Buscar

GUARUJÁ INCENTIVA COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS NAS PRAIAS

O alimento comercializado nas praias é tema de projeto que será desenvolvido em Guarujá nesta temporada de verão. Com o tema ‘Consumo Alimentar Consciente’, a ação visa, através da formação dos ambulantes, estimular a comercialização e consumo de um alimento mais saudável. Trata-se de uma parceria da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), com a Universidade Católica de Santos (UniSantos).

O projeto será iniciado pela formação dos ambulantes da Praia de Pitangueiras. A etapa inicial consiste em fazer um diagnóstico, a partir de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, com especialistas, através da coleta de dados com frequentadores das praias. O estudo terá a participação de nove docentes pesquisadores e 10 de pesquisa de campo, cujas atividades serão executadas ao longo de sete meses. 

Ainda na atividade, especialistas da UniSantos e técnicos da Semam vão sugerir novo cardápio com alimentos saudáveis, nutritivos e comercialmente viáveis. Os ambulantes serão capacitados por meio de workshops e oficinas ministradas pelos docentes dos cursos de Gastronomia e Nutrição da Universidade. Esses comerciantes aprenderão técnicas e receitas que preservam o valor nutricional e o sabor dos alimentos, assim como práticas de manipulação, higienização e o descarte correto de resíduos.

No início de dezembro, haverá reunião entre universidade, Prefeitura e ambulantes, quando serão repassados todo o passo a passo da formação. A análise técnica surgiu da necessidade e relevância da adoção de uma alimentação saudável, conforme explica a coordenadora técnica do projeto e do curso de Nutrição da Universidade Católica de Santos, professora e mestre, Valdete Lemes Stivanin.

“A promoção de um estilo de vida saudável, por meio de mudança das práticas alimentares, tem se tornado prioridade em políticas públicas de saúde em todo o mundo, associada à sustentabilidade social, ambiental e econômica. Sem dúvida, o ‘Consumo Alimentar Consciente’ beneficiará vendedores ambulantes capacitando-os para que sirvam um alimento mais saudável ao frequentador da praia, com técnicas dietéticas apropriadas”.

Além disso, a coordenadora frisa ainda que o curso de Engenharia Ambiental dará todo o suporte necessário às questões que envolvem resíduos sólidos. “Desde ações educativas sobre disposição correta dos diferentes tipos de resíduos gerados até a sua correta disposição". 

O secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Sidnei Aranha, frisa que é importante a adoção de técnicas de cocção e preparações sustentáveis dos alimentos. “Deste modo, devemos contribuir com o meio ambiente, em uma ação que trará impactos positivos na saúde, educação e no desenvolvimento econômico da Região. A expectativa é de que ao final do projeto, comerciantes estejam capacitados e que o frequentador das praias consuma alimentos mais saudáveis”, finaliza. 

Posts recentes

Ver tudo

BOLETIM CORONAVÍRUS SANTOS

Santos, 19 de novembro de 2020 – 18h Casos confirmados: 24.422 Suspeitos: 393 Internações: 181 (80 em UTIs) Recuperados: 18.939 (1.271 hospitalares) Óbitos (confirmados): 742 (35 em investigação) Test

BOLETIM CORONAVÍRUS GUARUJÁ

Guarujá, 19 de novembro de 2020, às 18 horas ✅ Confirmados: 9.857 (1.182 em isolamento domiciliar e 21 internados) ✅ Curados: 8.209 ✅ Óbitos: 445 (14 em investigação) ✅ Descartados: 14.096 ✅ Suspeitos

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato Comercial