Buscar

ALUNOS DA FATEC FABRICAM ITENS PARA AJUDAR NA LUTA CONTRA COVID-19


Fatec de Praia Grande está entre as unidades que produzem itens como álcool em gel, máscaras e respiradores




Centenas de alunos da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de São Paulo estão produzindo itens hospitalares para ajudar na luta contra o coronavírus. Ao todo, participam da ação sete unidades do interior, duas da capital e Praia Grande.

Com conhecimentos variados da área de exatas, os universitários se uniram numa rede de solidariedade e já entregaram mais de duas toneladas de álcool em gel e 6 mil máscaras para secretarias regionais da saúde. Eles também estão consertando respiradores e aguardam a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para doar aparelhos que eles próprios criaram, a fim de aumentar o número de leitos nas UTIs.

“É importante que esses materiais sejam entregues o mais rápido possível, pois estão em falta no mercado e nos hospitais. Por isso, a nossa ideia é ampliar o projeto para várias regiões, já que temos campus espalhados por diversas cidades”, diz Leonardo Argollo, presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE) da faculdade.

O objetivo encontra respaldo no retrato geográfico da covid-19. De acordo com um estudo da Unesp, feito por pesquisadores do Centro estadual de Contingenciamento do Coronavírus, nove dos 10 polos envolvidos na iniciativa estão nas rotas de dispersão da doença no Estado. Em todo o Estado, há 63 campi em 67 municípios.

Segundo Argollo, o dinheiro e a as matérias-primas para as atividades vêm da iniciativa privada. Os universitários e professores também estão recebendo ajuda do Centro Paula Souza, entidade que administra as Fatecs e Etecs, para mapear os materiais que cada unidade precisa para a fabricação dos itens. Além disso, as Fatecs participantes criaram vaquinhas para colaborar.

“A faculdade pública tem o papel de devolver ao povo tudo aquilo que ele investe em nós”, destaca Argollo.


#FatecPraiaGrande #Fatec #CentroPaulaSouza #PraiaGrande