top of page
Buscar

BASTIDOR POLÍTICO

Bandeira Azul para as Astúrias?

A Prefeitura implantou a ciclo-faixa na orla da Praia das Astúrias - Guarujá. Com isso, foi necessária a proibição de estacionar veículos na avenida da praia. Algumas pessoas não gostaram. Entretanto, como muitas vagas do estacionamento da avenida eram usadas como “depósito em carros velhos ”, a maioria aplaudiu a ação pública que incentiva o esporte e torna o ambiente público mais limpo e agradável para o lazer. No ano passado, o JDC publicou que a praia das Astúrias mereceria concorrer para também obter uma “Bandeira Azul”, como já ocorre na Praia do Tombo. Está no caminho certo. A Av. Gen. Monteiro de Barros ficou com outra cara, ganhou profundidade exaltando e valorizando toda a beleza natural do local.

Contrato Unaerp

O vereador Fernando Peitola (PSDB) confirmou o recebimento da documentação relativa ao contrato entre Prefeitura e Unaerp. Peitola quer saber sobre a estranha renovação do contrato até o ano de 2047 sem licitação e sem publicidade, realizada na gestão Antonieta, quando a secretária de Educação era a diretora da Unaerp. Priscilla Bonini.

Contrato Unaerp 2

Ainda sobre a estranha renovação, nos bastidores da Câmara se fala muito sobre uma possível atuação de um professor da Unaerp que à época possuía também cargo de confiança na Prefeitura. Na cidade, não são poucos os que consideram a renovação do contrato sem licitação, no mínimo, um ato imoral por parte da Prefeitura e Unaerp.

Gasolina cara

O prefeito Válter Suman determinou que o Procon faça fiscalização em postos de combustíveis.

Álcool também

Não é de hoje que o consumidor reclama dos altos preços praticados pelos postos de Guarujá e Itapema. Em Santos, os valores são bem menores. A população reclama, e com razão. O diretor do Procon, Beto Feijó, informou que está em contato com o Procon de São Paulo e deve desencadear uma fiscalização nos postos nos próximos dias.

Aperfeiçoamento

O Procon Guarujá altera expediente entre 7 e 10 de maio (não haverá atendimento ao consumidor) devido à capacitação da equipe do órgão, para aprimorar o atendimento aos munícipes. É uma parceria com a Fundação Procon SP.

Deficientes

A entrega de veículos novos para as secretarias de Defesa Social (Capitão Venâncio) e Saúde (Dr. Vitor Hugo Straub Canasiro) foi comemorada pelo prefeito Válter Suman que, na oportunidade, instituiu o importante Programa Avant – um serviço público de transporte especial para pessoas com deficiência em veículos adaptados. Ponto para administração municipal. Leia mais na página 8.

Prova Sabesp

Neste domingo (5) às 9 horas, será realizada a prova do Concurso Público - Programa Aprendiz da Sabesp, nas cidades de Botucatu, Franca, Itapetininga, Itatiba, Lins, Presidente Prudente, Registro, Santos, São José dos Campos e São Paulo. Os candidatos foram comunicados do local da prova e horário por meio do Cartão Informativo, enviado para seus respectivos e-mails, e também está disponível no site da Fundação Carlos Chagas, www.concursosfcc.com.br.

Trânsito

Rodrigo Beccari deixou a diretoria de Trânsito de Guarujá. Em seu lugar, assumiu Alexandre Cabanas (GCM). Enquanto esteve no cargo, Beccari (concursado PMG) manteve uma relação de respeito com a imprensa.

Aniversário CAMP

Em comemoração aos seus 51 anos, o CAMP Guarujá realiza uma ação solidária neste sábado (4), com uma variedade de serviços de cidadania, todos gratuitos. A ação acontece em alusão ao aniversário da entidade, comemorado no dia 28 de abril. A iniciativa será das 8 às 12 horas, na sede da Unidade II do CAMP, localizado na Avenida Santa Adelaide, 400 – Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho.

O joio do trigo

Nos bastidores da PMG e Câmara muito se fala para que secretários e diretores que não estejam produzindo bem peçam para sair, ou sejam convidados a isso. “Comprometimento” é palavra chave para os que ocupam cargos de primeiro e segundo escalões na atual administração. Gente próxima ao prefeito tem alertado o executivo sobre o tema. A preocupação é que os menos produtivos atrapalham a administração e podem dificultar a reeleição de um governo, que tem como principal motor, o intensivo trabalho do próprio prefeito. Está chegando a hora da ceifa.

Fiscalização

Foi promulgada pelo presidente do legislativo guarujaense, Edilson Dias (PT), a Lei Municipal 4.630/2019, originária do Projeto de Lei 042/2019, que “Disciplina a gestão e fiscalização de contratos no âmbito da Câmara de Guarujá". O texto torna mais rigorosa as regras gerais de gestão e fiscalização de contratos no Legislativo.

Fiscalização 2

Entre as principais medidas, está a criação de uma comissão de gestão de contratos e atos jurídicos análogos firmados com terceiros pela Câmara Municipal.

Fiscalização 3

O objetivo é ampliar os mecanismos de transparência aos atos públicos. Esse trabalho se somará às atividades da Controladoria Interna, que está em funcionamento desde 2017, e realiza auditoria permanente de todos os contratos e demais atos da Casa de Leis.

OAB São Vicente

Acontece no dia 06 de maio, das 13h30 às 19h00, a I Jornada de Direito Previdenciário da OAB São Vicente, evento que reunirá grandes nomes do Direito Previdenciário Nacional, expondo e debatendo temas atuais, polêmicos e relevantes desta matéria. Inscrições limitadas presencialmente na OAB São Vicente, pelo telefone (13) 3468 1707 ou através dos e-mails comunicacao@oabsv.org.br.

PSL São Paulo

O deputado federal Eduardo Bolsonaro vai presidir o PSL do Estado de São Paulo. Ele promete ‘filtro’ em filiados. Pelo menos para Guarujá, a presidente do partido, Luciana Salituri (afilhada política do Major Olímpio), informou para “Bastidor Político” que “aqui não muda” nada. “Eduardo Bolsonaro é um excelente nome e o senador Major Olímpio ficará mais livre para auxiliar em outras questões no Senado” disse a presidente.

Parlamento Jovem

O projeto Parlamento Jovem, da Escola do Legislativo de Guarujá (ELG), percorrerá, ao longo deste mês de maio, 12 escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é divulgar a iniciativa aos alunos que, no próximo mês de agosto, elegerão 17 candidatos para representá-los na Câmara Municipal.

Parlamento jovem 2

O mandato dos vereadores juvenis será de um ano, a contar da data de diplomação e posse - que também será realizada em agosto. Ao longo de 12 meses, eles deverão apresentar propostas voltadas à melhoria da Cidade e que atendam as demandas dos estudantes. Todas serão encaminhadas à Mesa Diretora da Câmara Municipal que, por sua vez, poderá encampá-las, tornando-as de fato válidas e passíveis de aprovação.

IPTU

Contribuintes da Região Central (Vila Maia, Pitangueiras e Barra Funda), Sul (Astúrias, Tombo, Guaiúba e Jardim Las Palmas) e Leste (Enseada, Jardim Acapulco, Perequê até o Ferry Boat de Bertioga) que optaram por pagar IPTU parcelado, devem ficar atentos para o prazo de vencimento da quinta parcela do tributo, que expira no próximo dia 9 de maio.

bottom of page