top of page
Buscar

SAÚDE DE GUARUJÁ ESTUDA INTEGRAÇÃO DE ACUPUTURA NA REDE

Munícipes de Vicente de Carvalho, que retiram medicamentos de alto custo para problemas respiratórios na rede pública, poderão fazer parte de tratamento de acupuntura para melhora na qualidade de vida. O Atlas da Saúde é projeto piloto da Secretaria de Saúde (Sesau), em parceria com a Universidade Nove de Julho (Uninove), e visa integrar a acupuntura asmática na Rede Municipal de Saúde.

O estudo terá duração de três meses e as avaliações médicas serão feitas, semanalmente, no Centro de Recuperação e Fisioterapia do Guarujá (Avenida Ademar de Barros, 210 - Santo Antônio). A pesquisa é um desmembramento do Atlas da Poluição, estudo que identificou picos de poluição no Distrito portuário da Cidade, que resultou no acréscimo da retirada de medicações para problemas respiratórios na rede pública.

Foram realizados testes de espirometria - técnica que identifica a atividade pulmonar, com 30 pacientes selecionados (por iniciativa voluntária) para a pesquisa. A atividade foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Pae Cará, por fisioterapeutas da Universidade Católica de Santos (UniSantos) e é uma pré-avaliação para que os pacientes iniciem com a acupuntura.

A acupuntura consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratamento de doenças físicas e emocionais e está incluída nas Políticas Nacionais de Práticas Integrativas e Complementares (PNPICs), que visam a implementação de tratamentos alternativos na saúde pública.

A professora de farmacologia e coordenadora do Projeto, Viviani Rastelli explica que a medida visa avaliar o impacto da poluição na qualidade de vida da população. “Qualquer tipo de medicamento possui seu efeito benéfico e reações adversas. Em longo prazo, os remédios para asma podem levar à hipertensão, diabetes e osteoporose. A acupuntura visa melhorar a qualidade de vida para que os pacientes utilizem menos medicamentos e tenham menos risco de efeitos colaterais”.

Junto da professora, participam da pesquisa alunos de Farmácia, que utilizam o estudo para iniciação científica, residência multiprofissional e pós-graduação em acupuntura. Atlas da Poluição Em parceria com a Uninove, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Adventista de São Paulo (UNASP) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), a Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá (Semam) apresentou, em setembro, os primeiros resultados do Atlas da Poluição, estudo que identificou picos de poluiçãona área portuária da Cidade. O principal objetivo do Atlas é fornecer dados para que sejam criadas políticas públicas que visem melhorar a qualidade de vida da população da Cidade. O projeto tem duração de dois anos e está em seu nono mês de atividade. Para a pesquisa, são utilizadas bromélias barba-bode, que retém agentes poluidores em suas folhas, permitindo a coleta de dados precisos de poluição atmosférica. 

bottom of page