top of page
Buscar

BAIXADA SANTISTA VAI INICIAR PLANO COM AÇÕES DE MOBILIDADE NÃO POLUENTES



Impulsionar ações de mobilidade urbana sustentável e de baixo impacto poluente nos municípios, este é o objetivo do Plano Regional de Mobilidade Sustentável e Logística da Baixada Santista (PRMSL-BS). A iniciativa está prevista para começar no próximo mês, com recursos do Programa Euroclima+, da União Europeia, que financia ações de mitigação e adaptações aos efeitos das mudanças climáticas.

A abrangência do plano foi apresentada ao Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), realizada por videoconferência com a participação de 50 pessoas, entre prefeitos e representantes dos nove municípios, além do bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa. Técnicos da Câmara Temática (CT) de Mobilidade e Logística do Condesb e representantes da agência e empresa francesas apresentaram o projeto.

A iniciativa conta com apoio financeiro de 500 mil euros (cerca de R$ 3 milhões) da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e tem prazo de 15 meses para conclusão. A Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) acompanhará e direcionará os trabalhos junto com a CT Mobilidade e Logística. O início dos trabalhos será focado no levantamento de dados para diagnóstico da região.

O PRMSL-BS tem como metas reduzir as emissões de gases do efeito estufa (GEE), de partículas poluentes e o consumo de energia não renovável, para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Medidas de redução das desigualdades de renda e a melhoria da qualidade de vida da população em toda a região também estão incluídas em seus propósitos, além da questão de gênero, tendo em vista que na identificação prévia do plano foi verificado que mulheres utilizam mais o transporte público e sofrem com falta de segurança.

O PRMSL-BS comportará também incentivo ao uso de modais não motorizados como bicicletas, com implantação e integração de ciclovias, além de ampliação de áreas verdes e melhoria de calçadas e travessias acessíveis, e uma hidrovia interligando os municípios de Bertioga, Guarujá e Santos.


bottom of page