top of page
Buscar

BASTIDOR POLÍTICO

Repercutiu 

A entrevista exclusiva com o senador Major Olímpio (PSL), capa da última edição do JC repercutiu na região. Na matéria, a informação nova da possibilidade do senador concorrer ao governo de São Paulo, deu o que falar nos meios políticos.

Resposta do Procon Sobre denúncias de possíveis irregularidades em “promoções” de combustíveis em postos (somente para aplicativos) denunciadas pelo JC na edição passada, o Procon Guarujá nos enviou a nota que segue: “O Procon de Guarujá informa que já está ciente e vem monitorando a situação na Cidade, através de uma fiscalização rotineira junto a esses estabelecimentos. Dois locais, inclusive, já foram identificados e o Procon Guarujá aguarda posicionamento da Fundação Regional do Procon São Paulo, (órgão superior), que analisa quais medidas podem ser tomadas diante de tal prática”.

Escola responde O JC recebeu reclamações de leitores, referente ao carro de som da Escola Internacional Nova Geração. Na ocasião, ligamos para a Escola visando ouvir a outra parte e fazer o jornalismo correto. Não obtivemos retorno de Cida Rix, que não é diretora da instituição, mas sim mantenedora (uma espécie de dona ou diretora geral).

Escola responde 2 Após a publicação, a mantenedora Cida Rix fez contato informando que o serviço de som utilizado pela escola é autorizado e regulamentado pela PMG. Após a publicação da matéria da Escola, o JC recebeu também reclamações do som do carro do ovo de galinha e do ovo de codorna.

Como reclamar Reclamações e denúncias para o JC podem ser enviadas através do site www.jornaldacidadelitoral.com.br. Ou no nosso e-mail jornaldacidadelitoral@gmail.com.br – e no Whatsapp (13) 97421.6919. Garantimos o sigilo da fonte e a publicação só é realizada após a apuração de cada caso.

Educação Especial O JC não vai apoiar radicalismos, nem politicagens na Educação Especial. Vamos publicar a realidade e o que possa melhorar o atendimento às crianças especiais.

Educação Especial 2 Após a realização da Audiência Pública, o diálogo (entre pais, professores e Sedel) foi restabelecido, o Sedel Renato Pietropaolo, cumpriu com o que declarou para nossa reportagem e recebeu os professores críticos que não tiveram voz na audiência. “Realizamos a reunião com as professoras onde discutimos metas a curto, médio e longo prazo”. Os professores confirmaram o encontro com o secretário e ficaram otimistas para que algumas ações já sejam implantadas no início de 2020. Simancol Os mais jovens não conhecem o termo. Mas “Simancol” era utilizado para caracterizar determinada pessoa que não se “mancava” sobre determinada postura. O secretário de Obras e Infraestrutura Adilson Jesus estaria precisando de uma overdose de “Simancol” visando parar de aparecer em fotos com o prefeito e queimar a imagem do executivo perante o eleitorado. E olha que essa avaliação é de uma fonte do próprio governo. Recado dado.

Resultado O presidente da Câmara, vereador Edilson Dias, informou BP (Bastidor Político) que está satisfeito em ter encaminhado (com anuência do prefeito) parte da economia realizada por ele e vereadores no Legislativo para o armamento da Guarda Municipal. Os novos revólveres, coldres e coletes são da referida economia da Câmara e ajudarão a aumentar a segurança na Cidade. Para o ano que vem, Edilson (vereadores) e prefeito já garantiram um carro e duas motos também para a Sedecon. Caec em Ação Com diversas atividades gratuitas, o Projeto “Caec em Ação” terá a sua última edição do ano neste sábado (26). A 22ª edição vai rolar das 9 às 14 horas, no Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caec) Carlos César Fernandes Garcia, na Rua Iracema, s/n, no Parque Enseada - Guarujá.

Bertioga A população de Bertioga ganhou mais uma “Vila do Bem”. Depois de Chácaras e Boracéia, agora o Indaiá foi contemplado. A inauguração aconteceu ontem, sexta-feira (25). O espaço funcionará no prédio do antigo centro comunitário, na Rua José da Costa e Silva Sobrinho, s/n.

Ponto facultativo A Prefeitura de Guarujá decretou ponto facultativo na segunda-feira (28), pelo dia do Servidor Público. As repartições municipais fecham no sábado (26) e voltam a funcionar normalmente na terça (29). Porém, alguns serviços essenciais como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e coleta de lixo não sofrerão alterações. Rua de Lazer Mais uma edição do projeto Rua de Lazer acontece neste domingo (27), a partir das 14 horas, em Guarujá. Desta vez, a festa será na Comunidade Cantagalo, com personagens infantis, brincadeiras, oficinas de slime, de origami e apresentações artísticas e culturais. A iniciativa, aberta ao público, é realizada pela Secretaria de Cultura, com intuito de popularizar o acesso à arte e ao lazer. Praia Grande A Prefeitura de Praia Grande deu início a um novo capítulo sobre o futuro dos quiosques na orla. Um edital foi aberto para a construção de até 20 pontos para a exploração econômica, de uso gastronômico. Interessados devem apresentar as propostas até 25 de outubro. Esse é o segundo edital lançado em dois meses. O primeiro não teve interessados. Decisão judicial A cobrança para a emissão de licenças a veículos de turismo em Guarujá está suspensa. A medida atende decisão do Tribunal de Justiça transitada em julgado. Entretanto, permanece a exigência de cadastramento prévio dos veículos de turismo (a partir de nove lugares) e os que ingressarem na Cidade sem a licença afixada no parabrisa estão sujeitos a multa equivalente a R$ 5.010,00. Santos Comerciantes e prestadores de serviços (empreendedores) já podem aderir ao Programa de Incentivos Fiscais Santos Criativa, que prevê benefícios a negócios situados ou que vierem a se instalar nos bairros Valongo, Paquetá, Vila Nova e Centro. A isenção total ou parcial de tributos tem duração de dois anos, prorrogáveis por igual período, mediante requerimento.

Mulheres que Cuidam 

A Secretaria de Relações Sociais de Guarujá (Thaís Margarido), a partir da próxima quarta-feira (30) vai oferecer o serviço gratuito de psicoterapia para mulheres que cuidam de pessoas com deficiência. O programa intitulado ‘Mulheres que Cuidam’ tem o objetivo de oferecer serviço gratuito de terapia em grupo às mulheres que dedicam o seu tempo a cuidar e que, muitas vezes, não têm tempo de serem cuidadas. Outubro Rosa No mês de prevenção ao câncer de mama, mais conhecido como “Outubro Rosa”, as Unidades de Saúde da Família de Guarujá (Usafas) já realizaram mais de 120 mamografias e quase 390 preventivos. Outubro Rosa 2 Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o percentual da enfermidade em mulheres no Brasil é de 29%. O câncer de mama é, ainda, o tipo mais comum entre o público feminino no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Comunidade negra Ontem, sexta-feira (25), o prefeito de Guarujá, Válter Suman, deu posse à nova diretoria do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra para o biênio 2019/2021. A cerimônia aconteceu no Gabinete do Prefeito. ............................................................................ Prefeitura zera fila de tomografia, mamografia, holter, mapa 24 horas e teste ergométrico

A diretora de Regulação e Remoção da Saúde informa que estão zeradas as filas para os exames de tomografia, mamografia, holter, mapa 24 horas e teste ergométrico. Para esses exames ela garante atendimento em, no máximo, 30 dias. Patrícia destacou ainda ao JC que a fila para ultrassonografia, quando o atual governo assumiu era de 17 mil exames (um ano e meio de espera). Hoje, a fila é de 4.900 exames (seis meses de espera). A diretora, que é formada em gestão pública, agradeceu a confiança do prefeito Suman, além do apoio de emendas impositivas recebidas de vereadores e deputados, que garantem exames mais complexos e estrutura de transporte de pacientes para hospitais distantes acima de 50 km de Guarujá. O secretário de Saúde atual é o Dr. Vitor Hugo Canasiro.

bottom of page