top of page
Buscar

BASTIDOR POLÍTICO

Eleição PSL

Repercutiu a nota postada em Bastidor Político na semana passada, dando conta sobre a possível aproximação do PSL de Guarujá ao prefeito Válter Suman (PSB).

A nota publicada...

Do PSDB também deu o que falar. Na verdade, o que se comenta nos bastidores, é que tanto o PSDB, do governador Dória, quanto o PSL, do presidente Bolsonaro, gostariam de indicar o vice na chapa do prefeito Suman. O PSDB, por enquanto, estaria na frente.

Sonho?

A verdade que alguns dirigentes dos dois partidos não comentam em público é a de que sonhariam numa parceria ainda maior com a atual administração de Guarujá.

A fila anda

O ex-deputado Marcelo Squassoni (PRB) disse para um ex-assessor que “logo queria conversar com ele (assessor) sobre o “nosso” futuro político”. O que Squassoni não sabia era que o futuro político do ex-assessor já estava definido: apoiará a reeleição do prefeito Suman.

Comemorações

As comemorações do aniversário da Cidade mostraram, sem dúvida, um município diferente daquele que assistíamos há anos atrás, quando o mato, a falta de zeladoria e o desleixo dominavam a administração pública da ilha.

Turismo e emprego

A iluminação da orla, que trará mais segurança e emprego para moradores da cidade, não há como negar, ficou bonita e valorizará a Cidade no momento da escolha do destino do viajante, favorecendo ambulantes e o comércio locais.

Mirante da Campina

Mais novo ponto turístico da Cidade, o Mirante do Morro da Campina valoriza, do alto, a exuberância da natureza que Guarujá possui. Será local de visitação obrigatória.

Itapema - VC

Em Vicente de Carvalho, além de escolas reformadas e a entrega da casa dos conselhos, aconteceu também a importante cerimônia de abertura da licitação para a construção do Aeroporto Metropolitano. O letreiro “Eu Amo Itapema”, por mais simbólico que seja, também homenageou e elevou a autoestima dos seus moradores.

Mais trabalho

Falta muito ainda para uma Guarujá ideal? Sim, falta. Mas o caminho parece apontar para o lado certo. Especialmente a iluminação do Itapema, que deve ser enfrentada já nos próximos meses pela FortNort, empresa vencedora da licitação.

Adversários

Com o trabalho demonstrado, mesmo adversários políticos com reais chances de disputar a cadeira de Chefe do Executivo, reconhecem que não será fácil disputar com Suman a reeleição.

Sem Bullying

Já está em vigor a Lei Municipal 4.658 - originária do Projeto de Lei 062/2019, do vereador Manoel Francisco Nequinho (PMN) - que dispõe sobre a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate ao Bullying nos projetos pedagógicos da rede básica de ensino do Município. Leia mais na página 8.

Bertioga

Foi publicada no DO de Bertioga a Lei Nº 1.363, de autoria do prefeito Caio Matheus (PSDB), que garante a preservação do patrimônio cultural e natural de Bertioga, como o Forte São João, manifestações artísticas e festas gastronômicas como da Tainha e Camarão na Moranga.

Câmara Cubatão

Segundo levantamento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), cada munícipe cubatense paga, ao ano, R$ 287,04, para manter o Legislativo municipal.

Câmara Guarujá

A Câmara de Guarujá, apesar de possuir mais vereadores e uma população maior, gasta, segundo o TCE-SP, R$ 122,73 menos que a metade do que custa a Câmara de Cubatão aos seus moradores.

Cafés especiais

O Festival Santos Café, que começou nesta sexta (5), além da programação cultural e de entretenimento, reuniu nada menos que 10 marcas de cafés especiais das principais regiões produtoras, em blends com o melhor em termos de sabor e qualidade.

Cafés especiais 2

De sábado (6) até o dia 9, no Espaço Arcos do Valongo (R. Comendador Neto, 3, Centro Histórico), das 11h às 17h, o público poderá saborear gratuitamente a bebida, inclusive em sua forma gelada.

Feira de Orquídeas

A primeira Feira de Orquídeas do inverno será realizada no Orquidário (José Menino), neste final de semana (6 e 7). O evento, das 9h às 17h30, contará com exposição e venda de mudas e plantas, vasos, cachepôs, substratos, adubos orgânicos e químicos, enraizadores e suplementos para tratamento das plantas. No domingo (7), haverá curso de replantio, das 14h às 16h30.

Apresentações

O projeto de arte performática Cartografias Sensíveis para Territórios Expandidos chega à fase de apresentações. A primeira performance, que tem como palco a Praça dos Andradas (Centro Histórico) e imediações, ocorre no sábado (6), entre 15h e 17h.

Apresentações 2

O Largo do Machado (Morro São Bento) recebe a segunda exibição, dia 20 de julho, das 15h às 19h. O projeto termina em 3 de agosto, no Instituto Arte no Dique (Av. Brigadeiro Faria Lima, 1.349, Rádio Clube), entre 15h e 19h.

IPTU 7ª parcela

Contribuintes da região central (Vila Maia, Pitangueiras e Barra Funda), Sul (Astúrias, Tombo, Guaiúba e Jardim Las Palmas) e Leste (Enseada, Jardim Acapulco, Perequê até o Ferry Boat de Bertioga), que optaram por pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) parcelado, devem ficar atentos para o prazo de vencimento da 7ª parcela do tributo, que expira no próximo dia 10 (quarta-feira).

bottom of page