Buscar

BASTIDOR POLÍTICO

Motos elétricas estacionadas irregularmente são oferecidas em frente ao Avelino´s

Um leitor enviou fotos e denunciou o que parece ser uma irregularidade. Em frente ao Restaurante Avelino´s Pitangueiras, motos elétricas estão expostas à venda sobre faixa amarela de trânsito. Segundo a denúncia, a compra e entrega são realizadas no próprio local com a direção do restaurante. Como o Avelino´s é um quiosque concessão, a Prefeitura precisa ver se tudo está em ordem.

FGTS de todos

Atenção leitor. Seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), não depositado pela empresa poderá estar prescrito em novembro de 2019.

FGTS de todos 2

Em 13 de novembro de 2014, o STF mudou o entendimento sobre a prescrição do FGTS, mudando de trinta anos para cinco anos o prazo para que o trabalhador faça a cobrança judicial de valores não depositados no FGTS, em

conta vinculada à Caixa Econômica Federal.

FGTS do HSA

Os funcionários do Santo Amaro estão preocupados com a possibilidade de perderem seus direitos ao FGTS, pois o Hospital não costuma depositar os valores nas contas dos trabalhadores na Caixa Federal em dia.

FGTS do HSA 2

Alguns funcionários fizeram contato com o JDC e procuraram o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde (SintraSaúde) para uma intermediação. O JDC já deu destaque à questão e continua acompanhando o caso que pode gerar graves prejuízos aos trabalhadores em geral.

FGTS de todos 3

Ou seja, o trabalhador pode reclamar do que não foi pago até cinco anos antes. Caso tenha deixado a empresa, continua valendo a regra de ir à Justiça em no máximo dois anos depois do fim da relação de trabalho.

FGTS de todos 4

Visando não pegar o trabalhador de surpresa com seu novo entendimento, o STF estabeleceu que o FGTS relativo aos meses anteriores a novembro de 2014 prescreverá em 30 anos ou em 5 anos a partir da data do julgamento, o que vier primeiro.

Resumindo

Em 13 de novembro de 2019, todo FGTS anterior a novembro de 2014 que não foi depositado pela empresa estará prescrito, ou seja, será inviável de ser cobrado por meio de ação trabalhista.

Resumindo 2

Já o FGTS dos meses posteriores a novembro de 2014 prescreverá gradativamente, mês a mês, a cada cinco anos. Portanto, consulte seu extrato e acompanhe os depósitos.

“Denuncie à ANS”

A Blue Med Saúde Santos está na listagem da Agência Nacional de Saúde (ANS) que suspendeu cerca de 50 planos de Saúde em todo o país. No site da ANS, antes da lista, aparece o aviso de alerta ao consumidor: “Atenção: Não contrate os planos de saúde listados abaixo. Se receber oferta para adquirir um desses planos, denuncie à ANS”.

ACEG Guarujá

Não são poucos os comerciantes a reclamarem da falta de atuação da ACEG – Associação Comercial e Empresarial de Guarujá. Reclamam também que a ACEG “tem donos” que ser revezam na direção da entidade, que “só realizam eventos com apoio da PMG”. É, o povo está ligado.

Aeroporto

O edital de licitação da concorrência pública internacional nº 05/2019, cujo objeto é a concessão da construção, exploração e manutenção do Aeródromo Civil Metropolitano de Guarujá, já está disponível para os interessados.

Pede pra sair

Para analistas políticos (inclusive alguns vereadores), já passou da hora do vice-prefeito Renato Pietropaolo entregar o cargo de secretário de Educação e Esportes. Eles dizem que o vice é insensível aos problemas que a administração enfrenta com a falta de cargos para acomodar aliados desempregados.

Pede pra sair 2

Enquanto o Gabinete está com muita gente qualificada que ajudou, fora da PMG, o vice se dá ao luxo de ocupar dois importantes cargos. E o pior: desaprovado pelos professores.

Arraiá do Dirce

Pais que participaram da quermesse da Escola Dirce Valério elogiaram o encontro. No quesito segurança, além de policiais militares, havia também seguranças civis. Detalhe: preocupada com a segurança de alunos e familiares, a própria diretora Eloisa Gracia revistava os visitantes na portaria.

Arraiá do Dirce 2

Aberta ao diálogo, Eloisa ouviu apelos de alguns pais de alunos que pediram um perfil musical mais junino. “Na festa do ano que vem vamos rever a seleção musical, daremos maior ênfase para músicas juninas” garantiu a diretora.

Bertioga

A Prefeitura de Bertioga sancionou a Lei Nº 1.636/2019, que garante a preservação do patrimônio cultural e natural do município. O projeto, de autoria do Poder Executivo, protege espaços como o Forte de São João, além de manifestações culturais como a Festa da Tainha e do Camarão na Moranga.

São Vicente

As coisas não estão fáceis para o prefeito de São Vicente, Pedro Gouvea (MDB). Nos bastidores, muito se fala sobre falta de verbas, má administração e até um cinematográfico “barraco” na prefeitura. Sem contar com a derrota do cunhado Márcio França (PSB), que perdeu a reeleição.

São Vicente 2

A coisa estaria tão ruim na cidade, que já se fala até na possibilidade do deputado Caio França (PSB) tomar o lugar do atual prefeito na reeleição. Problemas familiares também atormentam o prefeito.

Santos

Pela segunda vez, Santos será a sede da Conferência Internacional da Rede World Surf Cities (World Surf Cities Network - WSCN). O evento ocorre entre os dias 22 e 24 de novembro, com atividades que englobam debates, rodada de negócios, atrações culturais e festival de surfe. A programação, realizada pela primeira vez no Município em 2014, tem atrações no Sesc-Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida), Escola Radical do Posto 2 (orla da Pompeia) e praias do Gonzaga e Pompeia.

Consumidores reclamam do Posto do Atacadão

O JDC recebeu reclamações do Posto de Combustíveis do Atacadão, na Piaçaguera. Os consumidores reclamam de “engano” de funcionários que, na hora de abastecer, ao invés de colocar gasolina comum, abastecem com a especial (aditivada) que é mais cara. Os clientes também reclamam da insistência de alguns frentistas em querer abastecer com gasolina especial, mesmo o consumidor declarando que quer abastecer com gasolina comum. Lamentável um posto que leva o nome de uma grande empresa “Atacadão” usar desse tipo de expediente. Continuaremos alertas.