Buscar
GUARUJÁ PROMOVE MANUTENÇÃO PARA MINIMIZAR DANOS COM ENCHENTES
As Secretarias de Planejamento – Seplan, e de Serviços Urbanos – Seurb, de Guarujá uniram forças para intensificar os trabalhos em manter limpos bueiros e galerias nos vários bairros da Cidade. A medida possibilita que as águas pluviais possam fluir melhor e livrar o Município dos impactos causados por grandes volumes de chuva.
De acordo com a Prefeitura, todo sistema hidráulico de macro e microdrenagem estavam abandonados por mais de 20 anos. Por isso foi feito nos últimos dois anos, um planejamento para minimizar os efeitos das fortes chuvas e recuperar o meio ambiente, mantendo limpas galerias, bueiros e canais da Cidade.
A Seurb desenvolveu uma intensa ação de limpeza de canais e desobstrução de bocas de lobo. Em junho do ano passado, a Prefeitura adquiriu três caminhões hidrojatos para uso da Seurb, a fim de ampliar a execução de limpeza de bueiros em vários bairros do Município e do distrito de Vicente de Carvalho.
Com essas aquisições, o número de pontos atendidos, por mês, saltou de 35 para 150, configurando um aumento de 328%. No último ano foram 1.800 bueiros desobstruídos e 86 canais amplamente limpos.
Segundo informa a Secretaria, a fluidez das águas pluviais aumentou significativamente com a retomada desses serviços, que há anos não eram realizados.
No intervalo de um ano, 90 mil metros cúbicos de canais receberam serviço de desassoreamento, volume que preencheria 36 mil piscinas olímpicas. Já em relação às caixas coletoras, a Seurb informa que mais de 1.800 caixas coletoras foram desobstruídas, representando um total de 5.200 metros cúbicos.
As ações são executadas pontualmente em todos os bairros de Guarujá e de Vicente de Carvalho, seguindo um cronograma estipulado pela secretaria municipal.
“Estamos focados em resolver o problema das enchentes em vários bairros de nossa cidade, que há décadas causam sérios transtornos à nossa população. Jamais estivemos omissos, medidas paliativas e definitivas estão sendo realizadas”, declarou o prefeito Válter Suman sobre o assunto.