Buscar

BASTIDOR POLÍTICO

Jantar Fundo Social

O Fundo Social de Solidariedade (Edna Suman) realiza o 3º Jantar 100% Solidário no Restaurante Chopp Halle (Luiz Menezes), no dia 12 de abril, às 20h:30m. O valor integral dos convites ficará com o Fundo Social, pois o restaurante está doando 100% do jantar, que terá cobertura exclusiva do Jornal da Cidade e do Programa Welinton Andrade, como em anos anteriores.

Qualificação

O Fundo Social de Solidariedade de Guarujá marcou presença no evento de apresentação da nova gestão do Fundo Social de São Paulo (Fussp), no Palácio dos Bandeirantes, que teve a presença do governador João Dória e Bia Dória. “A mudança vai ampliar as nossas atividades, proporcionando aos munícipes uma maior qualificação, que dê oportunidades de geração de renda e reinserção ao mercado de trabalho”, afirmou a primeira-dama de Guarujá e presidente do FSS, Edna Suman.

Aprovação

Ainda faltam praticamente dois anos para as eleições de prefeitos de vereadores em todo o Brasil. No Guarujá, é visível a aprovação do Governo Suman. Isso deve inibir candidaturas de aventureiros sem compromisso com a cidade.

Disputa

Entretanto, essa boa aceitação do governo está atraindo a atenção para o cargo de vice-prefeito na chapa de Suman. Os nomes mais comentados nos bastidores são os do atual vice-prefeito e Sedel Renato Pietropaolo e o do poderoso secretário de Defesa Social Capitão Venâncio. Mas existem outros aspirantes, muitos outros, inclusive vereadores.

“Prefeito fraco”

Cunhado do ex-governador Márcio França (PSB), o prefeito de São Vicente Pedro Gouvêa (MDB) é “um prefeito fraco”. A avaliação vem da própria base de apoio de Gouvêa, informando que “se ele não melhorar” será trocado. O deputado Caio França (PSB) por enquanto não deve sair da Assembleia pontuou a fonte.

City Transporte

O JDC tem apontado erros e acertos da nova empresa de transporte público da cidade, a City. O início foi tumultuado, mas as reclamações já diminuíram com a adequação da empresa aos costumes da cidade e os pedidos do prefeito Válter Suman (PSB) para o retorno de algumas linhas antigas. Continuaremos criticando e divulgado acertos da City que já está com mais da metade da sua frota com ônibus novos e procurando se integrar à Cidade.

City Transporte 2

O JDC defende que grandes empresas que atuem na cidade também reinvistam no município parte dos lucros. A City caminha nessa direção ao trazer para a cidade a SaúdeControle que oferecerá serviços de saúde a baixos custos para a população e terá 50 unidades em Guarujá e Região. O exemplo da City poderia ser seguido por Unaerp, Terracon, Monte Azul, GP entre outras. Fica a dica.

Domingo (31)

O CITY Plaza Shopping dá início ao primeiro campeonato de dança de salão com casais do Baile Geração de Ouro. Haverá premiação em dinheiro e sorteio de brindes. A CITY vai disponibilizar um ônibus gratuito para todos os frequentadores que apresentarem o cartão CITY+ Sênior. A saída será da Praça 14 Bis, às 16h30. A empresa pede a contribuição de 1 kg de alimento para o FSS. É neste domingo (31) a partir das 17h, no City Plaza Shopping!

Juventude

Para celebrar o Dia Mundial da Juventude, que acontece neste sábado (30), a Prefeitura de Guarujá realiza um ‘Aulão Solidário da Juventude’. O evento começa às 10 horas, no Box Tortugas (Av. Miguel Stéfno, 4.555- Enseada). A entrada é 1 kg de alimento não-perecível, para o FSS. A iniciativa é da Secretaria de Relações Sociais (secretária Thaís Margarido), por meio da Assessoria de Políticas Públicas para a Juventude.

70 prefeitos

Guarujá sediará no próximo dia 6 (sábado) a 2ª Reunião Ordinária de Prefeitos da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp) deste ano. O encontro será realizado no Casa Grande Hotel (Avenida Miguel Stéfno, 1.001 – Jardim Tejereba/Enseada), das 9 às 13 horas. O prefeito de Guarujá, Válter Suman, anfitrião do encontro, fará o discurso de abertura para 70 prefeitos.

Sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu a confirmação do quarto caso de sarampo em Santos, relativo a uma profissional de saúde, de 25 anos, que atendeu paciente que também teve caso confirmado da doença. A paciente não reside mais na Cidade, com a manifestação dos primeiros sintomas, suspeita e diagnóstico ocorridos no estado do Rio de Janeiro, após análise de amostra pela Fundação Oswaldo Cruz.

Praia Grande

A Prefeitura de Praia Grande inaugurou o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). O moderno equipamento recebeu o nome de ‘José Moura’, conhecido como ‘Carioca’, que foi secretário de Esportes do Município e comerciante tradicional. O CIE será um dos polos do Programa SuperEscola, que disponibiliza gratuitamente atividades esportivas e culturais para crianças de 7 a 14 anos com a supervisão de profissionais capacitados.

Medicina Unoeste

A concorrida aula inaugural e descerramento da placa da Faculdade de Medicina da Unoeste (anexo ao Hospital Santo Amaro) foi a principal notícia positiva dos últimos dias.

Medicina Unoeste 2

O encontro contou com as presenças do prefeito Válter Suman, do presidente da Câmara Edilson Dias (PT) das deputadas federais Rosana Valle (PSB) e Carla Zambelli (PSL) – partido do presidente Bolsonaro, além de secretários, direção da Unoeste, funcionários, alunos e seus familiares.

Medicina Unoeste 3

A Unoeste acaba de chegar na cidade, mas já comprou terreno próprio na Enseada, aprovou projeto da sua sede pagando todos os impostos, doou reformas ao HSA, que possibilitaram a concessão do AVCB. Ela também oferece bolsas de estudos 100% para estudantes de famílias carentes. Tudo sem nenhum incentivo fiscal da PMG.

E a Unaerp?

Com a vinda da nova universidade, o que se fala nos bastidores é que ficará fácil, visível para a população que a Unaerp, ocupando terreno e prédio públicos há vinte anos sem pagar IPTU nem aluguel, pode estar recebendo privilégios demais em troca de apenas uma ou duas dezenas de bolsas/ano.

E a Unaerp? 2

Isso, sem contar a estranha renovação de contrato até o ano de 2047, sem licitação, publicidade nem transparência, quando a secretária de Educação da PMG era Priscilla Bonini, diretora da Unaerp.

Vereador x Unaerp

Sobre o contrato da Unaerp, a Câmara Municipal aprovou requerimento do vereador Fernando Peitola (PSDB), que questiona justamente o contrato entre Prefeitura e Unaerp. A Prefeitura tem até o dia 16 de abril para responder ao requerimento. O JDC irá acompanhar e divulgar os resultados do trabalho do vereador.