lei complementar que institui a criação do Sistema Municipal de Cultura. De acordo com a Prefeitura, autora do projeto, a medida tem o objetivo de implementar e administrar políticas públicas culturais na Cidade. O projeto segue para sanção do prefeito Alberto Morão. Com a implementação do sistema, os membros do Conselho Municipal de Política Cultural deverão ser escolhidos. A partir do plano, haverá a instauração do Fundo Municipal de Cultura, que contará com recursos destinados pela Lei Orçamentária Anual de Praia Grande, dentre outras fontes de receita. Com o fundo, moradores e empresas poderão solicitar recursos para a realização de projetos culturais.

Dança de Rua

Os agentes culturais e coreógrafos Marcelo Cirino e Claudinho Black e Cia estarão juntos no domingo dia 26 de julho, às 22h, numa super live "Dança de Rua". Com o tema: Cultura de Rua em Ação! Claudinho é conhecido por ser um militante da Cultura Hip Hop na Baixada Santista e Brasil, da Old School, dançarino respeitado no país. A transmissão ao vivo será pela página do facebook - www.facebook.com/marcelo.cirino.5

Correios é notificado pelo Procon Guarujá

Encerrou dia 24 de julho, o prazo para que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, os Correios, da Avenida Puglisi, 684, no Centro de Guarujá, apresente resposta sobre notificação aplicada pela Fundação Regional do Procon do Estado de São Paulo.

A ação surgiu após o Procon Guarujá receber uma série de ligações de munícipes reclamando por não receberem em casa, correspondências e encomendas. A empresa pública federal é responsável pela execução do sistema de envio e entrega de correspondências no Brasil.

Na notificação, a Fundação Procon cobra informações sobre volume de entregas não efetuadas; horário e localização das agências na Cidade; como consumidores serão estornados; área de abrangência; localidades de difícil acesso ou de risco; encomendas enviadas; motivos das filas nas agências; entre outros.

A notificação tem como base o parágrafo 4º, do artigo 55, da lei federal 8.078/90, do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, que estabelece que “os órgãos oficiais poderão expedir notificações aos fornecedores para que, sob pena de desobediência, prestem informações sobre questões de interesse do consumidor, resguardado o segredo industrial”.

De acordo com o diretor do Procon Guarujá, Alexandre Cardoso, “muitos consumidores nos procuraram para se queixar do deslocamento até a central de distribuição dos Correios no centro da Cidade para retirada, tendo, inclusive, que sairem de casa e enfrentarem filas na agência, o que os preocupa, principalmente neste momento de pandemia do novo coronavírus”.


#PrefeituradeGuarujá #Guarujá #SupersaláriosGuarujá #FuncionalismoGuarujá #ProconGuarujá #Correios #PrefeituradeSantos #Santos #MestredosSabores2020 #FundaçãoProcon #CâmaraPraiaGrande #PraiaGrande #Covid19 #DançadeRua

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato Comercial