Buscar

SAÚDE DE GUARUJÁ REDUZ TEMPO DE ESPERA PARA EXAMES E CONSULTAS


No início de 2017, a fila de espera em Guarujá para as mais de 30 especialidades, entre exames e consultas, chegava a 24 mil solicitações. Reduzir esta demanda virou um dos desafios da Secretaria de Saúde e em 2018, número caiu para 20.303.

Segundo a diretora de Regulação, Controle e Remoção da Secretaria de Saúde do Município, Patrícia Cordeiro, o objetivo é manter a redução desses números. Um dos exames que apresentaram maior redução é a ultrassonografia. No início de 2017, o volume registrado era de 17 mil pedidos aguardando na fila de espera. E neste início de ano, há uma queda bastante positiva, já que no momento, a demanda é de 4.700 solicitações. Quem procurava agendar esta especialidade em 2017, chegava a esperar até um ano e meio, e hoje, o tempo máximo é de até 90 dias.

Alguns exames e consultas como tomografia - exceto com sedação, mamografia e endoscopia, por exemplo, não há demanda. “Isso significa que o agendamento ao paciente ocorre no mês em que é solicitado”, acrescenta Patrícia.

Para ter acesso aos exames, os pacientes passam pela atenção básica, em uma unidade básica – UBS, e de saúde da família - Usafa, podendo ser encaminhados ao Ambulatório de Referência em Especialidades - ARE, Instituto da Mulher, Hospital Santo Amaro - HSA, Ambulatório Médico de Especialidades - AME em Santos, Hospital Guilherme Álvaro, e outros equipamentos da Capital. De acordo com a gravidade, os agendamentos seguem, tanto o sistema de centrais de regulação - Sisreg – do Ministério da Saúde e coordenado pelo Município –, ou o Centro de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde - Cross, do Estado.

#saúdeguarujá #VÁLTERSUMAN #PREFEITOVALTERSUMAN

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato Comercial