top of page
Buscar

EMENDAS PARLAMENTARES RESULTAM NA INFORMATIZAÇÃO E INVESTIMENTOS PARA A SAÚDE


A Prefeitura de Guarujá deu início à informatização da sua rede municipal de saúde. Com a iniciativa, a Secretaria de Saúde conseguirá, futuramente, concluir o processo que permitirá o reconhecimento e acesso a todo o histórico do paciente em qualquer equipamento municipal, por meio da implantação do prontuário eletrônico.

A medida é possível graças a emendas parlamentares estaduais e federais, que totalizam R$ R$ 6.942.688,67. Com este montante, a Secretaria de Saúde já adquiriu suprimentos de informática, além de mobiliários e equipamentos. Todos os próprios municipais da saúde estão sendo contemplados, seja na Atenção Básica, Especialidades, e Urgência e Emergência.

Os itens foram comprados por meio de ata de registro de preço e licitação. Só com relação à informática, já são 663 itens adquiridos. São eles: computadores, notebooks, impressoras, leitor de código de barras, estabilizadores (nobreaks) e projetores multimídia, por exemplo. Dentre os mobiliários médicos estão cadeiras de rodas, balanças, camas hospitalares. Quanto aos equipamentos, a Prefeitura comprou cardioversor, eletrocardiógrafo, ultrassom, detector fetal, respirador pulmonar e monitor multiparâmetro, entre outros.

O primeiro passo para a informatização do sistema foi a compra dos equipamentos de informática, seguida da entrega em algumas unidades. Posteriormente, a Prefeitura fará a instalação para o devido funcionamento do sistema de prontuário eletrônico (que necessitará, inclusive, de licitação para contratação de empresa de software). Os mobiliários e equipamentos também estão sendo distribuídos às unidades, de maneira gradativa.

Conforme explica o secretário de Saúde de Guarujá, Vitor Hugo Straub Canasiro, havia emendas de 2013, que foram resgatadas. “Desde 2017, a Prefeitura realiza um intenso trabalho no sentido de não perder nenhum recurso, com a concretização do andamento dessas emendas que corriam o risco de serem devolvidas. E o resultado desta preocupação da gestão municipal estamos vendo: o investimento contínuo na saúde”, frisou.

bottom of page