top of page
Buscar

BASTIDOR POLÍTICO

Preocupado

Vice-presidente da CDL de Guarujá, membro da AEA (Associação de Engenheiros e Arquitetos) e gerador de empregos em Guarujá, Itapema, Santos e Bertioga, o empresário Jorge Castelão declarou ao JDC, que os segmentos que profissionais aos quais pertence estão preocupados com o projeto do vereador Fernando Peitola. A medida, entre outras coisas, prevê que qualquer veículo ocupe o estacionamento dos estabelecimentos no município, dentro do recuo legal de propriedade do comércio (entre a testada e a calçada).

Desemprego

Os segmentos temem, inclusive, que o projeto do vereador possa causar desemprego aos trabalhadores do comércio e prestadores de serviços, que perderão clientes, que não terão como estacionar seus veículos para as compras. O JDC tentou falar com o vereador, para saber um posicionamento dele sobre o polêmico tema, mas não obtivemos retorno. O espaço está aberto.

Repercutiu

Não foi pequena a repercussão da matéria de capa da última edição, onde foi publicada a fala de representante do secretário de Educação Renato do Gama em reunião com professores especiais. Nela, a Sedel vai contra uma ordem direta do prefeito Válter Suman.

Estratégia

Só o vice-prefeito e secretário de Educação Renato do Gama não notou, mas está ficando muito ruim para a imagem dele, a postura de falta de atenção (ou desprezo?) com professores, pais e alunos especiais na Cidade. Agora, o secretário, visando dividir os professores, determinou a realização de reuniões “isoladas” em cada escola. Como se os professores não estivessem juntos em grupos de Whatsapp.

Anote ai...

Se o secretário de Educação não cumprir a ordem determinada pelo prefeito Válter Suman para a realização de uma audiência pública para discutir os problemas da Educação Especial, enfrentará manifestação de pais e professores contra ele. É só pagar para ver.

Medo de vaias?

Estranhamente, o secretário de Educação, vice-prefeito Renato do Gama, não compareceu na Câmara para a posse de alunos como vereadores juvenis e suplentes, da Rede Municipal de Ensino. Nos bastidores, fala-se, que o secretário teria sido alertado sobre vaias contra ele no local.

Aplaudido

Quem representou a Educação na Câmara foi o secretário adjunto da Educação, professor João Pecchiore. Humilde, acessível e conhecedor do segmento, Pecchiore foi aplaudido pela galeria lotada de professores, alunos e familiares.

Conspiração

Uma conspiração pode estar em andamento neste momento numa Câmara ou Prefeitura do Litoral. Ela teria começado há alguns meses e está em pleno andamento, reunindo inimigos em comum, no estilo “o inimigo do meu inimigo é meu amigo”. A informação é que teria gente do Governo trabalhando ou torcendo pelo êxito dela.

Muito luxo

Afinal, quanto a secretaria de Educação gastou com os palestrantes Sérgio Cortella e Flávio Canto, e a despesa total do Simpósio da Educação, no luxuoso cinco estrelas Sofitel Jequitimar do Grupo Silvio Santos? Precisava ser lá secretário?

Escândalo

Anote ai. Em persistindo a falta de comunicação, respeito e diálogo por parte da Secretaria de Educação com funcionários, professores e ausência do secretário em reuniões com pais, conselheiros e conselhos de escolas, pode estourar uma novo escândalo na Sedel. Era o que professores comentavam, revoltados, na Câmara na última sessão.

Popular

O Restaurante Popular do Santo Antônio reabriu ontem, sexta-feira (30), para a população. Após um período de reformas, o equipamento da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) de Guarujá, passa a ser administrado pela Associação Casa Raoni. A cerimônia de reinauguração contou com um cardápio especial. O prefeito Válter Suman e o secretário Ronald Nicolaci trabalharam juntos pela reabertura do importante aparelho de assistência social.

Está livre

O ex-deputado federal Marcelo Squassoni (PRB) já saiu da prisão. Um habeas corpus impetrado por um dos diretores da Codesp, também preso, foi estendido para todos os acusados. Agora, o deputado poderá comprovar livre sua inocência na Justiça.

Cubatão e SV

As indicações (alerta) do TCE-SP fizeram as cidades com situação mais grave apertarem o cinto. Cubatão e São Vicente editaram decretos municipais limitando a margem de investimentos das pastas. Bertioga e Praia Grande negam existir irregularidade na execução orçamentária. Leia mais na página 3.

Turismo

O secretário de Cultura e Turismo do Guarujá, Marcelo Nicolau, está na Argentina participando de evento exclusivo para profissionais de turismo. O convite, segundo Nicolau, partiu do governo argentino, sendo que os custos com hospedagem e terrestre serão pagos pelas cidades por onde o secretário representará Guarujá (Tucamán, Salta, Córdoba, Santa Fé e Rosário).

...................................................................

CRÍTICAS CONTRA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUAM

No dia 19 de agosto, a reportagem do JDC enviou perguntas e solicitou as respostas até a quarta feira para a secretaria de Educação, o que não aconteceu. Confira abaixo o que foi perguntado e a resposta única (padrão) da Educação leitores (as).

Perguntas do JDC

1- Sobre o Simpósio de Educação realizado nos dias 12 e 13 de agosto de 2019 - A- Qual o custo da palestra de Sérgio Cortella ? B - Qual o custo da palestra de Flávio Canto ? C- Houve custo com o hotel Sofitel Jequitimar? D- Qual o custo total (geral) do evento? 2 – Educação Especial - A - Qual a providência tomada pela Sedel, após denúncia de mãe, protocolizada, que apontou despreparo de alguns condutores de “peruas escolares” relativas à inclusão.... A mãe reclamante não recebeu nenhum retorno ... A Educação não vai realizar cursos para preparar minimamente esses profissionais? B – Qual a data da audiência pública com pais e professores da Educação Especial, determinada pelo prefeito para a Sedel realizar? - 3 – Qual o valor pago no kg da banana oferecida na merenda escolar? - 4 – Os atletas da terceira idade recebem o mesmo tratamento dos mais jovens no custeio de despesas como ônibus, lanches... quando representam a Cidade (em competições)?

Resposta da Educação

“A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedel) de Guarujá destaca a sua responsabilidade com alunos e todos os educadores e profissionais da rede municipal de ensino, nos últimos dois anos e meio de gestão, em prol de uma educação de qualidade, nas mais diversas esferas. Pautada pela responsabilidade, a Secretaria explica que, as informações referentes aos valores e contratações, podem ser consultadas no portal da transparência”.

Falta transparência

Data da audiência pública da Educação Especial, curso especial para perueiros, possíveis maus tratos a atletas da terceira idade estão no “portal Transparência” secretário? Não é à toa que grande parte da Educação considera o trabalho do vice-prefeito Renato do Gama lamentável e ruim à frente da Educação. Críticas e denúncias continuam chegando ao jornal.

bottom of page