top of page
Buscar

BAIXADA SANTISTA DEFINE NOVAS MEDIDAS PARA ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS



As cidades da Baixada Santista anunciaram no dia 26, novas medidas relacionadas ao enfrentamento do coronavírus, após videoconferência entre os prefeitos da região que compõem o Comitê Metropolitano de Contingenciamento do Covid-19. As decisões, colocadas em prática já a partir deste dia, estão relacionadas a transporte público, alimentação escolar, saúde e economia.

Conforme decisão conjunta entre os prefeitos, o controle de acesso aos municípios está mantido como ação estratégica para evitar a vinda de turistas para a região. Será encaminhado ao Estado pedido de apoio na fiscalização destes pontos. As restrições aos comércios também continuam.

No transporte público, as cidades determinarão às concessionárias que adotem medidas para reduzir a quantidade de passageiros nos ônibus e garantir o distanciamento entre os usuários, além do reforço da higienização nos coletivos entre as viagens. Também será criada, de forma metropolitana, uma linha de transporte especial para profissionais que atuam nas áreas relacionadas a serviços essenciais como Saúde, Segurança e Assistência Social.

Outra decisão refere-se à alimentação escolar. As cidades da Baixada Santista farão a distribuição de kits, cestas básicas ou refeições às crianças que pertencem às redes municipais de ensino. Os municípios pedirão ao Estado repasse de recursos para a merenda escolar para que a medida possa ser mantida. Caberá a cada cidade definir a melhor forma de distribuição da alimentação.

Além disso, o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista (Condesb) e os municípios encaminharão em caráter de urgência uma nota técnica à União e Governo do Estado para repasse de insumos, máscaras, luvas, respiradores e outros equipamentos necessários para o enfrentamento da pandemia na região, que ainda não chegaram.

Também está sendo solicitado ao Estado e à União maior volume de vacinas para campanha contra a gripe, que neste momento prioriza idosos e profissionais da Saúde.


Economia da região

Prefeitos da região também estudam o enfrentamento da pandemia sob o aspecto econômico e pedirão a suspensão imediata do pagamento de dívidas e empréstimos ao Estado e à União. Também irão solicitar ao Tribunal de Justiça (TJ) a suspensão dos precatórios dos municípios.

Um dos objetivos é suspender financiamentos obtidos junto a órgãos federais para obras de infraestrutura. “Os compromissos continuam, mas a receita despenca. Nossos recursos precisam estar concentrados na área de saúde”, disse o prefeito Paulo Alexandre.

As medidas conjuntas reforçam não só a manutenção das restrições ao comércio, mas que os estabelecimentos comerciais que possam ficar de portas abertas e adotem medidas preventivas de distanciamento social, uso de delivery e de álcool gel.


bottom of page