Buscar

BASTIDOR POLÍTICO


Presidente presente

Controlador de outras grandes empresas, o presidente da City Transporte, Dr. Roberto Ferreira de Abreu, esteve pessoalmente em alguns pontos de emissão de cartão em Guarujá e Vicente de Carvalho, o que pode ser um indicativo da importância que a empresa está dando para a operação em Guarujá. Na oportunidade, ele informou ao JDC que ao invés de 40, são 50 ônibus novos já no início da operação.

Sabesp

Em nota, a Sabesp rebateu informação sobre a “Cava da Pedreira” publicada na coluna Bastidor da edição passada. Publicaremos a nota, entretanto, estamos investigando se ela corresponde à verdade, analisando a minuta do contrato que esclarecerá quem está correto.

Reclamação

Em contato com o JDC leitores reclamam do barulho de música ao vivo da Hamburgueria The Five, na Rua Mário Ribeiro. Segundo as denúncias, o comércio não teria alvará para música ao vivo e está causando transtorno aos moradores dos prédios vizinhos até altas horas da madrugada. Angélica Delgado Benini, proprietária do local, disse ao JDC que a casa faz apenas voz e violão até as duas horas da madrugada. Está registrado.

A história

A história do transporte público de Guarujá teve início na década de 1940, com a demolição da estação de bondes. Na época, a responsável pelo transporte era a empresa VSSVLL (Viação Santos, São Vicente e Litoral). Nos anos 1960 o Grupo Caio comprou a empresa, ampliando sua atuação para quase toda a Baixada, incluíndo a Viação Guarujá.

A história 2

Com a dissolução da sociedade, o empresário José Joaquim Sobral teria fundado, em 1975, a Translitoral. Entretanto, a ligação do transporte público com a família Sobral vem desde a década de 1960 (Viação Guarujá).

A história 3

Pois bem, a Translitoral (que dá lugar à City Transporte), permaneceu na cidade desde a época da Viação Guarujá, ou seja, mais de cinquenta anos. E pelo menos nos últimos trinta anos, alguns prefeitos e vereadores se elegeram e reelegeram com a bandeira de “Trocar a Translitoral” ou “Trocar a empresa de ônibus".

Nova empresa

Pois bem, foi preciso a eleição do prefeito Válter Suman, sem nenhum tipo de compromisso com a Translitoral e outros grupos empresariais fortes da cidade, como a Unaerp, para a troca de empresa começar a andar.

Para a história

Na data de ontem, 01 de fevereiro de 2019, independente dos resultados, o prefeito Válter Suman (PSB) passará para a história como “O prefeito que conseguiu quebrar a hegemonia da Translitoral (Viação Guarujá) na cidade”. A Cesar o que é de Cesar.

Para a história 2

Para chegar à vitória de ontem, o prefeito trabalhou politicamente convencendo os vereadores da necessidade da troca de empresa em benefício da população. O presidente Edilson Dias (PT) e os vereadores também abraçaram a causa.

Um novo início

Após o prefeito ter viabilizado politicamente e juridicamente a vinda da nova empresa de transporte público (City), caberá a sua equipe, em conjunto com a empresa, tornar esse início de operação o menos traumático possível para a população.

Um novo início 2

Nas últimas semanas, o JDC recebeu vários tipos de reclamações da população. A maior parte relatava os atrasos nos ônibus da Translitoral e outra parte sobre a demora na emissão e troca dos cartões de passagem. Todas justas. Entretanto, não há como trazer uma empresa nova sem causar transtornos num primeiro momento.

Um novo início 3

A reportagem do JDC esteve em vários pontos de troca de cartões de passagem. Apuramos filas e reclamações. Repassamos para a City e Gabinete, sendo que obtivemos respostas de todas as questões, inclusive com mudanças de procedimentos que diminuíram os problemas.

Nova empresa

A City Transporte é uma empresa do Grupo Abreu, especializada em mobilidade urbana, que chega à cidade com a promessa contratual de investir nada menos que R$ 190 milhões, inclusive em infraestrutura urbana..

Sempre alerta

O JDC estará sempre aberto para que a população possa criticar e apontar sugestões para que a nova empresa se adeque aos costumes locais e preste um bom serviço ao usuário. Afinal, essa deve ser a finalidade de todos os envolvidos: Prefeitura, Câmara, Empresa City e a população. Boa sorte para Guarujá.

Agora é a Unaerp?

Após trocar a empresa de transporte da cidade, a Prefeitura agora deve dar mais atenção à estranha renovação do contrato entre PMG x Unaerp realizado no governo Antonieta, quando a atual diretora da Unaerp, Priscilla Bonini, era secretária de Educação (licenciada da Unaerp) e, portanto, parte interessada no negócio.

Agora é a Unaerp? 2

Aos que desconhecem, a tal renovação por mais 25 anos, até o ano de 2047, foi feita sem nenhum tipo de publicidade, consulta popular, licitação, nem transparência, conforme manda a lei. Ela foi publicada em quatro linhas do Diário Oficial, onde não constam, sequer, os nomes da Fundação Eduardo Lee nem da própria Unaerp. Tudo de forma antecipada do que prevê o contrato, em 30 de dezembro de 2014, véspera do Réveillon, quando todos estão preocupados com os fogos. Muito estranho.

Promete

O retorno das sessões da Câmara Municipal, na próxima terça (5) promete. Na pauta política, além da troca da empresa de ônibus, o veto das férias e 13º dos vereadores. Analistas políticos acreditam que a “paz” entre executivo e legislativo deve retornar em breve.

Prefeito e vice

O secretário de Educação, vice-prefeito Renato Pietropaolo e equipe, estão preparando o retorno das aulas municipais. Politicamente, Renato e o prefeito Suman continuam os mesmos: são amigos e um confia no outro.

Posts recentes

Ver tudo

BOLETIM CORONAVÍRUS SANTOS

Santos, 19 de novembro de 2020 – 18h Casos confirmados: 24.422 Suspeitos: 393 Internações: 181 (80 em UTIs) Recuperados: 18.939 (1.271 hospitalares) Óbitos (confirmados): 742 (35 em investigação) Test

BOLETIM CORONAVÍRUS GUARUJÁ

Guarujá, 19 de novembro de 2020, às 18 horas ✅ Confirmados: 9.857 (1.182 em isolamento domiciliar e 21 internados) ✅ Curados: 8.209 ✅ Óbitos: 445 (14 em investigação) ✅ Descartados: 14.096 ✅ Suspeitos

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato Comercial