Buscar

SEGUNDA EDIÇÃO DO CURTA CULTURA COM A GENTE INICIA NA APAE GUARUJÁ


Para continuar promovendo a inclusão e auxiliar o desenvolvimento de pessoas com deficiências intelectuais e múltiplas por meio da linguagem artística, o projeto Curta Cultura com a Gente renovou as atividades com a Apae do Guarujá para 2019. A segunda edição começou em maio e continua abrangendo os 260 alunos atendidos na instituição, com idades entre 05 e 35 anos.

Ao longo de um ano, serão trabalhadas oficinas de artes, dança, percussão, violão, teatro e contação de histórias. Durantes as atividades, os alunos farão trocas de experiências por meio da arte, ampliarão o conhecimento e terão acesso a diversas expressões culturais.

“O projeto promove a sociabilização e, na edição anterior, tivemos a comprovação disso por meio das evoluções apresentadas pelos envolvidos. Por isso acreditamos que será mais uma edição de experiências positivas”, afirma Júlia Berwerth, produtora executiva do Curta Cultura com a Gente - II Edição.

Trabalhar a comunicação nas aulas de artes, a desinibição na oficina de teatro e o desenvolvimento de habilidades cognitivas nas práticas de violão são exemplos de como as ações propostas pelo projeto podem promover o crescimento pessoal, estimular a superação de pessoas com deficiência intelectual e fomentar o sentimento de inserção na sociedade.

A diretora da Apare Guarujá, Mônica Lima, conta que, desde quando o projeto foi implantado na instituição, no início de 2018, a mudança comportamental dos atendidos é notada dentro e fora da sala de aula. “As famílias ficaram surpresas com os avanços dos filhos nas ações do dia a dia, e os professores viram no projeto uma parceria de grande sucesso para o desenvolvimento dos alunos. Isso sem contar com a alegria dos próprios atendidos em realizar cada atividade proposta. É realmente um projeto com diferencial”.

Neste ano, as aulas também serão realizadas semanalmente, com turmas no período da manhã e da tarde, e ministradas por professores especializados em cada área. Como parte da programação, a iniciativa prevê duas apresentações - uma no Guarujá e outra em Araraquara (cidade que também sedia o projeto) abertas ao público no 1º semestre de 2020 para que os alunos possam demonstrar todo conhecimento adquirido nas oficinas.

“Em 2018, o resultado superou as expectativas. Lotamos o Teatro Municipal Procópio Ferreira e a apresentação emocionou a todos. Para este novo ciclo, esperamos poder levar a evolução desses alunos a um público ainda maior”, diz Júlia.

#APAE #culturaguarujá

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato Comercial