Buscar

BASTIDOR POLÍTICO


Filas da Dersa

A firme atuação do presidente da Câmara Edilson Dias (PT) – que aprovou lei de sua autoria que prevê multa - e dos vereadores da Câmara de Guarujá contra a pouca vergonha que virou a fila nas travessias de balsas e barcas entre Guarujá e Santos começa a surtir efeito. O presidente da Dersa Milton Roberto Persoli esteve na Câmara e falou aos vereadores sobre as medidas que vêm sendo adotadas pela estatal a fim de sanar os transtornos sofridos por pedestres e condutores de veículos.

Filas da Dersa 2

A Câmara informa que haverá uma audiência pública com o presidente da Dersa no mês de junho. Participaram da reunião os vereadores Pastor Marcos, Edilson Dias, José Nilton, Naldo Perequê, Raphael Vitiello, Luciano Tody, Manoel Franscico Nequinho e Wanderley Maduro.

HSA & HDD

Apesar de ter sido grande a repercussão da séria denúncia feita pelo secretário geral do SindSaúde, Ademir Irussa, que pode ir ao Ministério Público Federal, devido às acusações feitas por funcionários do Hospital Santo Amaro que estariam trabalhando para o Hospital Don Domênico, nenhuma das instituições se pronunciou. Continuaremos apurando esse e outros casos denunciados pelos funcionários ao JDC.

Cultura em alta

Na visão de alguns analistas políticos, o secretário de Cultura Marcelo Nicolau é, atualmente, um dos principais secretários da PMG. Trabalhador e proativo, no sábado (26) ele coordena a Rua de Lazer no Sítio Conceiçãozinha, a partir das 14 horas. Foi nesse Bairro que o secretário levou o Projeto Cidade Viva (do artista Wilis Grafites em parceria com a Cultura). Lá, 50 grafiteiros pintaram um mural de 1.800 metros.

Cultura em alta 2

Aberto ao trabalho em equipe e com outras secretarias, Nicolau comandará os Festejos Juninos e prepara surpresas para o aniversário da Cidade, em junho, com show gratuito para a população. Ele acabou com as faixas da Cultura que emporcalhavam a Cidade e está movimentando o Teatro Procópio Ferreira, com ações sociais que auxiliam a primeira-dama Edna Suman no atendimento às famílias carentes. “Estamos levando a Cultura para os Bairros”, disse Nicolau ao JDC.

São Vicente

O Ministério Público Federal entrou com ação para que a Prefeitura de São Vicente implante no próximo exercício financeiro uma Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) que ofereça serviços de saúde a pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. A instalação da estrutura foi pactuada com o Ministério da Saúde em 2013, quando o município aderiu ao programa "Crack, é possível vencer", e sua implantação foi inicialmente prevista para janeiro de 2015. Contudo, passados mais de quatro anos, a cidade continua sem uma rede de atenção à saúde mental suficiente e adequada para o atendimento de dependentes químicos. A Prefeitura alega que nunca recebeu qualquer repasse de verba para essa finalidade e que para o programa se fazia necessário um imóvel próprio municipal.

Pingo é letra

Não têm sido poucas as reuniões “reservadas” sobre política na cidade. Existem as contrárias e as de apoio à atual administração. Aos poucos, o cenário vai se formando e, logo, será necessário o posicionamento dos que estão em dúvida.

Sem resposta

O JDC, desde o momento em que o vereador Fernando Peitola (PSDB) aprovou requerimento pedindo informações sobre o contrato entre Unaerp e PMG, deixou claro que o vereador teria (e terá se quiser) espaço para divulgar o andamento da apuração dos documentos. Essa apuração pode dar a reeleição ao vereador ou colocá-lo em situação difícil junto ao seu eleitorado. Todos sabem que a Unaerp renovou o seu contrato até o ano de 2047, quando a diretora Priscilla Bonini era secretária da Educação. Tudo sem licitação, nem transparência, nem publicidade.

Sem resposta 2

Em troca do contrato, a Unaerp teria que continuar dando as poucas bolsas de estudo que sempre ofereceu para a população. Sendo que as famílias pobres, reclamam dos seus filhos não terem acesso às referidas bolsas gratuitas. A Unaerp, ressalte-se, ocupa prédio e terreno públicos e não paga IPTU, nem aluguel para a PMG. Está nas mãos do vereador divulgar ou não se existe uma caixa preta nos documentos que estão há algum tempo em suas mãos.

Polícia na escola

Duas professoras foram contidas pela polícia durante uma briga física na Escola Estadual Professora Lâmia Del Cistia, nesta quinta (23). O motivo das agressões não foi informado, mas a Diretoria de Ensino diz acompanhar o caso. Lamentável.

Polícia na escola 2

A briga entre as duas profissionais ocorreu durante o intervalo de classes, quando os docentes se reuniram na sala dos professores. Segundo os pais de alunos, a unidade está passando por problemas, inclusive está sem diretora há um mês.

Felicidade

Filantropo, ativista social, palestrante e Coach, Michel Moreno proferiu palestra sobre “Despertar a Felicidade” no Teatro Procópio Ferreira, na quinta (26). Praticante de artes marciais e professor há mais de 20 anos, Moreno estuda e dedica-se à neurociência e ao desenvolvimento e programação da mente. Quem foi gostou.

Praia Grande

O processo licitatório para construção dos novos quiosques na orla de Praia Grande está em fase de assinatura de contrato, resta apenas que a empresa vencedora apresente alguns documentos. A expectativa da Prefeitura é que a documentação seja apresentada no menor prazo possível. A partir da assinatura, as obras devem ser executadas em até 18 meses. Resultante de Ação Civil Pública do Ministério Público, em 2008, a realização de licitação para uso destes espaços é obrigatória. A concessão de direito real de uso de bem público será de 20 anos, prorrogáveis por igual período.

Bandeira Azul

Guarujá esteve representado no 12° Workshop Anual do Programa Bandeira Azul, em Balneário Camboriú, com o objetivo de conseguir o 10° certificado para a Praia do Tombo, que é a única do estado de São Paulo a recebê-lo por nove anos consecutivos.

Saúde da Família

No sábado (25), as gestantes das Unidades de Saúde da Família (Usafas) da Vila Edna e Vila Zilda, estão sendo convidadas a participarem de um bate-papo sobre a importância do pré-natal para a saúde da mãe e do bebê. O evento será realizado no Salão Paroquial da Vila Zilda, localizado na Rua Heleno Correia de Lima – s/nº, às 14h30.

Cubatão

A Prefeitura de Cubatão e o Centro de Integração e Desenvolvimento (Cide) receberam nesta semana, uma comitiva de representantes de empresas associadas à Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB São Paulo), liderada pela diretora executiva Sueli Lartigue, para conhecer o Polo Industrial da cidade e o programa Cubatão - A Fábrica de Oportunidades. O encontro foi mediado pelo gerente executivo Valmir Ramos Ruiz, no Cide/Ciesp Cubatão. Já representando a Prefeitura, participaram os secretários de Finanças, Genaldo Antônio dos Santos, e de Emprego e Desenvolvimento Sustentável, Marcos Espírito Santo, e o diretor do Departamento de Receita, Luiz Alberto Maia da Silva. O principal objetivo do encontro foi apresentar o programa, que visa divulgar os principais motivos para que indústrias de transformação se instalem na cidade.

PSDB Brasília

Presidente do PSDB de Guarujá, Sandro Mastellari estará em Brasília no próximo dia 31 de maio na Convenção Nacional para eleger o novo presidente nacional da sigla, os integrantes do Diretório Nacional e o Conselho Nacional de Ética e Disciplina. O evento está marcado para começar às 10h no CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil, Brasília – DF.

Recebeu prêmio

“O trabalho árduo sempre gera bons frutos. Felizmente, pude provar desse lema com a certificação do prêmio Prefeito Empreendedor”. Assim o prefeito Válter Suman define a honraria que foi concedida a ele pelo Sebrae-SP, após avaliação de projetos de fomento ao empreendedorismo nos municípios de São Paulo nos últimos dois anos. Entre as 645 cidades do Estado, e em meio aos 160 projetos selecionados, Guarujá compôs o grupo das 60 cidades reconhecidas pelo Sebrae.

Operação Delegada

Para manter a aplicação da Operação Delegada em Guarujá, o prefeito Válter Suman assinou junto ao comandante da Polícia Militar, Major Lira Júnior, o Convênio Atividade Delegada. O convênio é um importante reforço para segurança pública, possibilitando que os policiais militares, em horário de folga, atuem em conjunto com a Força Tarefa do Município.

Bertioga

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública contra a Prefeitura de Bertioga e o proprietário de um terreno em frente à Praia de Boraceia, utilizado para estacionamento e acampamento. O órgão quer a imediata desocupação da área, já que as atividades no local são desenvolvidas sem autorização ambiental e prejudicam a regeneração das espécies nativas. O lugar é conhecido como Canto do Itaguá, que integra uma área de preservação permanente.

#dersa #EDILSONDIAS #miltonrobertopersoli #VEREADORPASTORMARCOS #josénilton #naldoperequê #raphaelvitiello #lucianotody #vereadorpeitola #vereadornequinho #wanderleymaduro #HOSPITALSANTOAMARO #HOSPITALDONDOMÊNICO #urbanobahamonde #MARCELONICOLAU #PrefeituradeSãoVicente #PEDROGOUVEA #contratounaerp #unaerpguarujá #priscillabonini #UNAERP #escolalamiadelcistia #prefeituradepraiagrande #AlbertoMorão #bandeiraazul #saúde #PrefeituradeCubatão #AdemárioOliveira #PSDBGUARUJÁ #SANDROMASTELLRI #VÁLTERSUMAN #sebrae #PrefeituradeBertioga #CaioMatheus

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato Comercial