Buscar

BASTIDOR POLÍTICO


Soldado

Secretário de Defesa Social, Capitão Venâncio tem circulado com desenvoltura nos vários segmentos políticos da cidade. Ele jura não ser candidato a nada. “Sou soldado, quem manda é o nosso general Suman” diz ele.

Soldado 2

Entretanto, nos meios políticos, e até mesmo dentro de alguns setores importantes da prefeitura, o nome de Venâncio aparece cotado para uma possível composição como vice, na chapa de Suman.

Perseguição política?

No bastidor da política, não são poucos a acreditar que o secretário adjunto de Governo Alex Monteiro tem sofrido críticas ao seu trabalho, devido a amizade e proximidade que possui com o prefeito Suman. Para amigos, ele diz que continuará trabalhando de forma correta, como exige o chefe do Executivo. Alex conta com a confiança do prefeito e diz que não é candidato a nada.

Alerta escolar

Seria interessante a secretaria de Educação, o Trânsito, e a secretaria de Governo se reunirem para discutir a operacionalização e a segurança dos alunos que se utilizam do transporte escolar (vans e micro-ônibus). Esse encontro poderá evitar possíveis problemas ou mesmo tragédias pois há veículos que transportam mais de vinte crianças.

Alerta escolar 2

O transporte escolar é uma concessão Municipal, portanto, os concessionários estão sujeitos a seguir regras legais que podem ser modificadas a qualquer tempo pelo poder público, por Decreto ou Lei.

Alerta escolar 3

O JDC tem recebido reclamações de pais que não conseguem veículos para levar e ou buscar seus filhos dos bairros para as escolas. Um mapeamento pode solucionar essa questão, e cobrir toda a cidade.

Alerta escolar 4

No modelo atual, a insegurança dos alunos é visível, especialmente para os veículos que não possuem ajudantes (adulto). Enquanto motoristas que trabalham sozinhos levam os alunos dentro das escolas (e vão buscá-los), os outros alunos permanecem sozinhos no veículo, sem a supervisão e proteção de um adulto.

Alerta escolar 5

A secretaria de Educação precisa oferecer orientações e mesmo curso inclusivo aos concessionários de, como lidar com crianças especiais. Há histórico de motoristas que já deixaram de atender mais de uma criança especial por “não ter paciência ou não saber lidar” com o aluno. O que adianta incluir dentro da escola se o sistema é exclusivo?

Alerta escolar 6

Falar que haverá aumento no custo com um ajudante funcionário não pode ser desculpa. Hoje, já existem motoristas que possuem ajudantes (adultos) sem cobrar nada a mais dos pais por isso. É necessário, por exemplo, orientar os motoristas que eles podem ao invés de serem “Autônomos” optar por uma MEI – onde os custos são menores e a lei garante o registro de um funcionário (ajudante adulto). O tema é sério, importante e merece atenção por parte das autoridades responsáveis.

Articulações

Para a eleição do ano que vem, os que pretendem ser candidatos a vereador, vice e prefeito devem estar filiados a partido político com seis meses de antecedência, ou seja, abril de 2020. Estamos, portanto, a um ano dessa data.

Articulações 2

Daí, já existir movimentação de bastidor em todo o país, no sentido da formação de chapa de candidatos à vereança. Lembrando que não haverá coligação proporcional, ou seja, os partidos disputarão sozinhos e precisarão alcançar o quociente eleitoral para conquistar cadeira.

Partidão

Com o fim das coligações proporcionais não será novidade o surgimento de partidões, onde vários candidatos puxadores de votos, com ou sem mandato, somam seus capitais políticos em um só partido em busca de fazer o maior número de eleitos possível.

Formando time

A eleição para prefeito e vereador vai acontecer em todos os municípios, são mais de 5 mil em todo o Brasil, onde o primeiro turno está previsto para acontecer no dia 04 de Outubro de 2020. Já o segundo turno acontece no dia 25 de Outubro.

Anote ai...

Não será novidade, pelo menos para Bastidor, se acontecer nas próximas semanas uma diminuição no número de secretarias. Com isso, irá faltar cadeira para secretários. Mas parece que a mudança só ocorrerá após a Páscoa. Em tese, todos os atuais titulares, portanto, devem comer ovos de Páscoa no cargo de secretários. Aguardemos.

City 100 ônibus 0 km

Com pouco mais de 60 dias na cidade, a City Transporte já completou 100 ônibus novos com ar condicionado, restando apenas mais 25 unidades para cumprir com o contrato de entregar toda a frota zero para o município até o mês de julho. Quando isso acontecer, Guarujá poderá ser a única cidade do Litoral a contar com 100% da sua frota com ônibus novos e climatizados.

Reunião Aprecesp

Foi boa a repercussão da 2ª Reunião de chefes do Executivo da Aprecesp, realizada no Casa Grande Hotel. Na oportunidade, ficou claro que o encontro veio para Guarujá devido ao respeito e amizade dos prefeitos associados com o anfitrião Válter Suman.

Reunião Aprecesp 2

O encontro teve a participação de mais de 40 prefeitos, além do secretário-executivo de Turismo do estado de São Paulo, Marcelo Costa, que foi cobrado pelos prefeitos para liberação de verbas represadas pelo governo estadual no início do ano.

Contrato Unaerp

Até o fechamento da coluna, o vereador Fernando Peitola (PSDB) informou que ainda não havia recebido as informações sobre o contrato entre PMG e Unaerp. Ao tornar público os documentos da possível “caixa preta”, o vereador estará atendendo ao anseio da população que quer saber como a Unaerp renovou um contrato até o ano de 2047 sem licitação, sem transparência, nem publicidade.

Contrato Unaerp 2

A postura do vereador de tornar público os documentos poderá credenciá-lo a alçar voos mais altos na política. Até porque, a Unaerp dar apenas menos de vinte bolsas por ano para não pagar aluguel nem IPTU do local, convenhamos, parece um privilégio para poucos.

Páscoa CRPI

O Centro de Recuperação da Paralisia Infantil e Cerebral – CRPI – realiza neste sábado (12) das 10 às 17 horas o 3º Bazar da Páscoa Solidária, numa parceria com a Cacau Show, que doará à instituição 10% do valor bruto das vendas. Prestigie.

Hospital Don Domênico

O JDC recebeu a informação que o Hospital Don Domênico (particular) estaria utilizando mão de obra do Hospital Santo Amaro (público). O JDC solicitou informações ao hospital Don Domênico, entretanto não obtivemos resposta.

Reeleição

O presidente da Câmara, Edilson Dias (PT) declarou ser candidato à reeleição de vereador no ano que vem. E já está montando o time. À frente da Câmara, Edilson, com o apoio dos vereadores, promoveu uma economia que já devolveu para a PMG nada menos que R$ 10 milhões, utilizados pelo prefeito Suman para a Saúde, APAE, CRPI e APAAG.

#EDILSONDIAS #LUIZCLAUDIOVENANCIO #Defesasocial #VÁLTERSUMAN #alexmonteiro #TRÂNSITOGUARUJÁ #secretariaeducação #RENATOPIETROPAOLO #RESULTADOELEIÇÕES2018GUARUJÁSANTOSEREGIÃO #vereadores #eleições #eleições2020 #vereadorpeitola #citytransporteguarujá #CITYGUARUJÁ #aprecesp #CASAGRANDEHOTELGUARUJÁ #contratounaerp #unaerpguarujá #PREFEITURAGUARUJÁ #crpiguarujá #HOSPITALSANTOAMARO #HOSPITALDONDOMÊNICO #camaraguarujá

Posts recentes

Ver tudo

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato Comercial