top of page

GRUPAMENTO DE DEFESA AMBIENTAL É DESTAQUE REGIONAL

  • Foto do escritor: JORNAL DA CIDADE LITORAL
    JORNAL DA CIDADE LITORAL
  • 24 de mai. de 2019
  • 1 min de leitura

O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) de Guarujá tem se destacado tanto no salvamento de animais quanto na fiscalização do lazer náutico na Cidade. De novembro a abril, o GDA realizou mais de 1.900 atendimentos.

O grupamento é formado por guardas municipais e foi instituído pelo decreto 9372/2011. O GDA tem por finalidade promover a defesa do patrimônio ecológico e ambiental do Município de Guarujá.

Os agentes monitoram e inspecionam as áreas de proteção ambiental a fim de evitar invasões e danos à natureza. Entre elas, a Área de Proteção Ambiental – APA Municipal da Serra do Guararu e o Canal de Bertioga, trabalho valorizado pelo Ministério Público do Meio Ambiente.

Além disso, eles são responsáveis pelas capturas de animais e fiscalização do lazer náutico. A equipe já resgatou diversos tipos de animais tais como: jacaré, bicho preguiça, capivara e cobra entre outros. As solicitações chegam via telefone 153. Os bichos são devolvidos ao hábitat natural e, caso estejam machucados são encaminhados para reabilitação no Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (Ceptas), em Cubatão.

Já na ação náutica, na temporada de verão, os agentes assumiram este tipo de fiscalização, que antes era feito pela Marinha e passou a ter competências compartilhadas. Por meio de um convênio, os agentes municipais são responsáveis pela fiscalização - ainda na faixa arenosa - da documentação das embarcações e dos condutores; bem como da observância das regras de tráfego aquaviário na orla marítima. Foram vistoriadas 1447 embarcações durante a temporada.

 
 
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Jornal da Cidade - logotipo

Rua Joel Nascimento Santos, 119

Jardim Santa Maria, Guarujá/SP - CEP 11432-140

Telefone: (13) 99733.4035

silvia-santanna@hotmail.com 

bottom of page