Buscar

BASTIDOR POLÍTICO

Filial Santos

Com a experiência e sucesso da Refrigeração Castelão (Guarujá – Vicente de Carvalho e Bertioga), o empresário e engenheiro Jorge Castelão acaba de inaugurar sua nova loja da rede em Santos, na Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 290 - Macuco. Registramos o desejo de boa sorte.

Ponte-Túnel

Um vídeo antigo enviado para o JDC mostrava e perguntava se, “agora vão construir a ponte ou túnel”? Informamos ao leitor que, na verdade, será uma ponte, acessada no Guarujá, na altura da entrada de Bertioga, na Piaçaguera. O leitor ficou decepcionado.

Ponte-Túnel 2

A decepção faz sentido a partir do momento que a localização da ponte só atenderá aos interesses dos caminhões e do Porto de Santos. Aos motoristas de carros pequenos (eleitores) restará a opção de continuar na fila da incompetente Dersa ou gastar tempo e combustível para chegar até a ponte.

PSDB Guarujá

Presidente do PSDB de Guarujá, Sandro Mastellari informou para Bastidor que está atento à questão da ponte-túnel e outros temas de interesse da população local. Ele pode ser um bom interlocutor com o governo do Estado.

PSDB Guarujá 2

Mastellari tem segurado uma barra politicamente em Guarujá para defesa do governador João Dória. Cobranças não faltam e vão desde a falta de água (Sabesp), passando pelas filas da balsa (Dersa) e, agora, fila de usuários na travessia de barcas no Itapema (Dersa).

Ótimo, acabou

O Governo Federal acabou, agora oficialmente, com o famigerado horário de verão, que impunha ao trabalhador comum e estudantes levantarem de madrugada (escuro) os expondo à insegurança e mudança no relógio biológico. Já vai tarde.

PSL São Vicente

O deputado federal Júnior Bozzella (PSL – São Vicente) esteve em Brasília com o prefeito de Guarujá Válter Suman (PSB) quando da autorização do Aeroporto de Guarujá em Vicente de Carvalho. Por ser do partido do presidente Bolsonaro, Bozzella teria ajudado muito.

Enchentes

A população, politicamente, é como cliente, comercialmente: quase sempre tem razão. Nas recentes chuvas, as cidades do Litoral ficaram alagadas. Teve muita reclamação justa da população atingida pelas águas, entretanto, as pessoas que descartam lixo irregularmente nas ruas também precisam colaborar.

Baixada

Com a chegada das articulações para a eleição de 2020 não deve demorar a troca de secretários nas cidades da Baixada, especialmente onde haverá reeleição. A eleição do governador João Dória (PSDB) e novos deputados na região devem influenciar na troca de cadeiras nas prefeituras.

Contrato Unaerp

A documentação do contrato entre Unaerp e Prefeitura de Guarujá, requerida pelo vereador Fernando Peitola (PSDB), teria chegado às mãos do vereador nesta semana. Agora, é esperar para ver se o parlamentar abrirá ou não a “caixa preta” da renovação do contrato sem licitação e sem publicidade até o ano de 2047, na gestão Antonieta (PMG) e Priscilla Bonini (Seduc).

AVISE

Em vigor desde fevereiro, a Lei Municipal 4.604 tornou obrigatória a obtenção do Auto de Vistoria da Edificação (AVISE) nos prédios públicos e privados de Guarujá. Munícipes sindicatos e associações tiraram dúvidas sobre as exigências previstas na lei de autoria do presidente da Câmara, vereador Edilson Dias (PT) em reunião no Legislativo.

Unoeste

O prefeito Válter Suman recepcionou na manhã desta quinta-feira (25), em seu gabinete, a primeira turma da Faculdade de Medicina da Unoeste Guarujá. A médica e coordenadora do curso, Érika Magalhães Suzigan, falou sobre a importância do trabalho conjunto entre PMG e Unoeste.

Em alta

Retirada da Translitoral e vinda da City Transporte (que até o meio do ano terá 100% de ônibus novos com ar condicionado), Medicina Unoeste, melhoria visível na manutenção da cidade, entre outras ações, colocam o prefeito Válter Suman (PSB) como um bom gestor perante a população que não possui vínculo na política. É o que se fala entre observadores políticos.

Em alta 2

Com essa “aprovação de governo” Suman, pelos políticos, é visto como quase imbatível para se reeleger. Daí, vários grupos estarem se fortalecendo, de olho não na vaga do prefeito, mas sim na de vice na futura chapa de Suman. Um partido forte que não esteja na base de apoio do prefeito pode, politicamente, negociar a indicação do nome do vice. E não há nada de ilegal, nem de imoral nisso. É política.

Direitos PCD

A Secretaria de Relações Sociais (Seres), por meio da Assessoria de Políticas Públicas para as Pessoas Com Deficiência, realizou na sexta-feira (26), às 9 horas, reunião com entidades e movimentos que trabalham com pessoas com deficiência. O encontro aconteceu no gabinete do Paço Moacir dos Santos Filho. Teve como pauta a extinção do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), bem como esclarecimento das novas regras.

Seduc Santos

A Secretaria de Educação (Seduc-Santos) oferece atendimento domiciliar àqueles alunos que não podem frequentar a escola em razão de deficiências físicas, mentais, além das condições de saúde, temporárias ou definitivas. Atualmente, há 16 beneficiados. A responsável pelo setor, Célia Plaza Gouveia, explicou que “é preciso que o professor do atendimento domiciliar tenha maior sensibilidade, carinho, amor, tranquilidade, empatia, habilidades especiais porque entrará no âmbito familiar ”. Além do atendimento domiciliar, hoje há em torno de 900 deficientes incluídos na rede regular de ensino santista.

Para Bertioga

A Secretaria de Segurança e Cidadania de Bertioga está com novo secretário. O Coronel PM Luiz Fernando Stefani assumiu a cadeira nesta semana. Stefani passou para a reserva recentemente e não esquentou o banco.

Para Bertioga 2

Logo, foi convocado pelo prefeito de Bertioga Caio Matheus (PSDB). Stefani comandou o 21º BPMI com sede em Guarujá. Na oportunidade, em conjunto com a Polícia Civil e Sedecon, diminuiu os índices de criminalidade em Guarujá e também em Bertioga e Cubatão. Agora, Stefani inicia um novo desafio.

Conselhos

Representantes de conselhos municipais e os demais munícipes de Santos podem participar, na próxima segunda-feira (29), às 9h, do Encontro de Conselhos Municipais. Representantes da Prefeitura apresentarão o Plano de Metas de 2019 e o sistema de monitoramento e fiscalização dos compromissos de cada secretaria. O evento será realizado na Associação Comercial de Santos, situada à Rua Quinze de Novembro, 137, no Centro Histórico.

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato Comercial