Buscar

PROGRAMA DOCINHOS REALIZA DIVERSAS ATIVIDADES NESTA SEMANA

O Programa Docinhos, da Secretaria de Saúde de Guarujá (Sesau) está com programação especial, em alusão ao Dia Mundial do Diabetes (14). A programação vai até dia quinta (14) e inclui palestras, encontros e testes gratuitos de glicemia para a comunidade, que acontecerão na própria unidade (Avenida Manoel da Cruz Michael, 333 – Santa Rosa), quando também será comemorado um ano da nova sede.

Para pacientes que já fazem acompanhamento pelo Programa, serão realizadas palestras nutricionais e de conscientização a cerca do Programa Docinhos, além da tarde de culinária, que consistirá em aula de receitas com baixo carboidrato.

Também serão realizados na quarta-feira (13), testes gratuitos de glicemia capilar. O procedimento permite o conhecimento de índices de glicose durante o dia, e é feito a partir da coleta de sangue, geralmente de um dos dedos da mão do paciente.

O Programa Docinhos existe há quase 20 anos e é especializado em diabetes e obesidade infanto-juvenil. Pioneiro na Região tornou Guarujá a primeira cidade da Baixada Santista a desenvolver um programa voltado para este público. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. Telefone para contato é: 3383-2025.

Sobre a data – O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela Internacional Diabetes Federation (IDF) e, desde 2007, está incluído no calendário anual da Organização Mundial da Saúde (OMS). Possui o objetivo de mobilizar organizações públicas e privadas na busca de soluções para controlar a doença.

Confira a programação:

12/11 – 14 horas – Dinâmica em grupo “Entendendo os rótulos: será que tem açúcar?”

13/11 – das 9 às 12 horas – Teste de glicemia capilar com orientações gerais sobre insulina aberto ao público geral

14/11 – 9 horas - Palestra “Choosing Wisely, a importância de saber escolher: quando menos é mais” e conscientização sobre o Novembro Azul com Marcelo Masteguim, endocrinologista do Docinhos