top of page
Buscar

SOCIEDADE APRESENTA PROPOSTAS NAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS


Os conselhos municipais são principais instrumentos de participação popular nas políticas públicas, por meio de suas conferências. No dia 27 de março, a criação do Corredor Ecológico foi a principal pauta da Conferência Municipal de Meio Ambiente de Guarujá. O evento reuniu cerca de 400 pessoas. A iniciativa foi da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que atendeu previsão do Regimento Interno do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema).

“O objetivo foi demonstrar a importância da criação dele na Cidade. A criação da APA e do Corredor Ecológico é um fato certo. Nós vamos proteger a área, contudo, ainda poderemos explorá-la através do ecoturismo”, explicou o secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Sidnei Aranha.

O evento também contemplou uma série de trabalhos socioambientais desenvolvidos em Guarujá, ao divulgá-los através de banners informativos espalhados pelo local. A implantação da Área de Proteção Ambiental da Serra de Santo Amaro também foi discutida.

Pessoa Idosa – A Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa realizada no dia 29 de março, debateu as necessidades da pessoa idosa nos dias de hoje. Cerca de 130 pessoas participaram do encontro e discutiram o tema ‘Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas’.

Propostas para a Saúde - As três plenárias realizadas pelo Conselho Municipal de Saúde de Guarujá reuniram cerca de 150 participantes. Agora, as 51 propostas elencadas durante os encontros serão levadas às etapas regional, estadual e nacional das conferências de saúde, que se tornarão um documento norteador da saúde, nacional e estadual.

Nas plenárias foram abordados os seguintes eixos temáticos: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do SUS e Financiamento do SUS. “Com ênfase ao ajuste do total de vagas disponíveis para internações em UTI e reajustes da tabela SUS de pagamentos”, acrescentou.

bottom of page