top of page
Buscar

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA APONTA REDUÇÃO EM ÍNDICES DE CRIMINALIDADE

O tenente coronel Luiz Fernando Stefani, comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar do Interior, em entrevista exclusiva para o Jornal da Cidade, apresentou os índices de redução de criminalidade no Guarujá e na área de atuação da corporação que inclui Bertioga e Cubatão. O Batalhão tem sede em Guarujá - na Praia do Tombo e as companhias na Enseada, Pitangueiras e Vicente de Carvalho.

“Fechamos 2018 com índices históricos de redução da criminalidade e violência, na região que atuamos. Entre estes os delitos de roubo” explica. O coronel cita como exemplo o número de ocorrências entre 2013 e 2018, houve uma redução de aproximadamente de 2 mil roubos

Stefani apontou outras reduções significativas nos dados regionais, o homicídio que em 2013 foram 71, em 2018, baixou para 34 casos na região que o Batalhão atua. Em Guarujá, foi divulgado pela Secretaria de Segurança Pública, o índice de homicídio por 100 mil habitantes de 3,13.

“É importante ressaltar que homicídio é uma violência, que às vezes foge da mão da prevenção, como o crime passional. Caso de marido matar a esposa, é um crime muito chocante, e que nós não temos como controlar, porque nós não temos nossos mecanismos de controle, fazemos o policiamento de acordo com os dados estatísticos. Para o patrulhamento, deslocar recursos humanos e material para determinado local ou determinada situação, tudo isso é levado em conta o registro estatístico, há outros dados, mas o policiamento não é feito de qualquer maneira, tudo é devidamente planejado” esclarece.

Uma diferença importante em Guarujá foi a redução no número de furtos e veículos, Stefani explica que foi mapeada as quadrilhas e com apoio da Polícia Civil um trabalho de coibir os interceptadores. Os números repercutem no momento de calcular o valor do seguro dos veículos (Veja os demais índices de Guarujá nos quadros)

De acordo com o responsável pelo Batalhão, o verão teve um movimento maior que a temporada anterior, no réveillon, principalmente, e durante o mês de janeiro. “Já trabalhei em vários locais e percebo que a parceria entre Polícia Militar, Civil e Prefeitura é muito mais forte, uma união maior. Agradeço e deixo claro aqui o apoio do secretário de defesa e convivência social, Luiz Claudio Venâncio Alves”

Para o Carnaval, Guarujá deverá receber reforço, de acordo com Stefani, já foi feito uma reunião de planejamento e Guarujá pode receber apoio, com a parceria da Prefeitura que garante alojamento e refeição, para os agentes que vêm atuar na Cidade.

bottom of page