top of page
Buscar

FACULDADE DE MEDICINA UNOESTE INICIA SUAS ATIVIDADES EM GUARUJÁ


Guarujá se torna, de fato, um polo de ensino acadêmico para a formação de novos médicos. No último dia 25, aconteceu na Cidade a aula inaugural da primeira turma do curso de medicina, pela Universidade do Oeste Paulista - Unoeste. A cerimônia reuniu diversas autoridades, entre elas o prefeito de Guarujá, Válter Suman, no Teatro Municipal Procópio Ferreira.

Depois da solenidade de boas-vindas, todos seguiram para o campus da Unoeste, em local anexo ao Hospital Santo Amaro - Avenida Emílio Carlos, 109, 1º pavimento, na Vila Maia, para o descerramento da placa de inauguração do espaço.

O prefeito de Guarujá destacou o momento. “É uma grande honra estar aqui hoje neste que é um dia histórico para a Cidade. Toda a minha equipe se envolveu na grandiosidade em trazer a Faculdade para Guarujá”, falou o chefe do Executivo. Ainda na ocasião, ele aproveitou para falar das melhorias realizadas pelo seu governo, em apenas dois anos de mandato.

“Com uma Cidade de mais de 250 mil pessoas que dependem da rede municipal de saúde, temos realizado uma série de medidas importantes: revitalização do PAM Rodoviária, PS Infantil de Vicente de Carvalho, entre outras”.

A ideia do Município em receber uma Faculdade de Medicina surgiu junto com a Lei 12.871, de 2013, a Lei do “Mais Médicos”, e atendendo ao edital nº 6.2014, SERES/MEC, sendo a Unoeste habilitada para implantar a faculdade da disciplina na Cidade. No último ano, ela foi se adequando e adaptando para a realidade local e as exigências do MEC, recebendo avaliação em fevereiro deste ano. Na visita, os técnicos do Governo Federal analisaram laboratórios, biblioteca, espaço multimídia e salas de aula.

Na aula inaugural, o diretor administrativo da Apec/Unoeste e diretor da Faculdade de Medicina da Unoeste, Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, falou dos anos de trabalho para que a iniciativa fosse consolidada. “Acredito que o Sistema Único de Saúde (SUS) precisa de profissionais bem capacitados e com vontade de estudar dia após dia. Obrigado prefeito pela recepção de Guarujá. Esteja certo de que o nosso objetivo é mudar, para melhor, o atendimento de saúde da sua população”.

Com aprovação de 100% das exigências, o MEC autorizou a Faculdade de Medicina em Guarujá, a cargo da Unoeste. A portaria de número 104, datada de 22 de fevereiro de 2019, foi publicada no Diário Oficial da União no dia 26 de fevereiro, e assinada pelo secretário de Regulação e Supervisão de Educação Superior do Governo Federal, Marco Antonio Barroso Faria.

O diretor presidente do Hospital Santo Amaro, Urbano Bahamonde, destaca que o sentimento é de gratidão. “Obrigado à Unoeste pela confiança e companheirismo, e ao nosso prefeito pela sensibilidade em não medir esforços por nos priorizar em sua agenda e hoje estamos todos aqui comemorando e dividindo esse troféu”.

O curso trará um impacto para a Cidade e toda a Região, sob o ponto de vista social, econômico e, principalmente, da saúde local. Outro aspecto relevante é que Guarujá terá a fixação deste profissional na Baixada, promovendo assim a qualificação da atenção em saúde e o aprimoramento da medicina local. A autorização do MEC permite ainda um campo de estágio adequado e qualificado para receber os alunos.

A Unoeste, mantida pela Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), é a maior instituição de ensino superior do Oeste Paulista. Possui mais de 70 cursos de graduação (presenciais e a distância), e outros 140 cursos de especialização, além de mestrados e doutorados. É considerada a segunda melhor universidade particular do Estado de São Paulo e a 7ª melhor do Brasil, conforme dados de avaliações do Ministério.

bottom of page