Buscar

GUARUJÁ CRIA PLANO DE IGUALDADE RACIAL COMO MARCO NA LUTA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO


Este mês foi firmado o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial do Guarujá (Plamir). O Plano foi instituído por meio da Lei Municipal nº 4.620 e visa combater a discriminação racial e proporcionar igualdade de oportunidades para a população negra e o povo indígena no Município.

O documento foi elaborado pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e pela Secretaria de Relações Sociais (Seres), por meio da Assessoria de Igualdade Étnica e Racial. O projeto contou com a participação da comunidade em geral, através de audiências públicas.

“Ter um plano Municipal de Igualdade Racial mostra o quanto amadurecemos e entendemos que através da equidade encontramos uma chave para igualdade” ressaltou o presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Rafael Oliveira Rodrigues.

O presidente do Conselho ressaltou ainda que, o documento é uma ferramenta de luta contra o racismo e preconceito, no qual foi observada e respeitada a particularidade de cada grupo étnico.

O Plamir engloba objetivos para áreas da educação, saúde, segurança, diversidade cultural, desenvolvimento social e segurança alimentar, comunidades tradicionais de terreiro, mulheres, juventude, trabalho e desenvolvimento econômico, comunidades remanescentes de quilombos, povos indígenas e ações afirmativas.