Buscar

APLICATIVOS DO TSE PERMITEM ACOMPANHAR OS RESULTADOS DAS ELEIÇÕES 2020


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza dois aplicativos que conferem ainda mais transparência ao processo eleitoral. Por meio do app Resultados, qualquer pessoa pode acompanhar e obter os resultados das eleições em sua cidade a partir dos votos já apurados. Já o Boletim na Mão disponibiliza ao cidadão uma cópia digital dos resultados das seções eleitorais, possibilitando que o eleitor atue como um fiscal das ações durante o pleito.

Os dois aplicativos podem ser instalados gratuitamente em qualquer dispositivo móvel (smartphone ou tablet), bastando apenas ter acesso às lojas Google Play e App Store. Ambos se destinam ao público em geral.

O objetivo dos aplicativos é facilitar o acesso de eleitores e da sociedade em geral ao resultado das Eleições Municipais de 2020. Todos podem ter acesso ao aplicativo, que mostra dados de forma rápida, transparente e sucinta para pesquisa direta por parte de qualquer interessado.


JUSTIFICATIVA ELEITORAL

No dia da votação – para o eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral (em outra cidade). Nas eleições municipais de 2020, a justificativa deverá ser realizada por meio do aplicativo e-Título. O aplicativo conta com o sistema chamado Justifica Brasil que, utilizando recurso de geolocalização, detectará se o eleitor não está, de fato, na cidade onde deveria votar. O e-Título é gratuito e tem versões compatíveis com os sistemas operacionais iOS e Android. Para baixá-lo, basta procurá-lo na loja de aplicativos do seu dispositivo móvel ou acessar o hotsite do título de eleitor.

A partir do dia seguinte à votação – para o eleitor que se encontrar impossibilitado de votar no dia da eleição e/ou estiver fora do seu domicílio eleitoral. A justificativa pode ser solicitada on-line, em qualquer cartório eleitoral por escrito, ou via postal. Não há limitações para o número de vezes que o eleitor pode justificar o voto.

A justificativa de ausência às urnas poderá ser enviada pela internet, a partir do dia seguinte à votação, por meio do Sistema JUSTIFICA - uma justificativa para cada turno de eleição. Via Sistema, o eleitor receberá um número de protocolo para consulta e informações pelo e-mail cadastrado.

Atenção: as justificativas de ausência às urnas de eleições anteriores, após transcorrido o prazo, continuarão disponíveis para consulta e acompanhamento. A Justificativa após as eleições começa a partir do dia seguinte à eleição e o eleitor tem 60 dias após cada turno.

O eleitor inscrito que se encontrar fora do país, no dia das eleições, tem o prazo de 30 dias, a partir da data que retornar ao Brasil, para procurar o cartório de sua zona eleitoral e justificar a ausência às urnas.


#Eleições2020 #JustiçaEleitoral #Tribunalsuperioreleitoral