Buscar

MEC APROVA 100% CURSO DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNOESTE EM GUARUJÁ - SP

Faculdade de Medicina em Guarujá

está autorizada pelo MEC

Portaria foi publicada no Diário Oficial

da União nesta terça-feira (26)

Com aprovação de 100% das exigências, está autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) a Faculdade de Medicina em Guarujá, a cargo da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). A portaria de número 104, datada de 22 de fevereiro de 2019, foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (26) e assinada pelo secretário de Regulação e Supervisão de Educação Superior do Governo Federal, Marco Antonio Barroso Faria.

Com isso, a Universidade já está apta a dar prosseguimento à formação dos novos profissionais de medicina, em um espaço anexo ao Hospital Santo Amaro (HSA), na Vila Maia. O curso trará um impacto altamente positivo para a Cidade e toda a Região, sob o ponto de vista social, econômico, e, principalmente, da saúde local. Outro aspecto bastante relevante é que a Cidade terá a fixação deste profissional na Baixada, promovendo assim a qualificação da atenção em saúde e o aprimoramento da medicina local.

Feliz com a conquista, o prefeito de Guarujá, Válter Suman, fala do caminho que toda a sua equipe percorreu para aprovação e instalação da Unoeste na Cidade. “É um reconhecimento para Guarujá no País inteiro. Os nossos esforços demonstram a complexidade para recebermos este curso, de forma humanizada e interdisciplinar. Certamente, teremos um profissional que irá atender as necessidades de saúde de outro ser humano, que estará preparado para atender e trabalhar no SUS de forma interdisciplinar”.

Além disso, a autorização da Faculdade de Medicina permitirá um campo de estágio adequado e qualificado para receber os alunos. Conforme explica o secretário de saúde, Sandro Abreu, “é onde o Sistema Único de Saúde (SUS) pode realizar uma troca produtiva e concretizar o Contrato Organizativo de Ação Publica Ensino e Serviço (COAPES), assinado com a Unoeste, previsto por Portaria Normativa nº 16/2014, do MEC”.

O chefe da pasta explica ainda que esse contrato estabelece contrapartida ao município para o uso do campo de estágio. “É a integração entre universidade e a assistência, com foco em uma formação humanizada do médico e voltada para a atenção básica e saúde da família”. A aprovação pelo Ministério visa também a qualificação dentro do Hospital Santo Amaro (HSA), como hospital universitário, pois é uma iniciativa que vai fomentar a qualificação dos profissionais e estimular o desenvolvimento do perfil de preceptoria, dedicados ao pensamento da pesquisa e academia.

Histórico - A ideia de o Município receber uma faculdade de medicina nasceu junto com a Lei 12.871, de 2013, conhecida como a Lei do Mais Médicos e atendendo ao Edital nº 6.2014, SERES/MEC, sendo a Unoeste habilitada para implantar a faculdade da disciplina na Cidade. No último ano ela foi se adequando e adaptando para a realidade local e as exigências do MEC, recebendo na avaliação, em fevereiro deste ano. Na visita, os técnicos do Governo Federal avaliaram os laboratórios, biblioteca, espaço multimídia e salas de aula. O vestibular da Unoeste para o curso já está marcado para o dia 17 de março, com 10% das vagas destinadas a bolsistas.

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato Comercial