Buscar

BASTIDOR POLÍTICO

Quer dialogar

O prefeito Válter Suman deixou claro sua determinação para que o secretário de Educação, vice-prefeito Renato do Gama, realize uma audiência pública para discutir a Educação Especial abertamente com pais e professores. Renato entretanto acha que esse não é o momento para uma audiência pública. A determinação do prefeito para a realização da reunião com pais e professores foi capa da edição do JDC, e vamos cobrar sua realização.

Educação Especial

Sobre o tema, a Secretaria de Educação enviou para a Comunicação da PMG informações sobre a Educação Especial, onde apresenta o setor sem nenhum problema. As informações “maravilhosas” foram transformadas em textos e repassadas para a imprensa. Um dos diretores da PMG ligou pedindo para veículos de informação “darem uma força, pois estamos com problema no setor” e publicarem a matéria.

Educação Especial 2

O JDC, baseado nas informações oficiais que a Educação e a Comunicação enviaram para a imprensa, fez contato com pais, professores e especialistas em Educação Especial. Pais (revoltados) disseram que o conteúdo da Educação é mentiroso (falam em escolas com 42 alunos para apenas 5 estagiários) e especialistas afirmaram ao JDC que as informações não correspondem à realidade da Educação Especial na Cidade. O segmento quer a audiência pública ordenada pelo prefeito e negada pelo secretário, vice-prefeito Renato do Gama.

Educação especial 3

A Educação não respondeu ao JDC sobre a reclamação de uma mãe e o reconhecimento de alguns perueiros que admitiram não saber lidar com crianças especiais. Também não foi respondido sobre os problemas dos pombos que defecam até mesmo nas mesas onde os alunos comem a merenda, levando a perigo de transmissão de doenças para os alunos. A Sedel também não respondeu sobre entrevista solicitada ao secretário Renato para o JDC. A falta de diálogo do secretário Renato pode causar sérios problemas no segmento.

Cadeira de vice

É por essas e outras que, gente do próprio governo, defende que a vaga na chapa de reeleição do prefeito Válter Suman seja composta por outro nome de vice. Afinal, não será fácil pedir votos para uma chapa com um vice que parece não estar nem ai para os problemas dos alunos especiais.

Eleição Litoral

Nem só de vice vive a eleição. Neste caso, no ano que vem, elegeremos prefeito e vereadores. No litoral, as articulações políticas já se iniciaram, como constatou o JDC há cerca de dois meses.

Eleição Litoral 2

Secretários, adjuntos, vereadores, suplentes, jornalistas, médicos, empresários e líderes comunitários já estão a todo vapor nas ruas das cidades da Região.

Autorizou ou não?

O secretário de Educação, vice-prefeito Renato do Gama, não atendeu nossa reportagem para esclarecer sobre assinatura em atestado de presença de pagamento de um funcionário da terceirizada Monte Azul, que não compareceria para trabalhar há pelo menos dois meses.

Autorizou ou não? 2

Nossa fonte garante que a assinatura para a Monte Azul fazer os pagamentos do funcionário que não trabalhou foi a do vice-prefeito Renato do Gama. Espaço aberto para o vice explicar os motivos de assinar presença sem o funcionário efetivamente prestar o serviço para a Prefeitura.

Jantar do CRPI

Anote na sua agenda, o 10º Jantar do Jornal da Cidade e Restaurante Chopp Halle com renda dos convites 100% para o CRPI será no dia 25 de outubro, às 20 horas. A primeira dama Edna Suman, o secretário Marcelo Nicolau e Conceição Vigas, mais uma vez, participarão do projeto. O valor total dos convites é depositado diretamente na conta do CRPI.

Repercutiu...

E muito, matéria da última edição onde o vice-presidente da CDL, empresário Jorge Castelão, criticou projeto do vereador Fernando Peitola, que poderia proibir clientes a estacionarem em frente aos próprios comércios na área de recuo (que é particular). Castelão tomou uma posição em defesa do comércio, dos empregos, e da Cidade.

Aceg calada

A posição da CDL é diametralmente oposta à da ACEG do Guarujá que finge ser cega, surda e muda e, em quase nada, representa os comerciantes (o atual presidente Jairo Nobre é dono de um mega quiosque em Pitangueiras, permissionário da PMG). “A ACEG só parece boa mesmo para realizar eventos com apoio ou dinheiro público da PMG e Comtur” desabafou um empresário.

Aceg inerte

Recentemente, alguns comércios foram citados pela Fazenda do Estado a pagarem diferenças de ICMS. Mesmo o Estado dando prazo de trinta dias para a defesa, a Aceg só realizou uma reunião com empresários para discutir o problema após o vencimento do prazo.

Saúde reage

O prefeito Válter Suman reuniu 50 representantes de diversos setores da saúde e parceiros para criar uma força-tarefa, visando intensificar as ações de combate à mortalidade infantil no Município. As estratégias envolvem atuação socioeducativa e cuidados que passam pelo pré-natal, aleitamento materno e planejamento familiar. Leia mais na página 3.

Estádio

Para garantir o funcionamento do Estádio Municipal Antônio Fernandes, o vereador Mário Lúcio (PR) apresentou proposta na Câmara que prevê a concessão do equipamento público à iniciativa privada. O tema deve ser discutido pelos vereadores nas próximas semanas e, também, analisado pelo prefeito Válter Suman.

Guarujá-Bertioga

O deputado estadual André do Prado (PL) e o vereador Naldo do Perequê (PPS) estiveram no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em busca de melhorias para a rodovia Ariovaldo de Almeida Viana. Eles solicitaram ao superintendente do órgão, Paulo Cesar Tagliavini, a transferência da administração da via conhecida como estrada Guarujá-Bertioga, nos km 4,5 ao 8,5, para a prefeitura de Guarujá.

Praia Grande

Praia Grande lidera a Baixada Santista no número de novos moradores entre os anos de 2018 e 2019. O município ganhou 5.927 habitantes durante um ano, contabilizando 325.073 munícipes. Com este número, a cidade se torna o terceiro município mais populoso da Baixada Santista. Os dados foram divulgados pelo IBGE.

Bairro Cachoeira

Atendendo moradores da Cachoeira, o vereador Edilson Dias solicitou, através de indicação em caráter de urgência, que o prefeito Valter Suman atue junto aos setores competentes da Prefeitura e efetue estudos com a concessionária de transporte público de Guarujá para alterar o itinerário das linhas 37 e 53 fazendo com que esses ônibus passem a circular no bairro de Cachoeira. “Esta medida atende às necessidades de milhares de moradores desta região da cidade, que utilizam diariamente o transporte público em Guarujá”, afirmou Edilson.

Lei do Uber

Autor da Lei 4.431/2017 que autoriza a Prefeitura a regulamentar o uso de carros particulares cadastrados em aplicativos para transporte remunerado de passageiros (Lei do Uber), o vereador Edilson Dias apresentou indicação ao prefeito Valter Suman para que o mesmo providencie agora a regulamentação do texto legal para que todos os seus efeitos possam ser aplicados pelo Poder Público. A medida deve favorecer centenas de desempregados da Cidade que atual como motoristas de Uber.

............................

Ong Black

A ONG Black & Cia do Brasil (leia-se Claudinho e amigos) realiza o projeto social “Estivadores Porto do Futuro” neste sábado, 7 de setembro, a partir das 14 horas embaixo do viaduto Florisberto Mariano, na entrada da Cidade. “Haverá entrega do prêmio “Rua Destaque do Ano” além de DJ´s, forró, dança, grafiteiros, motos e muito mais” garante Claudinho, presidente da Black & Cia. O projeto já é realizado em Santos e outros municípios.

A ONG é reconhecida pelo trabalho raiz de cultura de rua em comunidades e morros do Litoral. Um dos primeiros movimentos do Black & Cia foi o “0% Drogas, Fome e Violência” há mais de dez anos, quando também realizou Encontro Nacional de Cultura de Rua. Sempre priorizando a valorização da Cultura de Rua raiz.

Posts recentes

Ver tudo

BOLETIM CORONAVÍRUS SANTOS

Santos, 19 de novembro de 2020 – 18h Casos confirmados: 24.422 Suspeitos: 393 Internações: 181 (80 em UTIs) Recuperados: 18.939 (1.271 hospitalares) Óbitos (confirmados): 742 (35 em investigação) Test

BOLETIM CORONAVÍRUS GUARUJÁ

Guarujá, 19 de novembro de 2020, às 18 horas ✅ Confirmados: 9.857 (1.182 em isolamento domiciliar e 21 internados) ✅ Curados: 8.209 ✅ Óbitos: 445 (14 em investigação) ✅ Descartados: 14.096 ✅ Suspeitos

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato Comercial