top of page
Buscar

TEMPORADA DE VERÃO TERÁ SHOWS, FOGOS E VOLTA DE ARENA ESPORTIVA


Um dos assuntos apresentados pelo prefeito Válter Suman durante a entrevista exclusiva para o Programa Welinton Andrade e ao Jornal da Cidade é a mudança iminente nas normativas e regularização da temporada de verão 2019/2020.

Além do decreto nº 13.352/2019, que visa adequar ambulantes às regras de padronização e às normas técnicas, que vence em março do ano que vem, mas já está sendo colocado em prática por alguns comerciantes. O prefeito anunciou que está aberto o chamamento público – licitação, para empresa de eventos, que poderá explorar publicidade na orla da praia. Em troca, a empresa vencedora deverá investir em eventos nos bairros e na praia.

“Há três anos estamos realizando eventos por meio de parcerias, precisamos regulamentar e assim podermos promover eventos na Cidade com tranquilidade”, explica Suman.

De acordo com o edital, a empresa vencedora do certame deverá promover 15 shows e com isso será possível a realização de eventos como bailes da cidade, carnaval, eventos religiosos (festa de Iemanjá, Nossa Senhora de Fátima, Marcha para Jesus), festejos Natal Iluminado, Páscoa e ainda a queima de fogos do Réveillon.

“A orla está linda e iluminada, precisamos tirar Guarujá da sazonalidade, deixar de depender exclusivamente do Verão. Quanto mais a gente faz mais somos cobrados, por exemplo, somos cobrados por mais banheiros na orla, é inadmissível durante o Verão fila de pessoas para usarem banheiro dos quiosques, uma empresa com exploração de publicidade pode implantar estes equipamentos”, exemplifica o prefeito e acrescenta: “queremos definir critérios para essa exploração em relação aos ambulantes e comerciantes, para que possamos ter uma praia organizada e harmônica. Nossa proposta é começar já neste Verão”

Outra novidade, anunciada pelo prefeito é a possível volta do “Verão Vivo da Band”, para as praias de Guarujá. Os contatos já foram iniciados.

Ciclofaixa na Pitangueiras só depois da temporada

Um questionamento por parte da população é sobre a implantação da ciclofaixa na orla da Pitangueiras – que recentemente ganhou uma nova iluminação, o prefeito Válter Suman garantiu que este é um projeto para depois da temporada e que ele ainda está em processo de ouvir a população, ambulantes e comerciantes.

“Governar é definir prioridades e atender a maioria, outra coisa, é a importância da relação da municipalidade com o Ministério Público, que parte de recomendações fundamentadas com foco na preservação da vida, saúde, segurança e mobilidade, a criação de uma ciclofaixa na orla de Pitangueiras é uma condição pactuada. Essa recomendação do MP, que não vem deste mandato, por colocar em risco a vida de pedestres e ciclistas”, justifica.

Válter Suman explicou que há um grande projeto de reformulação de toda a orla, porém por não ser um projeto simples, será necessária uma medida emergencial. Nos últimos três anos, Guarujá ganhou diversas ciclofaixas como na Avenida Marjorie Prado, Antenor Pimentel e orla das Astúrias, entre outras. Neste quesito, comerciantes e ambulantes defendem que a ciclofaixa seja feita no calçadão de Pitangueiras que, segundo eles, é enorme na sua largura.

Mudança na gestão da cidade atrai investidores

“Guarujá hoje tem segurança jurídica, paz política e é uma cidade mais bem cuidada”, segundo o prefeito Válter Suman esta é a fórmula que vem atraindo investidores e investimentos para a Cidade.

O prefeito se refere aos investidores que vêm buscando Guarujá, para ampliação de seus negócios ou novos empresários. Como, por exemplo, o grupo proprietário do Shopping La Plage conquistou o direito de demolir o antigo prédio que era locado para sediar a Secretaria de Turismo e anunciou a expansão do empreendimento. Assim como uma construtora, que após um estudo de viabilidade econômica e financeira, decidiu investir mais de R$300 milhões em dois mega condomínios, um na praia das Astúrias e outro no Tombo. O prefeito também pontuou investimentos dos terminais portuários na ampliação da área de atracação e calado.

“Estamos fazendo o nosso melhor desde 2017, para recuperar a autoestima, orgulho e sentimento de pertencimento. Uma cidade bem cuidada, obras, zeladoria, avanços na saúde e educação, segurança, saneamento, temos avançado em todas as áreas da gestão. Estamos preparando a Cidade para um futuro promissor, gerando mais empregos, renda e oportunidades. Hoje Guarujá é o terceiro destino turístico do país mais procurando no réveillon”, definiu Suman.

bottom of page