Buscar

CÂMARA DE GUARUJÁ TEM VEREADORES JUVENIS


O plenário da Câmara Municipal de Guarujá oficializou a posse de 15 vereadores juvenis que foram eleitos para compor o Parlamento Jovem. Até o final do ano, eles deverão apresentar projetos que atendam as demandas dos jovens - e que poderão se tornar leis municipais.

Os candidatos foram escolhidos através de eleições, que reuniram mais de 2 mil estudantes de escolas municipais e estaduais - todos de turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. Cada unidade participante teve um representante eleito, que, a partir de agora, vai trabalhar para atender suas reivindicações.

Também foram eleitos suplentes para cada um dos 15 vereadores juvenis. Esses também foram empossados, juntamente com os titulares das cadeiras. Na ausência ou desistência de algum mandatário, eles assumem a vaga que eventualmente for deixada.

A iniciativa, capitaneada pela Escola do Legislativo de Guarujá (ELG), tem por objetivo trabalhar o exercício da cidadania entre jovens que estão na faixa etária de 14 a 18 anos. Na semana passada, titulares e suplentes passaram por um treinamento no Legislativo Municipal.

Realizada a posse, outros quatro encontros ocorrerão nos meses de setembro (dias 5 e 25) e outubro (dias 7 e 9), mas, desta vez, com foco na formação dos vereadores juvenis.

O mandato dos vereadores juvenis vai até o final deste ano. Todos os projetos que forem aprovados serão depois encaminhados à Mesa Diretora da Câmara que, por sua vez, poderá encampá-los, tornando-os de fato válidos e passíveis de promulgação.

As candidaturas foram definidas ao longo do último mês de maio, quando representantes da Escola do Legislativo de Guarujá (ELG) estiveram nas escolas participantes. Eles explicaram aos alunos sobre como funciona o projeto e a sua importância. E os postulantes interessados registraram suas chapas, anunciaram suas plataformas e fizeram suas respectivas campanhas.

A criação do projeto 'Parlamento Jovem' foi aprovada pelos vereadores guarujaenses em novembro 2018. A iniciativa segue moldes já adotados com sucesso em São Paulo, Belo Horizonte, Jundiaí, Votuporanga, dentre centenas de outras localidades.

Nesta primeira edição participam as seguintes escolas: EM Benedict Bilac (Perequê); EM Maria Aparecida Araújo (Morrinhos II); EM Dirce Valério (Tejereba); EM 1º de Maio (Jd. Boa Esperança); EM Ramos Camargo (Morrinhos III); EM Francisco Figueiredo (Santa Clara); EM Lúcia Flora (Jd. Progresso); EM Napoleão (Jd. Maravilha) EM Ivonete da Silva (Jd. Conceiçãozinha); EM Benedito Cláudio (Vila Alice); EM Lucimara de Jesus, (Santa Rosa); EM Gladston Jafet (Vila Ligia); E.E. Paulo Clemente Santini (Jardim Praiano); E.E Prefeito Domingos de Souza (Jardim Santa Maria) e E E Profa Lamia Del Cistia (Vila Aurea).

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato Comercial