Buscar

PREFEITURA PREVÊ OBRAS DE PROLONGAMENTO DA D. PEDRO PARA 2020


Um dos entraves históricos de Guarujá é o projeto de prolongamento da Avenida Dom Pedro. Há cerca de dois anos, a Prefeitura retirou o assunto do “fundo do baú” e nesta semana conseguiu um importante avanço para a tão sonhada interligação viária das praias da Enseada e região do Pernambuco: trata-se da conclusão do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental- EIA Rima.

Contratado no ano passado, o estudo foi realizado pelo grupo Falcão Bauer, que ganhou a licitação para sua execução. Dividido em três volumes e contendo todos os detalhes técnicos sobre a futura obra. O investimento foi feito com recursos da Agência Metropolitana da Baixada Santista – AGEM.

De acordo com o secretário de Planejamento do Município, Darnei Cândido, o próximo passo é obter a Licença Provisória – LP, para a obra. Para isso o estudo foi encaminhado à Cetesb, que dentro de aproximadamente 90 dias deverá emitir uma LP para a obra

“Com a licença provisória podemos correr atrás de recursos, temos duas possíveis fontes: pelo Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades ou pelo governo estadual, por meio do Programa ‘Desenvolve São Paulo’. A LP é o passo que antecede a Licença de Instalação. Acreditamos que até 2020, concluímos a licitação dos serviços” prevê o secretário.

O prefeito Válter Suman reafirmou a perspectiva da obra. “Quero crer que no primeiro trimestre do próximo ano estaremos iniciando essa obra, que é uma reivindicação antiga da população. O desafio de um gestor é manter os serviços em dia, com eficiência, e preparar a cidade para o futuro. E é o que temos feito”.

Segundo Darnei, além de encurtar o viário, a obra vai acelerar o desenvolvimento da região leste da Cidade, pois proporcionará, por exemplo, a construção de um terminal viário no Perequê e até de um novo “bairro”, o loteamento Parque Prado, cujo projeto também está em curso.

“O prolongamento da Avenida Dom Pedro, que agora se concretizará de fato, é fruto de todo um trabalho da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, que a pedido do prefeito Suman, resgatou o projeto e venceu diversos entraves para chegar até aqui. É uma obra muito importante, que será fundamental para o desenvolvimento da Cidade”, afirma Darnei.