Buscar

BAIXADA SANTISTA RECEBE R$30 MILHÕES PARA NOVOS LEITOS


A Baixada Santista é a segunda região mais impactada no estado em números absolutos de casos e de óbitos causados pela COVID-19, com crescimento superior a 68% em maio.

Com a verba foram disponibilizados 50 novos leitos de UTI e 300 leitos clínicos para os municípios de Santos, Praia Grande e Itanhaém. Os recursos já foram liberados para as prefeituras. Os municípios com necessidade de abertura de novos leitos na região foram mapeados por meio de um estudo da Agência Metropolitana da Baixada Santista, com participação de todos prefeitos.

“A taxa de ocupação de leitos na Baixada Santista superou 80% em cidades como Itanhaém. Os leitos anunciados hoje serão disponibilizados em Santos, Praia Grande e Itanhém, mas vão abranger os nove municípios da região”, afirmou Marco Vinholi.


CONDESB QUER TRANSFERÊNCIA DE PACIENTES DE FORA

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), que reúne os nove prefeitos da região, além dos leitos, solicitou a transferência de pacientes que não são da região. O presidente do Condesb, e prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, cita casos de pessoas que buscaram tratamento na Baixada Santista mesmo sendo de fora da Baixada Santista.

“Tivemos casos, em Guarujá, de pacientes de fora da Baixada que estão sendo atendidos. Nosso pedido é que o estado possa transferir para outras regiões que estejam com taxa de ocupação de leitos baixa”, declarou.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado afirma que, conforme fluxo definido pelo Ministério da Saúde, o paciente que apresentar sintomas de Covid-19 pode procurar uma unidade da rede primária de saúde, como UBS (Unidade Básica de Saúde,) para atendimento inicial, pois estas são as “portas de entrada” do SUS.

A internação é indicada especificamente aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com atendimento nos hospitais mais complexos, para tratamento em leito de enfermaria ou UTI, com suporte clínico de acordo com a necessidade específica. O Hospital Emílio Ribas II, neste momento, possui taxa de ocupação dos leitos de UTI em 60%.


#EmilioRibas #GovernodoEstadoSP #BaixadaSantista

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato Comercial