top of page
Buscar

BASTIDOR POLÍTICO

Sedel responde

Respondendo a críticas sobre vazamentos (goteiras) no Colégio Primeiro de Maio, o secretário de Educação Renato Pietropaolo disse ao JDC: “Já refizemos toda a parte de iluminação da escola, a cozinha nova e pequenos reparos. Estamos trabalhando na unidade. O grande problema lá é o telhado da escola que ficou muitos anos sem manutenção e estamos elaborando o projeto de reforma geral da unidade. Acredito que esses problemas serão minimizados em breve”.

Entendimento

No início do ano, a política começou quente. O prefeito Válter Suman (PSB) e o presidente da Câmara Edilson Dias (PT) entraram em rota de colisão devido à questão das férias e 13º dos vereadores. Em seguida, fumaram o cachimbo da paz.

Atenção

Prefeito e presidente da Câmara parecem estar bem politicamente. Entretanto, os responsáveis pela articulação política na Câmara precisam ficar com os olhos abertos, pois há vereadores insatisfeitos. E isso ficou demonstrado nas derrubadas dos vetos do prefeito, sempre pelo placar de 9x6 na última sessão.

Bloco dos dez

Um bloco de dez vereadores foi formado no final do ano passado. Eles não querem ser oposição, segundo Bastidor apurou com alguns deles. Só querem ser ouvidos. Salvo engano, fazem parte do grupo os vereadores Nequinho, Fernando Peitola, Raphael Vitiello, Nego Valter, Pastor sargento Marcos, Maduro, Doidão, Naldo, Toninho Salgado e Juninho Eroso.

Bloco dos dez 2

Quem conhece de política sabe que “montar grupo de vereadores” é fácil. O difícil é mantê-lo. Pois a caneta do executivo é forte e possui poder suficiente para desidratar parte dos integrantes do grupo.

Bloco dos dez 3

Entretanto, os articuladores políticos do governo precisam acompanhar tudo de perto. Quando demoram a ser desfeitos, esses grupos podem dar problemas para governos. Nos bastidores da Câmara se fala também que alguns membros desse grupo fazem parte de comissões importantes da Câmara.

Trabalho e...

Alguns políticos notam, e boa parte da população também, que o prefeito Válter Suman (PSB) tem se esforçado ao máximo trabalhando pela cidade, que pegou destruída.

...Política

Todavia, uma administração não se faz só com trabalho, mas também com política. Daí a importância da articulação do prefeito ser mais atuante, não só na questão dos vereadores, mas também nas conversas que visem apoio político de lideranças. Isso, para o bem e sobrevivência do próprio governo.

Observadores

Pelo menos dois vereadores, em contato com Bastidor, revelaram que deram um prazo para a City Transporte melhorar o atendimento para a população. “Se não melhorarem e não cumprirem o contrato, denunciaremos a empresa em defesa dos usuários do transporte público” enfatizou um deles.

Observadores 2

O contato dos dois vereadores destoa da imagem que alguns vereadores estariam passando para o público que usa o transporte de ônibus. Na cidade, como foram poucos a criticar a empresa publicamente nas primeiras semanas, o eleitorado estaria desconfiado e cobrando um posicionamento deles. Os dois vereadores disseram que a empresa entrou de forma emergencial, portanto, passível a problemas. Mas a partir de março, a coisa muda completou a dupla.

MEC aprova 100%...

O curso de medicina da Unoeste – Universidade do Oeste Paulista – foi 100% aprovado pelo MEC nesta semana. A instituição, portanto, está totalmente apta a realizar o vestibular com toda a segurança legal, e garantias para os alunos.

...Medicina-Unoeste

A vinda da Unoeste para Guarujá com seu curso de medicina elevará o status da cidade. O prefeito Válter Suman e a secretaria Municipal de Saúde trabalharam em conjunto com a direção da Unoeste para essa aprovação do MEC de 100% na medicina de Guarujá. Leia detalhes na página 3.

Na Justiça

Quanto ao curso de medicina da Unaerp, sua aprovação integral ainda estaria sub judice (na Justiça), conforme portaria do Ministério da Educação (MEC), de 11 de fevereiro de 2019.

Sabesp

Um vazamento de esgoto jorrava durante a semana de frente para o mar da praia das Astúrias. Não adianta a prefeitura trabalhar pelo Turismo e cidadania, se a Sabesp não faz a parte dela.

Sabesp 2

Aliás, a Sabesp ainda não enviou nenhum representante para dar entrevista sobre a nota oficial que ela mesma enviou para o JDC dizendo que a “água da cava da pedreira será exclusiva para Guarujá”. Na verdade não haverá exclusividade. A água atenderá a região. Está feio para a Sabesp.

Irregulares?

São muitas as reclamações que chegam ao JDC sobre invasão de calçadões da orla por quiosques que viraram restaurantes. Pitangueiras, Enseada e Guaiúba lideram as críticas. As “invasões” prejudicam não só a mobilidade urbana nas calçadas, como descaracteriza a função social dos quiosques que, ao invés servir como fonte de renda para pessoas carentes, favorece grandes empresários da cidade. A população reclama, e com razão.

Churrasco

Agradecendo o convite de D. Regina Mariano para churrasco beneficente da Comunidade Espírita Cristã de Guarujá, no dia 7 de abril, às 13 horas, na Rua Luiz Felipe Machado, 181 – Jardim Helena Maria – valor do convite individual R$ 70,00. Informações (13) 3386-4776.

bottom of page