top of page
Buscar

JOVENS APRESENTAM E VOTAM PROJETOS NA CÂMARA DE GUARUJÁ

No dia 16 de outubro, às 19 horas, os 15 estudantes que compõem o Parlamento Jovem de Guarujá apresentarão suas proposituras em plenário e, na sequência, votarão cada uma delas. A sessão deliberativa será acompanhada pelos 17 vereadores do Município, que poderão encampar os projetos aprovados e torná-los de fato leis municipais.

Todo o rito da sessão legislativa seguirá os padrões já previstos no regimento interno da Câmara Municipal de Guarujá. Na primeira parte, os vereadores juvenis apresentarão seus projetos e, na segunda parte, o tempo será dedicado à discussão e à votação das matérias. A condução dos trabalhos ficará a cargo de uma mesa diretora, também composta por estudantes

"Será o momento mais importante do Parlamento Jovem", resume Estevam Franscichini Jr, presidente da Escola do Legislativo de Guarujá – ELG.

Durante quase dois meses os estudantes vêm se preparando para a sessão deliberativa. Desde que foram empossados, em agosto, eles têm participado de aulas teóricas e práticas para entenderem melhor o funcionamento do parlamento municipal.

Na última semana, os vereadores juvenis concluíram as proposituras que pretendem apresentar em plenário.

"O foco, nessa reta final, é a viabilidade jurídica das propostas que eles pretendem apresentar e, também, se elas realmente são de atribuição do Poder Legislativo, para não incorrermos em vícios de iniciativa", explica o diretor.

Os representantes do Parlamento Jovem foram escolhidos através de eleições, ocorridas em junho, que reuniram mais de 2 mil estudantes de escolas municipais e estaduais. Todos são de turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. A posse foi no dia 27 de agosto.

Desde então, eles têm participado de várias atividades preparatórias, oferecidas pela ELG. "Temos trabalhado o funcionamento das sessões e das comissões e, principalmente, auxiliado na formatação das propostas que os jovens pretendem apresentar", detalha Estevam.

A proposta é que os estudantes aprendam, na prática, como funciona o Legislativo Municipal; vivenciem como se desenvolvem as relações entre o poder público e a comunidade e, sobretudo, deem a sua contribuição, com projetos, indicações, requerimentos, moções e demais proposituras.

bottom of page