Buscar

SOCIEDADE APRESENTA PROPOSTAS NAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS


Os conselhos municipais são principais instrumentos de participação popular nas políticas públicas, por meio de suas conferências. No dia 27 de março, a criação do Corredor Ecológico foi a principal pauta da Conferência Municipal de Meio Ambiente de Guarujá. O evento reuniu cerca de 400 pessoas. A iniciativa foi da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que atendeu previsão do Regimento Interno do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema).

“O objetivo foi demonstrar a importância da criação dele na Cidade. A criação da APA e do Corredor Ecológico é um fato certo. Nós vamos proteger a área, contudo, ainda poderemos explorá-la através do ecoturismo”, explicou o secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Sidnei Aranha.

O evento também contemplou uma série de trabalhos socioambientais desenvolvidos em Guarujá, ao divulgá-los através de banners informativos espalhados pelo local. A implantação da Área de Proteção Ambiental da Serra de Santo Amaro também foi discutida.

Pessoa Idosa – A Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa realizada no dia 29 de março, debateu as necessidades da pessoa idosa nos dias de hoje. Cerca de 130 pessoas participaram do encontro e discutiram o tema ‘Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas’.

Propostas para a Saúde - As três plenárias realizadas pelo Conselho Municipal de Saúde de Guarujá reuniram cerca de 150 participantes. Agora, as 51 propostas elencadas durante os encontros serão levadas às etapas regional, estadual e nacional das conferências de saúde, que se tornarão um documento norteador da saúde, nacional e estadual.

Nas plenárias foram abordados os seguintes eixos temáticos: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do SUS e Financiamento do SUS. “Com ênfase ao ajuste do total de vagas disponíveis para internações em UTI e reajustes da tabela SUS de pagamentos”, acrescentou.