Buscar
SABESP MAIS DE 2 MIL TONELADAS DE LIXO DE ESGOTO DA BAIXADA SANTISTA
- JORNAL DA CIDADE LITORAL
- 17 de abr. de 2019
- 2 min de leitura

Ao longo do ano de 2018, a Sabesp retirou 2,2 mil toneladas de detritos sólidos e 3,5 mil toneladas de areia em gradeamentos e peneiras das 310 unidades de bombeamento e 18 estações para tratamento dos esgotos coletados nas nove cidades da região metropolitana da Baixada Santista. É um material que deveria ter o lixo como destino e não vasos sanitários, ralos e pias.
Em 2019, entre janeiro e fevereiro foram retirados 420.430 quilos de lixo e 561.560 quilos de areia – volumes que já representam, respectivamente, 18,3% e 15,9% da quantidade total do ano passado. Após um fevereiro com recorde de chuvas, vários locais – principalmente nas altas da maré – foram afetados por alagamentos.
Durante este período de chuvas fortes, técnicos trabalham para desentupir e limpar as instalações, enquanto caminhões são utilizados para sugar à vácuo os esgotos a fim de evitar extravasamentos.
Para manter a operação do sistema de esgotamento sanitário normalizado, a empresa ainda atua junto às administrações municipais para buscar a qualidade dos atendimentos prestados. A empresa tem constante trabalho de identificação de ligações feitas indevidamente, inclusive com o uso de técnicas como testes de corantes para identificar se a saída do esgoto domiciliar está sendo erroneamente direcionada às galerias de águas pluviais ou vice-versa. E ainda tem estreita parceria com as vigilâncias sanitárias dos municípios, responsáveis por fiscalizar, notificar e aplicar multa aos imóveis não conectados à rede.
A companhia investiu ao longo dos últimos 11 anos, R$ 4,2 bilhões (ou seja, mais de R$ 1 milhão por dia) em obras de saneamento na Baixada. A empresa se mantém à disposição da população durante 24 horas na Central de Atendimento Telefônico, no 0800 055 0195 (ligação gratuita) – e na Agência Virtual do site www.sabesp.com.br e no aplicativo da Sabesp para Android e IOS.
Comments