top of page

Artesãos poderão participar da Festa de Iemanjá em Guarujá

  • Foto do escritor: Carine Bernardino
    Carine Bernardino
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) publicou nesta terça-feira (27), edital de chamamento público para a seleção de artesãos que desenvolvam trabalhos relacionados à cultura de matriz africana, interessados em expor e comercializar peças na 20ª Festa de Iemanjá da Cidade, que acontece neste domingo (1º).

 

Serão disponibilizadas 15 vagas para artesãos realizarem a exposição e comercialização de produtos artesanais com temática ligada à cultura afro-brasileira, religiosidade de matriz africana e à Festa de Iemanjá, promovendo a valorização cultural, o respeito à diversidade religiosa e o fortalecimento da economia criativa local.

 

As inscrições serão gratuitas e devem ser realizadas nesta terça (27) e quarta-feira (28), presencialmente, na Secult, mediante apresentação dos seguintes documentos: ficha de inscrição preenchida, disponível no link https://www.guaruja.sp.gov.br/plataforma/wp-content/uploads/2026/01/27-0U3Tt641r1-2026.pdf (QR code na foto); cópia do RG e CPF; comprovante de residência; breve descrição dos produtos que serão expostos e fotos dos trabalhos artesanais (quando houver).

 

Poderão participar deste chamamento pessoas maiores de 18 anos, que atuem com artesanato de matriz africana e que apresentem produtos compatíveis com a temática da Festa de Iemanjá, tais como imagens, símbolos, elementos religiosos; guias, colares, biojoias, adereços, indumentárias, tecidos, esculturas, cerâmicas, pinturas, objetos decorativos e outros produtos artesanais relacionados à cultura afro-brasileira.

 

Seleção

A seleção será realizada por comissão designada pela Secult, observando a adequação dos produtos à temática da festa; a valorização da cultura de matriz africana; a qualidade e originalidade do trabalho artesanal e a diversidade dos produtos apresentados.

 

O resultado final da seleção será divulgado no dia 29 de janeiro nos canais oficiais da Prefeitura e Secult. Os artesãos selecionados deverão comparecer no local e horário estabelecidos pela organização do evento; responsabilizar-se pela montagem e desmontagem de seus espaços; zelar pelo espaço público e pelos materiais utilizados e respeitar o caráter cultural e religioso da Festa de Iemanjá.

 

“Esta iniciativa visa democratizar o acesso aos espaços públicos de Guarujá, além de permitir que a economia criativa seja fortalecida em nossa Cidade”, ressalta o secretário de Cultura, Marcelo Wallez.

 



 
 
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Jornal da Cidade - logotipo

Rua Joel Nascimento Santos, 119

Jardim Santa Maria, Guarujá/SP - CEP 11432-140

Telefone: (13) 99733.4035

silvia-santanna@hotmail.com 

bottom of page