top of page
Buscar

BASTIDOR POLÍTICO

Direitos do Idoso

O prefeito de Guarujá, Válter Suman, empossou os membros do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI). A cerimônia aconteceu no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho e renovou o quadro do colegiado para o próximo biênio (2019/2021).

Direitos do Idoso 2

“A nossa missão é cuidar das pessoas, principalmente, na fase em que elas mais necessitam, proporcionando uma melhor qualidade de vida. Já conseguimos avanços importantes, mas, ainda há muito por conquistar. Por isso é fundamental o diálogo e as parcerias”, afirmou o prefeito Válter Suman.

No cheiro

O agente ambiental pode analisar de forma perceptiva e tipicamente sensorial a emissão de substâncias odoríferas na atmosfera, conforme o parágrafo único do artigo 33 do Decreto Estadual 8.468/76. Com base nesse entendimento, a 2ª Câmara Reservada ao Meio Ambiente do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a validade de uma multa aplicada pela Cetesb ao Terminal de Granéis do Guarujá (TGG) em razão da emissão de poluentes na atmosfera.

PP com PSL?

Nos bastidores fala-se sobre a possível união entre o PP e o PSL de Guarujá para as eleições do ano que vem. Aguardemos.

PSL estadual

O deputado federal Jr. Bozzella assumiu a presidência do PSL no Estado de São Paulo. O deputado ficou fortalecido no partido pela lealdade ao lado do presidente nacional Luciano Bivar e contra a “tomada de partido” dos Bolsonaro.

PSL Guarujá

Em Guarujá, está cada vez mais certa a ida do ex-vereador Gilberto Benzi para o PSL. Em se confirmando, Benzi pode assumir a presidência local. A vice-presidência será ocupada por Vladimir Vieira (Vadico da Prainha).

PSL Guarujá 2

Não se sabe ao certo as pretensões do PSL em Guarujá. Entretanto, o ex-vereador Benzi ocupou cargo de secretário na atual administração e possui uma dezena de indicações no governo Suman. Não parece que isso irá acontecer, mas no caso de um rompimento, seria necessário saber, por exemplo, como ficaria a situação do secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário, Alexandre Trombelli, indicação de Benzi. Alexandre iria com Benzi ou fica com Suman? E os outros indicados?

No Sindaport

Neste sábado, no Sindaport (Santos) acontece a filiação do deputado estadual Paulo Corrêa Jr. ao Democratas. A solenidade deve contar com a presença do vice-governador Rodrigo Garcia. Com a ida de Corrêa para o DEM, Dedé do Adélia deve seguir os passos do deputado e assumir a presidência do partido no Guarujá com a pretensão de ser pré-candidato a prefeito.

No PSDB

Confirmando a possibilidade ventilada anteriormente por esta coluna, o advogado e pré-candidato a prefeito André Guerato assinou sua filiação ao PSDB. Os Tucanos conversaram, anteriormente, ou simultaneamente, com o prefeito Suman e o pré-candidato Calmon.

O prefeito Válter Suman, mesmo tendo um perfil de centro direita, preferiu permanecer no PSB por uma questão de gratidão ao partido que o ajudou a se eleger prefeito. Suman já tem em suas fileiras para a reeleição: PSB, PTB, PSD e MDB.

Fica no PRTB

O advogado Miguel Calmon preferiu se manter no PRTB, do presidente nacional Levy Fidelix. Mas não é descartada a possibilidade dele ainda trocar de partido. Em Guarujá, quem comanda a sigla é Paulo Vilela Cochola. Ele é muito próximo a Calmon.

Emergência SAMU

Já foi sancionada no diário oficial a Lei Municipal 4.741, que dispõe sobre a obrigatoriedade de todas as novas edificações, erguidas na Cidade, disporem de elevador com espaço suficiente para transportar maca. A iniciativa é originária de Projeto de Lei do vereador Luciano de Moraes Rocha (MDB), e atende sugestão de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Monitoramento

A Prefeitura de Guarujá inaugurou o Centro de Controle Operacional do Transporte Público (CCO). A unidade está localizada no Mirante do Morro da Campina (Morro do Maluf) e terá a função de monitorar, em tempo real, a frota de ônibus municipal, que conta com 162 veículos.

Monitoramento 2

O sistema fornece informações via GPS e por câmeras instaladas nos terminais. Com a nova tecnologia, é possível consultar a localização, velocidade dos veículos, pontualidade, rota, parada e até notificações emergenciais. A estrutura dá mais agilidade na recepção e transmissão de informações, bem como na tomada de ações corretivas durante o transporte.

Monitoramento 3

“Hoje celebramos uma conquista importante para nossa Cidade. Remodelamos o transporte público com ônibus novos e equipados. Agora temos mais uma ferramenta de segurança para nossos usuários e de eficiência para o transporte. Futuramente, aqui também será instalada a nossa central de monitoramento. Com trabalho, o Município tem avançado” declarou o prefeito Válter Suman.

Trânsito

Neste domingo (22), das 9 às 15 horas, a Prefeitura de Guarujá leva à Praça do Povo, no Santa Rosa, o Projeto Educação para o Trânsito. O objetivo é conscientizar e mobilizar a população a fim de gerar segurança e paz no trânsito. A atividade é voltada para crianças e adolescentes. A iniciativa é da diretoria de Trânsito – Sedecon.

Mais Médicos

Guarujá conta com cinco vagas no Programa de Bolsa Integral, para o Curso de Medicina, no campus da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), por meio do Programa Mais Médicos. Enquanto a Unoeste paga todas as taxas, está construindo sua sede própria na Enseada, a Unaerp continua lá, ocupando prédio e terreno públicos sem pagar nem aluguel, nem IPTU. Complicado. Leia mais na página 6.

TCE Santos

As novas instalações da unidade regional do

(TCE-SP), agora sede própria do órgão, foram inauguradas, na avenida Washington Luís, 299, no Boqueirão. A inauguração contou com várias autoridades municipais, regionais e estaduais. O antigo prédio, entregue em 2013, funcionava na rua Vergueiro Steidel, 90, no Embaré. A unidade conta com 17 servidores. Os prefeitos de Guarujá, Itanhaém e Mongaguá, entre outras autoridades, marcaram presenças.

Cubatão e Bertioga

Até julho de 2020, servidores públicos passarão a ter, mensalmente, desconto de 14% sobre seus salários para contribuição previdenciária. A medida é destinada a estados e municípios com déficit nas contas previdenciárias. Na região, só Cubatão e Bertioga estão nessa situação.

Meliponicultura

O III Seminário de Meliponicultura do Litoral Paulista, com apoio das Secretarias Municipais de Cultura e de Meio Ambiente, na Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande foi proveitoso. O evento foi dedicado aos criadores de abelhas sem ferrão, e contou com palestras, vendas de produtos, sorteios e a presença de meliponicultores renomados, além de representantes da comunidade Guarani.

Meio Ambiente

O Programa Caminhos da Mata, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam – Sidnei Aranha), encerrou suas atividades de 2019. No total, foram realizadas 46 saídas ambientais, com aproximadamente 1.350 munícipes, incluindo escolas municipais, estaduais, particulares e também entidades assistenciais e Organizações Não Governamentais (ONGs) da Cidade.

bottom of page