Buscar

AGÊNCIA DO IBGE DE SV PROMOVE PESQUISAS EM PROL DA CIDADANIA DURANTE TODO O ANO


Apesar de o censo demográfico ser realizado no Brasil a cada dez anos, a atuação dos agentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é contínua. Em São Vicente, a Agência do IBGE – a exemplo das demais em todo o Br­asil – realiza pesquisas em prol da cidadania durante todo o ano, dependendo da contribuição dos cidadãos para a coleta de informações. A agência fica no Complexo Administrativo Municipal (Rua José Bonifácio, 404 - Centro), C.A.M, no 3º andar, aberto das 8 às17 horas. O levantamento beneficia a todos. Em busca de revelar a situação econômica, social e demográfica da região, a Agência identifica, mapeia e analisa o território, mostrando como a economia evolui por meio do trabalho e da produção.

Assim, além do Censo Demográfico, o IBGE realiza pesquisas gerais, como a coleta de preços dos produtos junto às empresas instaladas no Município, o que auxilia na apuração de índices de inflação. Esta coleta de informações econômicas compõe, anualmente, as contas nacionais e o PIB.

Também são realizadas pesquisas domiciliares de censo contínuas, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), que é o principal levantamento realizado depois do Censo. Feitas de forma amostral, domicílios são escolhidos aleatoriamente para responderem, principalmente, questões referentes ao trabalho.

O IBGE também é responsável pelas pesquisas de Orçamento Familiar (POF) e Nacional de Saúde (PNS). Colaboração – Um dos maiores desafios dos agentes do IBGE de São Vicente com a PNAD Contínua é com relação às recusas de coleta de informações. Por ser uma pesquisa amostral, deixar de obter informações de um único domicílio resulta em uma falta de representatividade para muitos outros. Daí a necessidade de uma colaboração efetiva da população para com o IBGE.

O trabalho é feito por equipes qualificadas que se preparam previamente para realizar a pesquisa. Além de haver prazos para que as pesquisas amostrais sejam feitas, há toda uma logística para visitar os munícipes selecionados.

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato Comercial