Buscar
PROGRAMA RECICLA PRAIA INICIA COM PEIXE CONSTRUÍDO PARA RECEBER LIXO LIMPO
Um peixe construído com material reciclado está instalado desde o início de fevereiro na areia da praia do Boqueirão, em Santos. Com cerca de três metros de altura, a estrutura foi concebida para armazenamento de lixo limpo, que será separado por agentes da ONG Sem Fronteiras por meio do programa Recicla Praia.
“O objetivo é estimular a sustentabilidade. A pessoa passa o dia na praia e, na hora de ir embora, pode contribuir com a sociedade. A expectativa é de que a população venha a aderir e sejamos obrigados a espalhar equipamentos como esse por toda a orla”, diz o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, mencionando também o cunho social da proposta. “A reciclagem gera emprego e renda”.
Segundo o presidente da ONG Sem Fronteiras, Marcelo Adriano da Silva, o recolhimento e a separação do material descartado na estrutura serão feitos por 15 cooperados em situação de vulnerabilidade social. Para ele, “o peixe representa aquilo que está acontecendo hoje nos oceanos, pois o lixo vem matando muitos animais marinhos”.
PARCERIA
“Uma ação educacional e logística”. Assim o secretário de Meio Ambiente (Semam) Marcos Libório define o programa Recicla Praia. “Pela primeira vez, vamos ter uma ONG parceira da Prefeitura recolhendo especificamente recicláveis da faixa de areia”, explica, lembrando também o papel dos comerciantes na separação do lixo limpo. “É necessário que ambulantes, quiosqueiros e donos de barracas também deem a destinação correta aos resíduos”.
Na orla, a fiscalização dos descartes é realizada pelas secretarias de Finanças (Sefin) e Segurança (Seseg), além da Semam. O lançamento do projeto teve apoio da Sabesp.
PRODUÇÃO
A estrutura em formato de peixe foi construída em galpões de escolas de samba de Santos por artistas vindos de Parintins, cidade do interior do Amazonas.