top of page
Buscar

BASTIDOR POLÍTICO

Sem poluição

O secretário de Cultura Marcelo Nicolau tem surpreendido pela boa desenvoltura à frente da Cultura. Com ideias inovadoras, acabou com as faixas da secretaria que poluíam as ruas da cidade.

Sem poluição

Ele convenceu os artistas e produtores que, com tecnologia e redes sociais, as faixas pertencem ao passado. Depois, conversou com hotéis e restaurantes que abriram espaço para divulgação do trabalho dos artistas. Por fim, as divulgações da Cultura serão feitas também em locais públicos com QR Code. Afinal, hoje, todos possuem telefones inteligentes.

Sub Judice?

A Unaerp anunciou, com estardalhaço, seu vestibular para o curso de graduação em medicina no Guarujá. Nos bastidores, entretanto, o que se fala é que o referido curso estaria sub judice. Ou seja, ainda estaria em julgamento, aguardando decisão judicial (juiz ou tribunal).

Sem resposta

Apesar do Jornal da Cidade Litoral oferecer espaço para uma entrevista da Sabesp para ter o direito de rebater o posicionamento da coluna Bastidor e do advogado Sidnei Aranha, a empresa preferiu o silêncio na questão da utilização da água da cava da pedreira.

Sem resposta 2

Primeiro, Bastidor político informou que a água da cava da pedreira não seria usada com exclusividade para Guarujá. A Sabesp enviou nota dizendo que sim e o advogado Sidnei Aranha, especializado no tema, também informou que não. Afinal, a Sabesp errou na divulgação e na nota oficial enviada ao jornal? E, se errou, a cidade pode ser prejudicada? Então, que se estabeleça a verdade.

Sem resposta 3

Não dá para entender e nem cabe mais nos dias de hoje uma empresa não se explicar para leitores e cidadãos que pagam caro por seus serviços. Nosso espaço para entrevista continua aberto. E nosso posicionamento para informar ao público continua o mesmo, sempre a verdade. Portanto, a água da cava da pedreira não será de uso exclusivo para o Guarujá. Com a palavra a Sabesp.

Desgaste

O episódio que levou à saída do ex-ministro da Secretaria-Geral Gustavo Bebianno - a primeira baixa na equipe de ministros do presidente Jair Bolsonaro (PSL) - expõe importantes características que podem ocorrer nos quatro anos de mandato do novo presidente. Parte do eleitorado de Bolsonaro não aprova a interferência dos filhos nas decisões governamentais. Houve desgaste público desnecessário no episódio para um governo que possui grandes desafios pela frente.

Para o mundo

O jovem bailarino Kayky Santana, de 11 anos, vem conquistando o seu espaço no balé nacional. No âmbito internacional, em abril, ele participará do Concurso de Bailado do Porto, em Portugal. Para custear a viagem será realizado no próximo dia 27 de fevereiro, o espetáculo ‘A Bela e a Fera’. A apresentação é do Ballet Mônica Andrade e acontece às 20 horas, no Teatro Municipal Procópio Ferreira. O Fundo Social de Solidariedade de Guarujá, as secretarias de Cultura e Desenvolvimento e Assistência Social apoiam a ação social. Informações 13 – 3386.8820 e 99762.3595.

Prova de fogo

A “prova de fogo” do governo Bolsonaro será, sem sombra de dúvida, a tramitação e votação da reforma da previdência pública e privada na Câmara e Senado.

Prova de fogo 2

Por se tratar de Proposta de Emenda à Constituição, a PEC é discutida e votada em dois turnos, em cada Casa do Congresso, e será aprovada se obtiver, na Câmara e no Senado, três quintos dos votos dos deputados (308) e dos senadores (49). Não será fácil. Mas, hoje, quase todos concordam sobre a necessidade da reforma para o crescimento do país.

Prova de fogo 3

O presidente formou seu ministério sem influência nem indicações políticas. Entretanto, para passar a reforma da previdência, analistas políticos acreditam que o presidente terá que ceder e acomodar indicações de deputados e senadores em cargos de confiança no governo. Nada contra, desde que os indicados dos congressistas possuam qualificação técnica e ficha limpa.

Dersa

Os motoristas usuários da travessia de balsas (Guarujá-Santos) não aguentam mais tanta incompetência da Dersa. Até as informações da Dersa sobre o tempo de espera são mentirosas.

Olha o nível

Ex-diretor da Dersa, Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, foi preso novamente, ele manteria em São Paulo um bunker com mais de R$ 100 milhões em espécie, segundo a força-tarefa da Operação Lava Jato. Até quando a população do Litoral vai aguentar tanta incompetência e desonestidade?

Porque pagar?

Não precisa ir muito longe para ver que os moradores do Litoral, podem ser enquadrados como “pouco ativos”. Explica-se. A travessia pela ponte entre Iguape e Ilha Comprida era pedagiada. Os moradores viram as questões legais, protestaram e deixaram de pagar pedágio.

Porque pagar? 2

Ainda insatisfeitos com a cobrança do pedágio para turistas, que dificultava o crescimento e desenvolvimento econômico entre os municípios, a população protestou novamente. Hoje, não existe mais cobrança de pedágio para ninguém na ponte que liga Iguape a Ilha Comprida. Pelo visto, falta cidadania e coragem para os usuários da Dersa protestarem pacificamente na travessia Guarujá-Santos.

Louvável

Nessa questão, é louvável a iniciativa do presidente da Câmara de Guarujá Edilson Dias (PT) e do vereador santista Antônio Carlos Banha Joaquim (MDB), que realizam uma ação conjunta que visa criar mecanismos de monitoramento, informação e de limitação do tempo de espera para a travessia de balsas entre os dois municípios.

Louvável 2

A ação dos vereadores poderia avançar ainda mais e lutar pela travessia gratuita prometida em campanha pelo PSDB. Ou, no mínimo, pela construção de uma ponte ou túnel para automóveis, ciclistas e interligação do transporte público, ligando as duas cidades e unificando a Baixada Santista?

Perdendo votos

Da forma é a localização do projeto da ponte que “ligará” Santos a Guarujá, ela só atenderá quase que exclusivamente ao porto de Santos, ou seja, transporte rodoviário de cargas. O que o governo João Dória (PSDB) precisa explicar é quanto aos eleitores que usam carros. Bem, esses devem continuar nas intermináveis filas. Afinal, o PSDB promete a ponte-túnel há décadas, nada é feito e todos ficam calados.

bottom of page